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Publicado: Terça, 28 Julho 2020 19:03 , Última Atualização: Sexta, 11 Outubro 2024 13:18 | Acessos: 7811
  • Adielson Ramos de Cristo

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Doutor em Língua e Cultura, com pesquisa discursiva sobre a representação da diferença em filmes de animação, e professor de Linguística e Análise de Discurso. Coordenou, entre maio de 2014 e fevereiro de 2018, o subprojeto Letras-Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com atuação em Amargosa. Atualmente, é chefe do Núcleo de Atividades de Ensino do CFP/UFRB e líder o “DisSocie – Laboratório de Estudos sobre o Discurso e a Sociedade”, no qual coordena o projeto de pesquisa “No silêncio, sentido(s): língua, sujeito e discurso”.  Interessa-se por pesquisas em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) discurso e narrativas “da/sobre a” surdez e a língua de sinais; (b) discurso, história (da educação de surdos) e memória; (c) discurso, leitura, autoria, interpretação e ensino; (d) discurso, audiovisual e narrativas fantásticas; (e) língua, nação, estado; (f) gramatização e instrumentos linguísticos: língua de sinais; (g) o político na língua e políticas de línguas; (h) língua de sinais e políticas linguísticas.

Currículo Lattes

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Linha de pesquisa: Análise do Discurso

  • Amanda dos Reis Silva

amanda.jpgÉ doutora (2018) em Língua e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da UFBA. Docente da área de Linguística, no CFP. Lidera o Grupo de Estudos do Português Popular (GEPOP). É membro, desde 2008, do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), em que desenvolve pesquisas sobre aspectos fonético-fonológicos em variação no Português Brasileiro. Coordena a Comissão Científica de Dialetologia da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É docente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA), na linha Dialetologia e Sociolinguística. Coordena, na UFRB, o programa de extensão Café com Linguística: diálogos em torno da linguagem humana e seu estudo. Dedica-se aos estudos linguísticos, tratando, principalmente, de temas referentes à diversidade do Português Brasileiro, à interface fonético-fonológica da Língua Portuguesa, às teorias linguísticas e à popularização da Linguística.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Dialetologia e Sociolinguística; Fonética e Fonologia; Teoria Linguística; História do Português Brasileiro

 

  • Ana Luisa Dominguez Baqueiro

analu.pngMestra em Educação e Especialista em Língua Brasileira de Sinais, Libras. Professora do curso de Letras/Libras da UFRB, CFP, dos componentes Estágio Supervisionado em Libras e Estudos de Tradução e Interpretação de Língua de Sinais, inclusive atua como TILS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos, Ports.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Fonologia e Morfologia da Libras, História/percurso da Educação dos Surdos, Tradução e Interpretação da Libras.

 

 

  • Ângela Vilma Santos Bispo

angela.jpgDoutora em Teoria da Literatura e professora na área de literatura e teoria literária. Atualmente, é estudante de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, desenvolvendo o seguinte projeto de pesquisa: "Literatura Brasileira Contemporânea: o duplo e o riso no romance de Manoel Herzog". Além disso, atua principalmente nos seguintes temas: poesia, narrativa, crítica literária, educação e literatura brasileira.

Currículo Lattes

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Linha de pesquisa: Crítica literária. Literatura brasileira. Educação literária.

 

 

  • Ayane Nazarela Santos de Almeida

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Doutora em Letras e Linguística e professora de língua portuguesa como L2 para Surdos. Atualmente, lidera o PortS - Grupo de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos e coordena o projeto de pesquisa “Estratégias de ensino de língua portuguesa para estudantes surdos”. Além disso, é pesquisadora no Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da universidade Federal de Alagoas e atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, prosódia, fonética experimental e ensino de língua portuguesa como L2 para surdos.

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Linha de pesquisa: Fonética experimental. Língua portuguesa como L2 para surdos.

 

 

