Corpo Docente
Adielson Ramos de CristoAdielson Ramos de Cristo
Doutor em Língua e Cultura, com pesquisa discursiva sobre a representação da diferença em filmes de animação, e professor de Linguística e Análise de Discurso. Coordenou, entre maio de 2014 e fevereiro de 2018, o subprojeto Letras-Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com atuação em Amargosa. Atualmente, é chefe do Núcleo de Atividades de Ensino do CFP/UFRB e líder o “DisSocie – Laboratório de Estudos sobre o Discurso e a Sociedade”, no qual coordena o projeto de pesquisa “No silêncio, sentido(s): língua, sujeito e discurso”. Interessa-se por pesquisas em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) discurso e narrativas “da/sobre a” surdez e a língua de sinais; (b) discurso, história (da educação de surdos) e memória; (c) discurso, leitura, autoria, interpretação e ensino; (d) discurso, audiovisual e narrativas fantásticas; (e) língua, nação, estado; (f) gramatização e instrumentos linguísticos: língua de sinais; (g) o político na língua e políticas de línguas; (h) língua de sinais e políticas linguísticas.
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Projeto de pesquisa: No silêncio, sentido(s): língua, sujeito e discurso
O projeto de pesquisa “No silêncio, sentido(s): língua, sujeito e discurso” está vinculado ao DisSocie – Laboratório de Estudos sobre o Discurso e a Sociedade, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e em funcionamento no âmbito do Centro de Formação de Professores da UFRB. A pesquisa, que tem como arcabouço teórico a Análise de Discurso (AD) ligada aos pressupostos do filósofo francês Michel Pêcheux, propõe um estudo dos discursos sobre a língua de sinais, o surdo e a surdez com vistas à análise das políticas linguísticas do Brasil sobre a questão. O trabalho objetiva também a montagem de um arquivo temático a partir do qual se dará análise tanto de documentos oficiais como de documentos históricos e contemporâneos de natureza material diversa (textos variados: leis, decretos, declarações, vídeos, filmes, biografias, relatórios etc.) sobre a temática de investigação. Além disso, objetiva-se ainda a proposição de acordos técnicos de cooperação entre o DisSocie e o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e entre o DisSocie e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). Acredita-se que tal pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos discursos sobre a surdez, bem como produzirá material teórico e analítico que colaborem para a compreensão e reflexão das políticas nacionais para educação dos surdos bem como das políticas linguísticas associadas à Língua Brasileira de Sinais. Ademais, a proposta constitui em uma oportunidade de adesão a pesquisas em AD e aos estudos sobre a surdez e a língua brasileira de sinais para os estudantes e professores do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Libras do Centro de Formação de Professores da UFRB.
Amanda dos Reis SilvaAmanda dos Reis Silva
Doutora em Língua e Cultura e professora da área de Linguística. Atualmente, é coordenadora da Área de conhecimento Humanidades, Letras e Artes do CFP. Lidera o Grupo de Estudos do Português Popular da Bahia (GEPPOP). É membro do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), em que desenvolve pesquisas sobre ditongos no Português Brasileiro. Coordena os projetos de extensão Café com Linguística e o Projeto LER (Letramentos Acadêmicos em Rede). Dedica-se aos estudos linguísticos, tratando, principalmente, de temas referentes à diversidade do Português Brasileiro, à interface fonético-fonológica da Língua Portuguesa, às teorias linguísticas, à popularização da Linguística e às práticas de letramento acadêmico.
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Projetos de pesquisa:
1) Projeto Atlas Linguístico do Brasil: variação fonético-fonológica na região nordeste (Etapa I)
O Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) é uma iniciativa de caráter interinstitucional, que visa à descrição da diversidade do português falado no Brasil, nos diferentes níveis de análise da língua. Nesse sentido, parte da documentação da fala de indivíduos nativos de 250 localidades brasileiras, distribuídas em todo o território nacional. Desenvolve-se desde 1996, sob a liderança de um Comitê Nacional, composto, hoje, por pesquisadores de onze universidades públicas brasileiras. O recorte estabelecido na UFRB toma o corpus constituído pelo Projeto ALiB para a investigação de aspectos fonético-fonológicos em variação no Português Brasileiro (PB). Unem-se para a execução deste projeto, as perspectivas da Dialetologia, da Sociolinguística Variacionista e, também, dos estudos em Fonética Acústica e Fonologia Autossegmental.
