Alunos do curso de Engenharia Civil da UFRB no CBPAT2022

Publicado: Quinta, 04 Agosto 2022 13:48

Está acontecendo em Gramado-RS, nos dias 02 a 05 de agosto de 2022, a quinta edição do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT2022), evento promovido pela Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BRASIL). Os alunos do curso de Engenharia Civil Ícaro Bispo dos Santos, Janaína Santos de Souza, José Alan Gonçalves Teixeira e Keilla Maiana de Jesus Santos, orientados pela Profª Drª Fernanda Nepomuceno Costa, publicaram um artigo técnico e foram representados pelos alunos Janaína e Ícaro que fizeram a apresentação oral do trabalho na manhã desta quinta-feira, 04 de agosto. Além desses, os alunos Brenda Beatriz Paz Marques, Roberta de Souza da Paixão, Elane Donato Santos e Gabriel Pinto da Silva Dias, todos do curso de Engenharia Civil, também fizeram publicação no CBPAT2022, sob a orientação da Profª Fernanda. Os trabalhos publicados foram fruto de pesquisas desenvolvidas na componente curricular Construção Civil II, onde os alunos são incentivados a estudar edificações que apresentaram lesões e tiveram sua funcionalidade, vida útil e durabilidade comprometidos, com ligação às deficiências nas técnicas e procedimentos construtivos. Segundo a Profª Fernanda, essas atividades têm sido muito interessantes e desafiadoras para os discentes, à medida que instigam o aluno a sair do ambiente de ensino e passam a enxergar os problemas patológicos como do ponto de vista de investigadores. Também, a professora destaca que com isso há o incentivo à pesquisa, publicação dos trabalhos e participação de eventos, que complementam a formação do discente e motivam para a atuação dos alunos na área acadêmica. Para participar do evento os alunos contaram coma a ajuda dos colegas e professores por meio de uma "vaquinha solidária".

CBPAT22 2

Foto: Janaína Santos de Souza e Ícaro Bispo dos Santos

CBPAT 22 1

Foto: A discente Janaína Santos de Souza, Engenheiro Civil Felipe Lima e o discente Ícaro Bispo dos Santos