  • Carolina Filipaki de Carvalho

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Docente de Ensino de Línguas e Literaturas de Língua Inglesa na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), onde também desenvolve o projeto de pesquisa Para além dos clássicos: leituras e análises de obras literárias pós-coloniais escritas em língua inglesa e coordena o Grupo de Estudos Literários, Cultura e Identidade (GELCI). É membra dos grupos de pesquisa Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB e Estudos Literários: teoria, crítica e ensino. Atuou como professora colaboradora no Departamento de Letras da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste) - Campus de Irati e como autora de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II e Médio para as editoras Positivo, Conquista e Expoente. É doutoranda em Letras pela UNICENTRO (ingresso em 2021), mestre em Letras pela UNICENTRO (2017), especialista em Ensino de Inglês para Crianças pela UEL (Universidade Estadual de Londrina - 2019) e em Mídia, Política e Atores Sociais pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2008). Possui graduação em Letras/Inglês (UNICENTRO - 2016) e em Comunicação Social - Jornalismo (UNICENTRO - 2008). Foi integrante do PIBID/Inglês, atuou como agente de internacionalização (bolsista técnica via SETI) e como profissional recém-formada bolsista Núcleo de Estudos Eslavos (NEES) na UNICENTRO Campus de Irati. Como jornalista, atuou em jornais impressos (diário e semanal) e revistas, como repórter e editora, bem como em telejornalismo e assessorias de comunicação.

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  • Carlos Alberto Franco

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Mestrando na área de educação e diversidade, e professor na área de LIBRAS. Atualmente, é pesquisador no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais” e coordenador do projeto evento de extensão "Ciclo de conversas com as mãos: comunidade surda da Bahia". Tem experiência na área de Libras, com ênfase em Língua de Sinais, e atua principalmente nos seguintes temas: ensino da Libras como L1 e L2, linguística da língua de sinais e literatura surda.

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 Linhas de pesquisa: Ensino da Libras como L1 e L2. Literatura surda.

 

  • Charles Lary Marques Ferraz

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Mestre em Inclusão e Diversidade e Especialista de Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, atua como professor de Libras e pesquisador no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais”. Ademais, possui grande experiência na área de Linguística em Libras. Atua sobretudo nos seguintes temas: ensino da Libras como L1 e L2, linguística da língua de sinais, Educação bilingue para surdos, Dicionário, Fonologia em LIBRAS, Estratégias de ensino de LIBRAS como L2, entre outros.

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 Linhas de pesquisa: Educação bilíngue. Ensino de Libras como L1 e L2.

 

 

 

  • Danielle Matos Correia Ribeiro

dani.jpgMestra em Linguística, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tradutora/intérprete de Libras/Português, especialista em Formação de Professores em Letras/Libras (UNEB) e em Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Docência e Interpretação (FACSA). Certificada pelo Exame Nacional de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS- UFSC/MEC/INEP). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde integra o PortS - Grupo de pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos e o AnALiSi- Grupo de pesquisa em Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais. Integrante do Grupo de pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da linguagem (UESB). Tem interesse nas seguintes áreas: ensino-aprendizagem e aquisição da Libras como L1 e L2; estudos linguísticos da Libras; ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos, Literatura Surda, entre outros.

Currículo Lattes

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 Linhas de pesquisa: Ensino, aprendizagem e aquisição da Libras; Interação em aprendizagem: Língua portuguesa e Libras; Estudos sincrônicos e/ou diacrônicos das propriedades gramaticais de línguas naturais; Aquisição da gramática.

 

  • Diogo Oliveira do Espírito Santo

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Docente de Língua Inglesa e Estágio de Língua Inglesa no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É doutor e mestre em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (PPGLINC/UFBA). É licenciado em Letras/Inglês pela mesma universidade. Tem trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área da Linguística Aplicada e Sociolinguística Crítica e possui interesse, sobretudo, em temas como: Formação de professores para o ensino de línguas, perspectiva translíngue na pesquisa e no ensino de línguas, negociação de posições identitárias em mídias sociais e Interculturalidade no ensino e no desenvolvimento de materiais didáticos de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e é membro do grupo de pesquisa "DECOLIDE: Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação" (UFBA), sob orientação da professora Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.

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Linhas de pesquisa: Linguagem, Identidade e Tecnologia

Projeto de pesquisa: Pedagogia translíngue e o ensino de língua inglesa: identidades e práticas comunicativas em espaços mediados pela tecnologia digital 

 

  • Ednei Nunes de Oliveira

edneiDoutor em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ednei Oliveira graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especializou-se em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário da Grande Dourados e em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cursou o mestrado em Engenharia de Produção de Mídia e Conhecimento, o doutorado em Linguística, ambos pela UFSC, e é aluno do curso de Pedagogia Bilíngue, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com experiência nas áreas do Ensino de Língua Portuguesa, Linguística, Educação à Distância, Tecnologias Digitais na Educação e Gestão Educacional, atuou no Proinfo/Dourados-MS, por 7 anos; foi professor do Ensino Fundamental e Médio, por 8 anos; e, desde 2000, tem atuado como docente de graduação e pós-graduação nas universidades Estadual de Mato Grosso do Sul, Federal do Acre, Federal da Grande Dourados e, atualmente, está como professor associado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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  • Emmanuelle Felix dos Santos

