Página Inicial > Notícias > Curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação

Curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação

O curso visa qualificar profissionais do campo da educação pública de modo a potencializar o papel da escola como promotora do sucesso educativo dos estudantes, por meio da promoção efetiva da inclusão e do reconhecimento das diversidades no cotidiano dos espaços educativos. Destina-se aos trabalhadores do campo da educação pública preocupados em proporcionar ambientes educacionais inclusivos e diversos. Tendo como área de concentração: Inclusão e Diversidade na Educação.

O curso terá duração de 18 (dezoito) meses, contabilizando uma carga horária total de 544 (quinhentos e quarenta e quatro) horas. O discente deverá elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme Regimento Interno do Curso. Está organizado em módulos de aprendizagem, ou seja, tem formato modular, com 4 (quatro) módulos constituídos por seus respectivos conjuntos de componentes curriculares obrigatórios, que serão oferecidos ao longo de quatro semestre letivos: Módulo 1 – Diversidade e inclusão na educação; Módulo 2 – Educação para as relações étnico-raciais; Módulo 3 – Promoção da Diversidade e Inclusão na Escola; Módulo 4 - Trabalho de Conclusão de Curso. Estes módulos serão compostos por apresentação das unidades, objetivos de ensino, textos, apresentação de slides, animações, vídeos, casos, exercícios de autoavaliação bibliografia, links, fórum de discussão e atividades específicas. Será utilizada a metodologia da problematização em que os alunos deverão ter a capacidade de detectar os problemas reais e buscar soluções adequadas, originais e criativas, bem como apropriadas à realidade onde estão sendo empregadas.

As atividades serão realizadas na modalidade a distância por meio da internet, com encontros presenciais para discussões, orientações e avaliações nos polos UAB onde o(a) discente deverá se vincular no ato da matrícula. Estão previstos 4 (quatro) encontros presenciais, sendo 3 (três) para a realização de Seminários Temáticos e o quarto encontro para a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Os encontros ocorrerão em dias e horários previamente agendados, nos polos de educação a distância, respectivos de cada discente. As datas dos encontros serão divulgadas previamente.

As despesas de locomoção e hospedagem para a participação dos encontros presenciais serão de exclusiva responsabilidade dos alunos

Vagas Ofertadas:

São ofertadas 200 (duzentas) vagas, distribuídas da seguinte maneira:

Serão ofertadas 150 (cento e cinquenta) vagas, distribuídas da seguinte maneira:

UF

CIDADES-POLOS

Mundo Novo

20

Rio Real

25

Itabuna

40

Santo Estevão

25

Sapeaçu

40

O curso possui carga horária total de 476 horas, sendo 408h para a integralização dos componentes curriculares e efetiva interação entre professores e estudantes no processo educacional e 68h para orientação individual do trabalho de conclusão de curso

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:

Tempo Mínimo: 15 (Quinze meses)

Tempo Máximo: 18 (dezoito meses)

Forma de ingresso: Processo Seletivo Especial

Regime de matrícula: Anual

PPC

Confira o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação EaD.