Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de pesquisa

Logo

GRUPO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES E TRÁFEGO

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa possibilita qualificação e uma maior aproximação com os temas da área de transportes tanto por parte dos alunos quanto dos professores envolvidos. Além disso, atividades e eventos são promovidos pelo grupo com a finalidade de expandir as discussões relativas às necessidades da comunidade quanto à mobilidade urbana e infraestrutura de transportes, especialmente na região do recôncavo da Bahia.

 

 Líder(es) do grupo: Professor MSc. Sérgio Santos de Jesus 

 

 

GP MarioGRUPO DE PESQUISA EM GEOTECNIA E SISTEMAS VIÁRIOS

Pesquisas em Mecânica dos Solos, Pavimentação, Estradas Florestais, Fundações e Obras de Terra no Recôncavo da Bahia, envolvendo estabilização de solos, uso de resíduos de construção e demolição, resíduos industriais e caracterização de ligantes e misturas asfálticas.

 

Líder(es): Professor Dr. Mario Sergio de Souza Almeida

Professor MSc. Weiner Gustavo Silva Costa

 

 

 GP - POSAC

GRUPO DE PESQUISA PARA PRESERVAÇÃO E OCUPAÇÃO SEGURA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

O GP-POSAC foi criado em 2018 a partir da colaboração em pesquisa de professores da área deO GP-POSAC foi criado em 2018 a partir da colaboração em pesquisa de professores da área deEngenharia Civil e da Arquitetura e Urbanismo. O grupo iniciou a partir de pesquisas voltadaspara o uso de tecnologias no levantamento de informações referentes aos processos dedeterioração de edificações localizadas no Complexo Arquitetônico e Paisagístico tombado peloIPHAN em Cachoeira, município localizando do Recôncavo da Bahia. A partir dessas pesquisasiniciais, novas pesquisas tem sido desenvolvidas com o objetivo de entender os elementos derisco associados às edificações que encontram-se em estado avançado de deterioração. Desdeagosto de 2018 alguns trabalhos de conclusão de curso já foram concluídos e publicações estãoem andamento. O grupo é jovem, mas o tema de pesquisa tem despertado o interesse eagregado cada vez mais novos alunos.

 

Líder(es) do grupo: Professora Drª Alexandra Cruz Passuello

Professora Drª Maria da Graça Andrade Dias

 

GRUPO DE PESQUISAS EM MATRIZES CMENTÍCIAS

O grupo visa desenvolver produtos e saberes por meio da pesquisa com materiais cimentícios. Serão criadas ações que valorizem resíduos industriais, na substituição parcial do cimento Portland ou agregados, e aproximem: a pesquisa e os setores produtivos, o ensino e o mundo profissional. Para isso, parcerias com empresas permitirão desenvolver produtos que extrapolam o laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e ganham espaço dentro do arranjo produtivo de empresas de artefatos de cimento. Além, é claro, das parcerias com outras instituições de pesquisa, que permitem aprimorar saberes na pesquisa de novos materiais.

 

Líder(es) do grupo: Professor MSc. Cleidson Carneiro Guimarães

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página