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Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial pela Faculdade em Tecnologia e Ciências (FTC). Graduada em Pedagogia (UESB) e  em Letras Libras pela Universidade Federal  da Paraíba (UFPB); Certificada pelo Prolibras em Proficiência no Uso e Ensino da Libras (UFSC/MEC/INEP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi) da UFRB-CNPq e e é membro do Grupo de Pesquisa da Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem (GPEGAL) vinculado ao Centro de Estudo de Linguística (CPELin) da UESB. Tem experiência docente na Educação Básica; em Classe Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), ensino de Português como Segunda Língua e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Possui trajetória no Ensino Superior desde 2007, lecionando, especificamente, na área de Educação Especial, Libras, Ensino e Aprendizagem, Estágio e Estudos Linguísticos da Libras.

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  • Fabíola Morais Barbosa

fabiola.jpgDoutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Libras pela UNIDOMPEDRO. Graduação em Letras-Libras pela UFSC. Atualmente, é Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Além disso, sou vice-líder do grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais (AnALiSi/UFRB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Letramento, Leitura, Escrita e Reescrita de Textos (GPELLER/UESB). Possui experiência nas áreas de Educação Linguística, com enfoque em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Libras (L1 e L2), estudos surdos, formação de professores, letramento, ensino e aprendizagem, além da prática pedagógica da leitura e escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Educação Linguística

  

  • Genivaldo da Conceição Oliveira

Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, com pesquisa em Dialetologia/Lexicologia/Sociolinguística. Mestre em Linguística pela Universidade do Texas em Austin, UT at Austin, EUA, com especialização em Fonética e Fonologia. É professor de Língua Inglesa e de Estágio de Língua Inglesa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É membro do grupo de pesquisa do CNPq sobre Estudos de Língua Inglesa – GPELI-UFRB. Possui pesquisas em Linguística Aplicada e em Linguística Teórica nas áreas da Fonética e Fonologia e da Variação Linguística. Possui mais de dez anos de experiência com o ensino do Inglês como L2 e mais de três anos de experiência com o ensino do Português como L1 tanto no setor público quanto no setor privado no Brasil e como L2 no setor público dos Estados Unidos da América.

Currículo Lattes

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  • Isis Juliana Figueiredo de Barros

WhatsApp Image 2024 08 17 at 11.03.07 Atualmente é docente e pesquisadora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É mestre (2013) e doutora (2018)   em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Licenciatura em Letras: Português/Inglês pela UNIME   (2008). Durante a sua trajetória, tem realizado pesquisa na área da Teoria da Gramática (Morfossintaxe), com interface em   Sociolinguística e Línguas em contato, atuando principalmente nos seguintes temas: Português Brasileiro e Afro-brasileiro, Línguas   em contato e Aquisição; Verbos bitransitivos, Dativos, Preposições, Português Rural do Oeste da Bahia, Variação e Ensino.   Atualmente, é coordenadora do Projeto Varia - Variação e Ensino de Gramática na Bahia (UFRB) e membro do Grupo de Pesquisa   Vertentes (UFBA). No âmbito da extensão, é colaboradora do Projeto LAP - Letramento Acadêmico-profissional (UFRB), membro do   Núcleo de estudos linguísticos e literários - NEPELL, e coordenadora de área do Programa Universidade para Todos (UPT).

  Currículo Lattes

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 Linhas de pesquisa: Sociolinguística quantitativa. Sociolinguística Educacional. Línguas em Contato. Teoria da Gramática.

 

  • Jakeline A. Semechechem

jake

É professora adjunta no curso de Licenciatura em Letras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenadora do projeto de extensão Letramento Acadêmico-profissional: ações para a formação docente inicial e continuada (LAP) e do projeto de pesquisa Formação inicial de professores e letramentos na Licenciatura em Letras. Foi coordenadora de área de língua portuguesa do curso de Letras/UFRB no Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid (Edital 2020-2022) e orientadora de área de língua portuguesa no Programa Residência Pedagógica (Edital 2022-2024). Cursou licenciatura em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestrado e doutorado em Letras, na área de Estudos Linguísticos (Ensino e aprendizagem de línguas), pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com estágio de doutorado (doutorado sanduíche) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do grupo de pesquisa Letramento, etnografia, interação, aprendizagem e multilinguismo (Leiam/UEM/CNPq) e colaboradora no projeto Letramentos acadêmicos: epistemologias, poder e identidades (UEM/CNPq), constituído por uma rede de pesquisadoras/es de diferentes universidades. No campo da Linguística Aplicada, os interesses de pesquisas envolvem temas como letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Linguística Aplicada. Linguagens e Letramentos. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Formação de professores.

