Alunos visitam a barragem de rejeitos Santa Rita

Publicado: Terça, 02 Agosto 2022 16:04

No dia 13 de julho de 2022, as turmas de Mecânica dos Solos 2 e Barragens de Terra e Enrocamento realizaram uma visita técnica à barragem de rejeitos Santa Rita, localizada na cidade de Itagibá-BA e operada pela empresa multinacional Atlantic Nickel. A visita foi organizada pelos alunos das disciplinas, pelo colegiado do curso em parceria com o setor de transportes da UFRB e foi acompanhada pelo professor Tailan Santos. Em um primeiro momento, foi feita uma apresentação geral da empresa, da forma de atuação, operação e monitoramento, dos seus principais setores e dos procedimentos de segurança implementados. Posteriormente, as turmas foram à campo visitar o viveiro de mudas para reflorestamento, que demonstra o cuidado e a prioridade da empresa com as questões ambientais. Também foram visitados, com o acompanhamento dos responsáveis técnicos, os mirantes da mina e da barragem de rejeitos, onde os alunos puderam observar toda estrutura e sanar as dúvidas quanto a operação do sistema de exploração de minério. A visita à Atlantic Nickel foi de suma importância acadêmica, houve um grande acolhimento por parte dos funcionários para a equipe da universidade e a troca de conhecimentos práticos foi essencial para a formação dos futuros profissionais da Engenharia.

Visita 01 1

Visita 01 2

Visita 01 3

Fonte:   Tailan Santos; Sérgio Santos.