2) Mapeamento dialetal do território de identidade do Vale do Jiquiriçá: constituição de corpus e análises preliminares
Este projeto é uma proposta de mapeamento dialetal do território de identidade do Vale do Jiquiriçá, no que tange à língua portuguesa. Parte das premissas da Dialetologia, disciplina que se volta à diversidade de usos linguísticos em perspectiva diatópica / geográfica, e da Sociolinguística Variacionista, que preconiza a análise da variação e da mudança linguísticas em correlação com aspectos internos e externos à estrutura linguística. Entende-se que o estado da Bahia guarda em sua história a memória dos diferentes estágios pelos quais passou o português em território brasileiro. A mais antiga unidade federativa do Brasil serviu de primeiro espaço para as tensões sociolinguísticas que delinearam o panorama atual do Português Brasileiro. O território de identidade – tido como unidade geográfica, social, econômica e cultural – do Vale do Jiquiriçá está localizado no centro-sul baiano e é composto administrativamente por vinte municípios. No âmbito deste projeto, pretende-se a realização de inquéritos linguísticos in loco, a serem aplicados a sujeitos socialmente estratificados quanto ao sexo e à faixa etária, em cinco desses municípios: Amargosa, Jiquiriçá, Maracás e Ubaíra. Para tanto, partirá de questionários semiestruturados e, também, da gravação de diálogos entre informante e documentadores. Prevê-se, então, que esta iniciativa contemple etapas de recolha, catalogação e análise de dados de fala. Entende-se que este projeto contribuirá no sentido do conhecimento mais amplo do português popular do estado da Bahia, tarefa que vem sendo cumprida pela Dialetologia no Brasil, desde os momentos iniciais.
Ana Luisa Dominguez BaqueiroAna Luisa Dominguez Baqueiro
Possui licenciatura em Letras com habilitação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e é professora de LIBRAS. Atua principalmente nos seguintes temas de interesse: práticas em LIBRAS, visiologia e morfologia das LIBRAS. Além disso, é autora do material didático para curso básico de LIBRAS e vídeos de Literatura Surda em LIBRAS. Especialista em Libras, e atualmente participa de comissão de forma permanente de ACC, bem como do projeto de pesquisa “Estratégias de ensino de língua portuguesa para estudantes surdos”, desde o início do projeto, coordenado pela profª Ayane Nazarela Santos Almeida.
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Projeto de pesquisa: a informar
Ângela Vilma Santos BispoÂngela Vilma Santos Bispo
Doutora em Teoria da Literatura e professora na área de literatura e teoria literária. Atualmente, é estudante de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, desenvolvendo o seguinte projeto de pesquisa: "Literatura Brasileira Contemporânea: o duplo e o riso no romance de Manoel Herzog". Além disso, atua principalmente nos seguintes temas: poesia, narrativa, crítica literária, educação e literatura brasileira.
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Projeto de pesquisa: a informar
Ayane Nazarela Santos de AlmeidaAyane Nazarela Santos de Almeida
Doutora em Letras e Linguística e professora de língua portuguesa como L2 para Surdos. Atualmente, lidera o PortS - Grupo de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos e coordena o projeto de pesquisa “Estratégias de ensino de língua portuguesa para estudantes surdos”. Além disso, é pesquisadora no Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da universidade Federal de Alagoas e atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, prosódia, fonética experimental e ensino de língua portuguesa como L2 para surdos.