 

  • Jaqueline Barreto Lé

perfil lattes Jaqueline Barreto LéDoutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012), desenvolveu pesquisa na linha Mecanismos Funcionais do Uso da Língua, com a tese intitulada "Referenciação e gêneros jornalísticos: sistemas cognitivos em jornal impresso e jornal digital". Realizou, entre abril de 2022 e julho de 2023, estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde investigou processos referenciais e redes de (des)informação em tweets do perfil "Aos Fatos". Também é mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2002), com concentração em Linguística Teórica, e graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1998). Possui vasta experiência no ensino superior, nos cursos de Letras e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes campos de estudo: linguística teórica, linguística aplicada ao ensino de português, linguística de texto, leitura e produção textual, linguagem e tecnologias. É professora adjunta de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Centro de Formação de Professores (CFP-UFRB), onde foi responsável, no período de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2020, pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras - Libras/Língua Estrangeira. É líder do Grupo de Pesquisa HIPERJOR, dedicado a estudos sobre hipertexto, webjornalismo, mecanismos de textualização e ensino de língua. Participou como docente coordenador no Programa de Residência Pedagógica - Subprojeto Língua Portuguesa, pela edital da CAPES 2020/2021.Também atuou, entre 2017 e 2020, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos) da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS).

 Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Linguística de texto. Linguagem e tecnologias. Letramento midiático e desinformação.

 

  • Lisana Rodrigues Trindade Sampaio

lisana.jpgPossui mestrado e doutorado em Linguística Histórica pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPLinC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduação em Graduada em Letras Vernáculas (Licenciatura) também pela UFBA. Atualmente, é docente e pesquisadora, em regime de dedicação exclusiva, do curso de licenciatura em Letras, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Língua Portuguesa e Ensino e lidera o Grupo de Pesquisa Nêmesis: estudos do léxico e da história da língua portuguesa, juntamente com o professor Dr. Américo Venâncio Lopes Machado Filho. Tem interesse nas áreas de filologia, português arcaico, formação do português brasileiro, lexicografia histórico-variacional, constituição histórica da língua portuguesa, aspectos da morfologia e do léxico do Português, além de diversos temas sociopolíticos e historiográficos acerca da língua portuguesa e do seu ensino.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Constituição Histórica da Língua Portuguesa no período arcaico (século XIII-meados do século XVI); História do Português Brasileiro (meados do século XVI - português atual); O estabelecimento da língua portuguesa como língua de ensino no Brasil a partir do século XVI; Estudos do Léxico da Língua Portuguesa; Investigações sobre a Lexicografia Histórico-variacional.

  • Louise Henrique Santana dos Anjos

LOUISE Louise Henrique
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Língua e Cultura da UFBA, especialista em Libras, licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia desde 2019, atuando no curso de Letras. Tem experiência no ensino de redação, produção e interpretação de texto, Língua Inglesa e Libras. Tem se debruçado para pesquisas na área de Sociolinguística e Dialetologia com ênfase na Libras, ensino de Língua Inglesa para surdos e tecnologias para surdos.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Libras; Linguística; Sociolinguística e Dialetologia; Inglês para surdos; Português como segunda Língua para surdos; Tecnologias para surdos.

 

  

  • Maria da Conceição de Melo Torres

consa.jpgMestre em Estudos Culturais sobre os Estados Unidos e professora de Língua inglesa. Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e coordenadora da linha de pesquisa: Língua, Cultura e Formação de Professores. Coordenadora do programa de extensão P.A.U.L.I.N.E. -- Programa de Ações Unificadas em Língua Inglesa na Extensão. Possui vasta experiência nas áreas de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Formação de Professores de Língua Inglesa e Estudos Culturais sobre os Estados Unidos.

Currículo Lattes

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  • Mônica Gomes da Silva

monica.jpgDoutora em Estudos Literários e professora de literatura brasileira. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) e participa do Grupo de Pesquisa Caminhos da Literatura e do Grupo de Pesquisa Poéticas do Ensino de Literatura, desenvolvendo pesquisas acerca da relação entre leitura, literatura e a fruição estética. Realiza pesquisas sobre a correspondência de escritores brasileiros, desde o período romântico ao modernista, detendo-se, no momento, na troca epistolar entre Mário de Andrade e Murilo Miranda.

