Programa prevê integração entre o Crea e os estudantes da Bahia

Publicado: Sexta, 20 Abril 2012 10:56

O programa Crea-BA de portas abertas foi lançado no dia 02 de abril com o objetivo de promover uma maior integração entre os estudantes dos cursos tecnológicos e o Sistema Confea/Crea.

Idealizado pelo presidente , engenheiro mecânico Marco Amigo, o Programa pretende mostrar a relevância das ações do Conselho no dia-a-dia das profissões e da sociedade. “Antes mesmo de sair das universidades e das escolas técnicas, os futuros profissionais precisam conhecer as nossas rotinas administrativas, nossa área de atuação e, principalmente, o quanto nosso trabalho é fundamental para o reconhecimento e para a valorização das engenharias”, explicou Amigo.

Os estudantes do 1º semestre do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram os primeiros a conhecer o programa. A visita inaugural, na segunda-feira, é a primeira de uma série  que tem o propósito de antecipar o contato dos estudantes não apenas com o papel do Crea, mas também com a dimensão  social e com a representatividade política das ações desenvolvidas pelo Conselho em todo o Estado.

A programação inclui palestras sobre temas relativos ao exercício profissional, mercado de trabalho, fiscalização, legislação e ética.  De acordo com o chefe de gabinete e coordenador do projeto, engenheiro químico  Herbert Oliveira, a proposta é estreitar o relacionamento com os estudantes. “Até então, os alunos estavam afastados do Conselho e o contato inicial ocorria apenas no momento do primeiro registro e/ou pagamento das anuidades”, disse Herbert Oliveira. Ainda de acordo com o chefe de gabinete a perspectiva é investir na formação de profissionais comprometidos com os princípios éticos.

Alunos comentaram a importância do Programa:

“auxilia na formação mais consciente do profissional, esclarecendo aspectos técnicos”, afirma Sarah Lins. Segundo Diego Simas o seminário foi informativo, pois “eu pude conhecer o Crea”,diz.
Setores envolvidos no programa - Assessoria técnica (Astec), Coordenação de fiscalização (Cofis) e Coordenação de cadastro (Corec) – registro de profissional.

Fonte: Ascom Crea-BA