Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

-

Logo pav

 

Localização: Prédio de Laboratórios das Engenharias (CETEC/UFRB), Campus Cruz das Almas/BA 

8

  

Principais ensaios e equipamentos: O Laboratório realiza ensaios, estudos, dosagens e controle de qualidade de solos e misturas asfálticas.

Solos: granulometria por peneiramento e conjunta, limites de consistência, densidade real, Equivalente de areia, compactação e Perda de Massa por Imersão (classificação MCT), dentre outros. O Laboratório dispõe de prensas para ensaios de CBR, Compactação Mini-MCV (classificação MCT), Compressão Não Confinada e Tração Indireta. O Laboratório dispõe, ainda, de Prensa triaxial para ensaios dinâmicos para determinação de Módulo de Resiliência e Deformação Permanente.
Misturas asfálticas: caracterização de ligantes e agregados, projeto de misturas asfálticas e controle de qualidade de misturas (teor de ligante, granulometria, volumetria, resistência e deformabilidade). Além de prensa de ensaios dinâmicos de Módulo de Resiliência, resistência à Deformação Permanente e Fadiga (em fase de retrofit).

Pav 2

 RETROFIT DE EQUIPAMENTO TRIAXIAL- CLIQUE AQUI 

Pav 1

Atividades desenvolvidas: Desde 2016 foram desenvolvidos diversos programas de pesquisa no Laboratório, com destaque para experimentos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica e Tecnológica, além de programas de estágio obrigatório. Além disso, o laboratório também presta serviços voltados à caracterização de solos, caracterização britas e misturas asfálticas, incluindo ensaios dinâmicos como módulo de resiliência e deformação permanente.

 10

 Resultados importantes: Publicação de dezenas de artigos em congressos Nacionais e Internacionais, além de outros publicados em revistas científicas e relatórios de prestação de serviços.

Grupo de Pesquisa: GPGSV - GRUPO DE PESQUISA EM GEOTECNIA E SISTEMAS VIÁRIOS 

9

 

Parceria: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Coordenação: Prof. Mário Sergio de Souza Almeida

ContatoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto FAPEX: 220033

Fapex

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página