Currículo Lattes

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Projeto de pesquisa: A "violenta paixão" e as "experiências ferozes" nas cartas entre Mário de Andrade e Murilo Miranda.

 

 

  • Poliana da Silva Lima Andrade

poli.jpgMestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, doutoranda em Linguística e professora de componentes correlacionados com à área de Libras e Estudos Surdos do curso de Letras além de professora do Programa de Pós-Graduação lato sensu Educação, Cultura e Diversidade (PPGECD/CECULT/UFRB). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação (GPLITE) (UESB) e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi) (UFRB). Atualmente coordena o Projeto de Extensão Surdos em Cena e o Projeto de Pesquisa EJASURDOS: Por uma Educação de Jovens e Adultos Surdos. Interessa-se em pesquisas que discutam temáticas que envolvam questões de ensino e aprendizagem de pessoas jovens, adultas e idosas surdas em diversos níveis e modalidades educativas em contextos formais e/ou informais.

Currículo Lattes

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Projeto de pesquisa: EJASURDOS: Por uma Educação de Jovens e Adultos Surdos

 

  • Priscilla Leonnor Alencar Ferreira

Priscilla.jpgMestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós Graduada (Latu Sensu) em Libras, pela Faculdade Dom Pedro II (2013). Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catariana, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Atuei pesquisadora no grupo de Pesquisa “AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais” e coordenadora atual do projeto de extensão 1º Encontro de Estudos das Relações Étnicos Raciais nos diversos âmbitos sociais. Concentro estudos e pesquisas nas áreas da Língua Brasileira de Sinais: Estudos de ensino e estudos de educação de negros surdos, Estudos Culturais Políticos e Estudos de Artes Visuais foco relações étnico raciais, comunidade surda, movimentos, liderança e Empoderamento de negros surdos, mulheres surdas e Libras.

Currículo Lattes

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  • Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

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Doutoranda em Linguística na Academia de Letras Polonesa (Instytut Języka Polskiego PAN) da Academia Polonesa de Ciências (Szkoła Doktorska Anthropos IPAN). Mestre em Letras e graduada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Possui Proficiência no Ensino da Libras (7 PROLIBRAS - emitido pelo MEC - Ministério da Educação). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no curso de Letras/Libras. Tem interesse por estudos no campo da Linguística, Linguística Aplicada, Educação de Surdos e Interseccionalidade e com foco nos processos de ensino e aprendizagem de línguas como L1 e L2 voltados à formação de professores e proficiência de línguas. Atualmente atua enquanto pesquisadora grupo de pesquisa "AnALiSi - Análise e Aprendizagem de Língua de Sinais" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1669623054396109).

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Linguística e Linguística Aplicada

 

 

  • René Alain Santana de Almeida

foto renéDoutor em Letras e Linguística e professor de língua portuguesa e estágio supervisionado. Interessa-se por pesquisas nas áreas de Prosódia, Fonética experimental, Processamento da linguagem e ensino e aprendizagem de Língua    Portuguesa. Atualmente, é editor da Revista Cadernos de Linguística (CadLin) e pesquisador do Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da UFAL, do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade da UFS e do Grupo    de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos da UFRB.

Currículo Lattes 

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  • Silvana Carvalho da Fonseca

SILVANA FOTO

Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e Cultura, com ênfase em estudos comparados entre Brasil, Angola e Portugal.  É professora de Culturas e Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Literaturas e Culturas Portuguesas, coordena o projeto de extensão "PoÉticas Periféricas e Produções de Vida no Recôncavo da Bahia”. Desenvolve pesquisa voltada para Expressões Periféricas em Língua Portuguesa, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, a partir das relações entre experiência histórica e experiência estética, com foco principal em inscrições de gênero, raça e classe.

Currículo Lattes

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  • Tarcísio Fernandes Cordeiro

tarcisio.jpgDoutor em Letras: Estudos Literários (UFMG), mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (UNEB), licenciado em Letras com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEB). Atualmente, no CFP/UFRB, coordena o projeto de pesquisa “O romance canudiano contemporâneo: culturas e narrativas sertanejas”, ministra os componentes curriculares Literatura, História e Crítica; Literatura Brasileira Contemporânea e Outras Artes; Seminários Interdisciplinares de Pesquisa em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada e orienta pesquisas com as seguintes temáticas: narrativas, identidades, memórias e culturas sertanejas e/ou contemporâneas.

Currículo Lattes

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Linhas de pesquisa: Culturas e narrativas sertanejas; Identidades e memórias contemporâneas

Projeto de pesquisa: O romance canudiano contemporâneo: culturas e narrativas sertanejas

 

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