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Projeto de pesquisa: a informar
Carlos Alberto FrancoCarlos Alberto Franco
Mestrando na área de educação e diversidade, e professor na área de LIBRAS. Atualmente, é pesquisador no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais” e coordenador do projeto evento de extensão "Ciclo de conversas com as mãos: comunidade surda da Bahia". Tem experiência na área de Libras, com ênfase em Língua de Sinais, e atua principalmente nos seguintes temas: ensino da Libras como L1 e L2, linguística da língua de sinais e literatura surda.
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Projeto de pesquisa: a informar
Charles Lary MarquesCharles Lary Marques
Mestre em Inclusão e Diversidade e Especialista de Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, atua como professor de Libras e pesquisador no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais”. Ademais, possui grande experiência na área de Linguística em Libras. Atua sobretudo nos seguintes temas: ensino da Libras como L1 e L2, linguística da língua de sinais, Educação bilingue para surdos, Dicionário, Fonologia em LIBRAS, Estratégias de ensino de LIBRAS como L2, entre outros.
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Projeto de pesquisa: a informar
Danielle Matos Correia RibeiroDanielle Matos Correia Ribeiro
Especialista em Formação de Professores em Letras/Libra e em Libras- Docência e Interpretação. Atualmente, atua como professora de Libras e pesquisadora no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais”. Além disso, possui experiência na área de tradução/interpretação em Libras. Atua como coordenadora do projeto de extensão “O ensino de Libras para crianças surdas e ouvintes em salas de aula inclusivas” e como colaboradora nos projetos de extensão “Mãos e expressões: curso prático de Libras” e “Programa de fortalecimento da aprendizagem do estudante (PROFAE)”. Tem interesse nos seguintes temas: educação especial e inclusiva, ensino e aprendizagem de Libras, aquisição da linguagem, cultura surda, currículo, entre outros.
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Projeto de pesquisa: a informar
Diogo Oliveira do Espírito SantoDiogo Oliveira do Espírito Santo
Mestre em Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Línguas, doutorando em Linguística Aplicada e Professor de Língua Inglesa e Estágio de Língua Inglesa. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Estudos de Língua Inglesa (GPELI-UFRB) e é membro do grupo de pesquisa "DECOLIDE: Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação" (UFBA). Possui trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área da Linguística Aplicada e possui interesse, sobretudo, em temas como: formação de professores para o ensino de línguas em contextos multilíngues, perspectiva translíngue no ensino de línguas, posicionamentos identitários nas redes sociais e Interculturalidade no ensino e no desenvolvimento de materiais didáticos de línguas.
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Projeto de pesquisa: a informar
Ednei Nunes de OliveiraEdnei Nunes de Oliveira
Doutor em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ednei Oliveira graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especializou-se em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário da Grande Dourados e em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cursou o mestrado em Engenharia de Produção de Mídia e Conhecimento, o doutorado em Linguística, ambos pela UFSC, e é aluno do curso de Pedagogia Bilíngue, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com experiência nas áreas do Ensino de Língua Portuguesa, Linguística, Educação à Distância, Tecnologias Digitais na Educação e Gestão Educacional, atuou no Proinfo/Dourados-MS, por 7 anos; foi professor do Ensino Fundamental e Médio, por 8 anos; e, desde 2000, tem atuado como docente de graduação e pós-graduação nas universidades Estadual de Mato Grosso do Sul, Federal do Acre, Federal da Grande Dourados e, atualmente, está como professor associado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
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Emmanuelle Felix dos SantosEmmanuelle Felix dos Santos
Mestra em Educação e doutoranda em Linguística. Além disso é docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Interdisciplinaridade (UFRB) e coordena o grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi). Tem experiência docente na Educação Básica; em Classe Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), ensino de Português como Segunda Língua e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Seus maiores interesses são: Educação Especial, Libras, Ensino e Aprendizagem, Estágio e Estudos Linguísticos da Libras.
