O Grupo de Pesquisa Insecta/CCAAB/UFRB foi um dos destaques do Ciclo 2 do Desafio A4F: Startups e Grupos de Pesquisa

Publicado: Terça, 01 Junho 2021 15:21

O All 4 Food é um programa multidisciplinar ativo, colaborativo e de governança policêntrica no ecossistema de inovação na área de alimentos e bebidas. Congrega pesquisadores e estudantes de diferentes instituições públicas e privadas apoiados pelo Núcleo de Pesquisa da Universidade de São Paulo “Centro de Estudos das Organizações”. O Programa All 4 Food tem por objetivo acompanhar e sistematizar a dinâmica de inovação nos sistemas agroalimentares, gerando valor para toda a sociedade, por meio do desenvolvimento de soluções técnico-científicas multidimensionais cunhadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU).

O ciclo 2 do Desafio A4F ocorreu entre 24 e 28 de maio de 2021 e a inscrição das Startups e Grupos de Pesquisa foi entre 12 de abril e 06 de maio. Foi realizada uma pré-seleção de apenas 16 inscritos (Startups e Grupos de Pesquisa), sendo oito na Categoria (A): Ideação, Desenvolvimento e Validação; e oito na Categoria (B): Operação, Tração e Scale-up.  Após o período de mentorias e palestras, todos os 16 pré-selecionados prepararam e enviaram um Pitch que foi avaliado e a equipe sabatinada por um comitê no dia 28 de maio de 2021. Para cada uma das categorias foram selecionados três participantes, ranqueados no 1º, 2º e 3º lugar. Houve também a indicação de Menções Honrosas.

O time do Grupo de Pesquisa Insecta/CCAAB/UFRB apresentou o projeto CHOCOPROB e foi formado pelo prof. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (UFRB/CCAAB), prof. Ferlando Lima Santos (UFRB/CCS/LAPRO-BIONUTRI), profa. Geni da Silva Sodré (UFRB/CCAAB), prof. Gustavo Modesto de Amorim (UFRB/CCS), discente Nayara Alves Reis (UFRB/CCAAB/PPG em Ciências Agrárias), Dra. Marly Silveira Santos (Egressa Nutrição/CCS/UFRB e Pesquisadora-Insecta/UFRB) e Dra. Samira Maria Peixoto Cavalcante da Silva (Bolsista de PNPD/UFRB/CCAAB/PPG Integrado em Zootecnia).

De acordo com o prof. Carlos Alfredo “o evento foi excelente, intenso e rico em conhecimento, proporcionando uma oportunidade única para os participantes.” O pesquisador disse que “já havíamos ganho só em ter sido selecionado para participar do evento; depois que entramos na categoria A (Ideação, Desenvolvimento e Validação), onde além dos Grupos de Pesquisa, também tivemos a concorrência de cinco Startups, recebermos a Menção Honrosa do time Simpatia e ganhamos o 3º Lugar. Foi muita alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido, um raio de luz em momento tão triste em que estamos vivenciados com a pandemia.  Espero que a coragem de entramos em um evento desta qualidade sirva de inspiração para outros Grupos de Pesquisa. Foi uma verdadeira imersão no empreendedorismo acadêmico.”

Mais informação sobre o A4F ver em https://all4food.com.br

WhatsApp Image 2021 06 07 at 09.29.40