UFRB oferece curso de formação de pedreiros para moradores da Baixa da Linha

Publicado: Quarta, 23 Maio 2012 15:42

Inscrições acontecem na ASCOLA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece à comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, a oportunidade de qualificação profissional por meio do curso de formação de operários da construção civil – oficial pedreiro. Serão capacitados jovens e adultos com interesse em trabalhar no setor, tendo em vista a necessidade de especializar e aumentar as chances de inserção dessa mão-de-obra no mercado de trabalho. As aulas começam no dia 25 de maio, na Associação Comunitária da Baixa da Linha (ASCOL). Os interessados têm até esta data para se inscrever na sede da associação. O curso terá duração de um mês e é uma realização do projeto PIBEX ‘Formação e Capacitação de Operários da Construção Civil’, coordenado pelo professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Francisco Gabriel Silva, e que tem como bolsistas e voluntários os estudantes do curso de Engenharia Civil, Valquiria Santana, Filipe Paes e Milena Cerqueira.

Esta primeira capacitação marca o início da implantação da Escola Permanente de Formação de Mão de Obra para a Construção Civil da UFRB, um projeto do professor Francisco Gabriel Silva, que leciona Materiais de Construção, e do professor Humberto Teixeira, da área de Construções Rurais. A escola vai levar em formato de extensão universitária conhecimentos técnicos e científicos para a comunidade carente de Cruz das Almas e região, gerando inclusão social e resgate da cidadania. A intenção é oferecer cursos para armador, carpinteiro, eletricista, encanador, entre outros.

Para o segundo semestre já está previsto um novo curso de formação de pedreiros, desta vez na comunidade dos assentamentos rurais do município, e um curso de aperfeiçoamento de pedreiros aberto a toda a comunidade de Cruz das Almas. Para consolidação das atividades da Escola Permanente de Formação de Mão de Obra para a Construção Civil da UFRB, os professores negociam parcerias com a UNEB, UFBA e Senai.