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Fabíola Morais BarbosaFabíola Morais Barbosa
Mestra em Ensino e Professora Assistente de Libras. Atua também como coordenadora do projeto de Extensão Universitária "DiCaLibras", bem como, pesquisadora no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais”. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística da Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Libras para Surdos como primeira língua (L1), Ensino de Libras para ouvintes como segunda língua (L2), Escrita de Sinais (SignWriting) e Documentação da Libras.
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Projeto de pesquisa: a informar
Genivaldo da Conceição OliveiraGenivaldo da Conceição Oliveira
Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, com pesquisa em Dialetologia/Lexicologia/Sociolinguística. Mestre em Linguística pela Universidade do Texas em Austin, UT at Austin, EUA, com especialização em Fonética e Fonologia. É professor de Língua Inglesa e de Estágio de Língua Inglesa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É membro do grupo de pesquisa do CNPq sobre Estudos de Língua Inglesa – GPELI-UFRB. Possui pesquisas em Linguística Aplicada e em Linguística Teórica nas áreas da Fonética e Fonologia e da Variação Linguística. Possui mais de dez anos de experiência com o ensino do Inglês como L2 e mais de três anos de experiência com o ensino do Português como L1 tanto no setor público quanto no setor privado no Brasil e como L2 no setor público dos Estados Unidos da América.
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Projeto de pesquisa: a informar
Isis Juliana Figueiredo de BarrosIsis Juliana Figueiredo de Barros
Doutora em Língua e Cultura e professora de Língua Portuguesa.. Além disso, é membro do Grupo de Pesquisa LinLet (Pesquisa Língua(gem), Letramentos, Diversidade e Formação docente) e coordenadora do projeto “Variação e Ensino de gramática na Bahia: estudos sobre fenômenos morfossintáticos no dialeto baiano e o tratamento da variação linguística na educação básica (Fase 1)”. Possui pesquisas na área da Teoria da Gramática (Morfossintaxe), com interface em Sociolinguística e Linguística histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sintaxe da Língua Portuguesa, Morfologia Distribuída, Português Afro-brasileiro, Línguas em contato.
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Projeto de pesquisa: Projeto VARIA - Variação e Ensino de gramática na Bahia: Estudos sobre fenômenos morfossintáticos no dialeto baiano e o tratamento da variação linguística na educação básica (Fase 1)
Visando contribuir com a importante implementação das diretrizes contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual orienta que o ensino de português deva considerar como uma das práticas de linguagem o ensino de variação e análise linguística de maneira contextualizada, é fundamental a execução de estudos sobre a variação e o ensino de gramática que possam contribuir para eficácia das práticas pedagógicas cotidianas dos professores de língua portuguesa no Estado da Bahia. Diante disso, e tendo por base teórico-metodológica os pressupostos labovianos e também nos estudos sobre o ensino de variação, o projeto apresenta como objetivos gerais: 1) contribuir com os estudos de amostra de fala vernacular de comunidades do estado da Bahia, a partir de diferentes estudos sobre os corpora linguísticos, por meio de descrição e análise de fenômenos morfossintáticos; e 2) desenvolver sugestões pedagógicas acerca de práticas de ensino de gramática para professores de Língua portuguesa da educação básica na Bahia, com base em um estudo qualitativo sobre as crenças e atitudes de professores da educação básica atuantes na Bahia, e também a partir da reflexão sobre fenômenos morfossintáticos variáveis caracterizadores do dialeto baiano. Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para o ensino de português na Bahia e para a formação continuada dos professores da educação básica, por meio de sugestões didáticas resultantes das reflexões ao longo dos estudos.
Jakeline A. SemechechemJakeline A. Semechechem
Doutora em Letras e professora na área de língua portuguesa e de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. É vice-líder do Grupo de Pesquisa “Língua(gem), Letramentos, Diversidade e Formação docente”, vice-coordenadora do projeto de pesquisa “Práticas de linguagem e ensino de língua portuguesa na Educação Básica” e coordenadora do projeto de extensão “Letramento Acadêmico-profissional: ações para a formação docente inicial e continuada (LAP)”. Também atua como colaboradora no “Programa de Letramento Acadêmico (PROLET)” e nos projetos de extensão “Letramento Acadêmico: ressignificações e apropriação de gêneros da esfera universitária” e “Letramentos Acadêmicos em Rede (LER)”. Desenvolve trabalhos na Linguística Aplicada, contemplando temas como letramento, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multilinguismo, políticas linguísticas e formação docente.
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Projeto de pesquisa: Práticas de linguagem e ensino de língua portuguesa na Educação Básica
Este projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Letramentos, Diversidade e Formação docente, coordenado pela Professora Doutora Adriana DallaVecchia e vice coordenado pela Professora Doutora Jakeline Semechechem, e enfoca as práticas de linguagem e o ensino de língua portuguesa na Educação Básica, com o objetivo de investigar o processo de ensino e aprendizagem de oralidade, leitura/escuta, produção escrita e multissemiótica, análise linguística/semiótica na Educação Básica. É uma discussão situada no campo epistemológico da Linguística Aplicada, metodologicamente caracterizado como de natureza qualitativo-interpretativista, lançando possibilidade de estudos bibliográficos, documentais e etnográficos, a depender do objetivo específico de cada membro da equipe de pesquisa. A proposta terá vigência de objetivo específico de cada membro da equipe de pesquisa. A proposta terá vigência de dois anos e já conta com três estudantes do curso de Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa que investigam a temática.
Jaqueline Barreto LéJaqueline Barreto Lé
Doutora em Linguística (UFRJ), com pesquisa na linha Mecanismos Funcionais do Uso da Língua, defendeu em 2012 a tese intitulada "Referenciação e gêneros jornalísticos: sistemas cognitivos em jornal impresso e jornal digital." É professora adjunta de Língua Portuguesa na UFRB e líder do Grupo de Pesquisa HIPERJOR, dedicado a estudos sobre hipertexto e webjornalismo, com especial interesse nas relações entre linguagem, tecnologia e ensino. Também é professora colaboradora, em caráter permanente, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui vasta experiência no ensino superior, nos cursos de Letras e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes campos de estudo: linguística teórica, linguística aplicada ao ensino de português, linguística de texto, leitura e produção textual, linguagem e tecnologias, gramática do português, formação histórica do português brasileiro.
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Pojeto de Pesquisa: a informar
Lisana Rodrigues Trindade SampaioLisana Rodrigues Trindade Sampaio
Doutora em Língua e Cultura e professora na área de Língua Portuguesa e ensino. Atualmente, é presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras do CFP. Atua como coordenadora do projeto “Vocabulário Dialetal do Português Popular do Recôncavo Sul da Bahia e do Vale do Jiquiriçá”, e membro do Grupo de Estudos do Português Popular da Bahia – GEPPOP (UFRB). Tem interesse nas áreas de Filologia, Português arcaico, formação do Português Brasileiro, Lexicografia Histórica, estudos do texto, constituição histórica da língua portuguesa e do seu léxico, aspectos da fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, da semântica e pragmática do português, além de diversos temas sociopolíticos acerca da língua e do seu ensino.
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Projetos de pesquisa:
1) Vocabulário Dialetal do Português Popular do Recôncavo Sul da Bahia e do Vale do Jiquiriçá
Com o intuito de investigar a realidade sociolinguística e dialetal da língua portuguesa, o projeto, no esteio do que se tem realizado no âmbito das pesquisas dialetológicas sistematizadas desde a década de 1960, quando se publicou o Atlas Prévio dos Falares Baianos, visa registrar lexicograficamente os dados mapeados e analisados a partir das pesquisas empreendidas nas áreas do Recôncavo Sul e Vale do Jiquiriçá.
2) O léxico da língua portuguesa no alvorecer do português moderno: o testemunho da documentação pedagógica do século XVI
O projeto, partindo da leitura de edições elaboradas com o devido rigor filológico, visa investigar a documentação remanescente do século XVI de cunho pedagógico, observando o léxico, considerado o nível de análise linguística em que as mudanças socioculturais se evidenciam mais clara e imediatamente, a fim de construir um vocabulário do léxico do ensino do português empregado no século XVI, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Lexicografia histórico-variacional.
Louise Henrique Santana dos AnjosLouise Henrique Santana dos Anjos
Especialista em Libras, professora na área de LIBRAS, e pesquisadora no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais (UFRB). Atualmente, é vice coordenadora do Colegiado do curso de Letras do CFP. Possui experiência no ensino de Língua Inglesa, Português como segunda língua para surdos e Libras.
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Projeto de pesquisa: a informar
Maria da Conceição de Melo TorresMaria da Conceição de Melo Torres
Mestre em Estudos Culturais sobre os Estados Unidos e professora de Língua inglesa. Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e coordenadora da linha de pesquisa: Língua, Cultura e Formação de Professores. Coordenadora do programa de extensão P.A.U.L.I.N.E. -- Programa de Ações Unificadas em Língua Inglesa na Extensão. Possui vasta experiência nas áreas de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Formação de Professores de Língua Inglesa e Estudos Culturais sobre os Estados Unidos.
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Projeto de pesquisa: a informar
Mônica Gomes da SilvaMônica Gomes da Silva
Doutora em Estudos Literários e professora de literatura brasileira. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) e participa do Grupo de Pesquisa Caminhos da Literatura e do Grupo de Pesquisa Poéticas do Ensino de Literatura, desenvolvendo pesquisas acerca da relação entre leitura, literatura e a fruição estética. Realiza pesquisas sobre a correspondência de escritores brasileiros, desde o período romântico ao modernista, detendo-se, no momento, na troca epistolar entre Mário de Andrade e Murilo Miranda.
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Projeto de pesquisa: A "violenta paixão" e as "experiências ferozes" nas cartas entre Mário de Andrade e Murilo Miranda.
Descrição: a informar
Poliana da Silva Lima AndradePoliana da Silva Lima Andrade
Poliana da Silva Lima Andrade
Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, doutoranda em Linguística e professora de componentes correlacionados com à área de Libras e Estudos Surdos do curso de Letras além de professora do Programa de Pós-Graduação lato sensu Educação, Cultura e Diversidade (PPGECD/CECULT/UFRB). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação (GPLITE) (UESB) e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi) (UFRB). Atualmente coordena o Projeto de Extensão Surdos em Cena e o Projeto de Pesquisa EJASURDOS: Por uma Educação de Jovens e Adultos Surdos. Interessa-se em pesquisas que discutam temáticas que envolvam questões de ensino e aprendizagem de pessoas jovens, adultas e idosas surdas em diversos níveis e modalidades educativas em contextos formais e/ou informais.
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Projeto de pesquisa: EJASURDOS: Por uma Educação de Jovens e Adultos Surdos
Descrição: a informar
Priscilla Leonnor Alencar FerreiraPriscilla Leonnor Alencar Ferreira
Priscilla Leonnor Alencar Ferreira
Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós Graduada (Latu Sensu) em Libras, pela Faculdade Dom Pedro II (2013). Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catariana, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Atuei pesquisadora no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais” e coordenadora atual do projeto de extensão 1º Encontro de Estudos das Relações Étnicos Raciais nos diversos âmbitos sociais. Concentro estudos e pesquisas nas áreas da Língua Brasileira de Sinais: Estudos de ensino e estudos de educação de negros surdos, Estudos Culturais Políticos e Estudos de Artes Visuais foco relações étnico raciais, comunidade surda, movimentos, liderança e Empoderamento de negros surdos, mulheres surdas e Libras.
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Projeto de pesquisa: a informar
Sirlara Donato Assunção Wandenkolk AlvesSirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves
Mestre em Letras na área de Estudos Linguísticos na linha de pesquisa "Linguística Aplicada: formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas". Atua enquanto professora no magistério superior nas disciplina de Estágio supervisionado de Libras, Avaliação em Libras, Libras, entre outras. Na extensão é coordenadora do “Babel: programa de extensão em língua da UFRB”. Na pesquisa, atua enquanto pesquisadora do grupo de pesquisa “Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi)”, da UFRB, e é colaboradora do projeto de pesquisa “Dialogar, tecer e ler as realidades das alfabetizações e letramentos na perspectiva da emancipação humana” vinculado ao Núcleo Carolina Maria de Jesus, do curso de Pedagogia. Tem interesse por estudos no campo da Linguística Aplicada com foco nos processos de ensino e aprendizagem de Língua Francesa, Libras para ouvintes (L2) e para surdos (L1), além de interesse por pesquisas voltadas para as investigações acerca da aquisição tardia de linguagem.
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Projeto de pesquisa: Diaolgoar, tecer e ler as realidades das alfabetizações e letramentos na perspectiva da emancipação humana
Descrição: a informar
René Alain Santana de AlmeidaRené Alain Santana de Almeida
Doutor em Letras e Linguística e professor de língua portuguesa e estágio supervisionado. Interessa-se por pesquisas nas áreas de Prosódia, Fonética experimental, Processamento da linguagem e ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Atualmente, é editor da Revista Cadernos de Linguística (CadLin) e pesquisador do Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da UFAL, do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade da UFS e do Grupo de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos da UFRB.
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Silvana Carvalho da FonsecaSilvana Carvalho da Fonseca
Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e Cultura, com ênfase em estudos comparados entre Brasil, Angola e Portugal. É professora de Culturas e Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Literaturas e Culturas Portuguesas, coordena o projeto de extensão "PoÉticas Periféricas e Produções de Vida no Recôncavo da Bahia”. Desenvolve pesquisa voltada para Expressões Periféricas em Língua Portuguesa, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, a partir das relações entre experiência histórica e experiência estética, com foco principal em inscrições de gênero, raça e classe.
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Tarcísio Fernandes CordeiroTarcísio Fernandes Cordeiro
Tarcísio Fernandes Cordeiro
Doutor em Letras com ênfase em Estudos Literários (UFMG), mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (UNEB), licenciado em Letras com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEB). Atualmente, no CFP/UFRB, coordena a área de Literatura do Colegiado de Letras e o projeto de pesquisa “O romance canudiano contemporâneo: culturas e narrativas sertanejas”, ministra disciplinas como Historiografia, Crítica Literária e Cultural; Artes e Literaturas Contemporâneas; Culturas e Narrativas Sertanejas. Tem experiência na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada e orienta pesquisas com as seguintes temáticas: narrativas, identidades, memórias e culturas sertanejas.
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Projeto de pesquisa: O romance canudiano contemporâneo: culturas e narrativas sertanejas
A interação entre as díspares perspectivas do vivido, no plano da experiência contemporânea, tem se revelado um desafio na construção das narrativas que estejam envoltas com os episódios históricos. Neste sentido, a presente pesquisa pretende coligir a contribuição das escritas ficcionais contemporâneas relacionadas à guerra de Canudos – conflito bélico de grandes proporções, ocorrido em fins do século XIX nos sertões da Bahia – enquanto um produto cultural de resistência cultural. A indagação central está voltada para a possibilidade da ficção, em contextos de opressão política, atuar como um registro não oficial da história. Para tanto, a investigação fará uso de múltiplas fontes, quer seja da vasta produção acadêmica, em suas distintas vertentes epistemológicas, quer seja pelo universo das artes, em numerosas produções, ou ainda pela literatura popular e sua particular forma de registro. Do diálogo entre o acadêmico, o artístico e o popular, destacam-se as estratégias de resistência através da preservação da memória social que se inscreve nas culturas e narrativas sertanejas. Para tanto, far-se-á uso de estudos comparativos que possam contrastar fontes bibliográficas, obras literárias e textos historiográficos, em paralelo com outras linguagens da cultura oral.