INTRODUÇÃO
O Diretório Acadêmico de Letras - ORIKI é um projeto construído por discentes das três habilitações do curso de Letras — Língua Inglesa, Libras, Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas.
O nosso D.A se responsabiliza por construir propostas plurais capazes de contemplar as demandas das três habilitações do curso de Letras. Assim, afirmamos que o Diretório Acadêmico de Letras - ORIKI respeita a diversidade do nosso curso e valoriza as diferenças existentes nele.
Escolhemos o nome ORIKI pela potência e significância que ele carrega. ORIKI, para os Iorubás, é o que orienta e direciona o ori, a cabeça, uma espécie de mensageiro. Nesse sentido, nós do D.A nos colocamos como mensageiros preocupados em efetivar uma comunicação horizontal, facilitadora e inclusiva para todos.

Beatriz Maia Gomes
Presidente e Diretor@ de Marketing do D.A.
Graduanda em licenciatura no curso Letras, habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas, ingressa em 2019.1. Faz parte do diretório acadêmico de letras DALET - Oriki, desde o dia 03 de setembro de 2020. Participa ativamente como presidente e diretor@ de marketing, com o objetivo de viabilizar o melhor dos setores, além de coordenar a gestão do D.A (Diretório Acadêmico), também desenvolve cards/folders para a divulgação de formulários, reuniões e assembleias solicitadas pelo colegiado e D.A.
Coordenou o projeto CineOriki com a assistência e apoio dos integrantes da gestão. O projeto que promoveu a integração do Cineclube, apoiado aos estudos culturais, com uma abordagem pedagógica sociocultural, apresentado aos nossos colegas no final do ano de 2020.

Adriane dos Santos Souza
Vice-Presidente D.A.
Graduanda de licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores (UFRB-CFP). Ingressa desde 2015.2, tem interesse na área de Linguística Aplicada e atualmente se dedica a pesquisar a respeito dos Estudos Culturais da Língua Inglesa. É bolsista voluntária do Programa Residência Pedagógica, que visa emergir e induzir o aperfeiçoamento do estudante de graduação a práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica.

Tamilis Nascimento Farias
Diretora Geral do D.A.
Graduanda de licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ainda não escolheu qual a sua habilitação, mas possui grande interesse na área de Literatura. Ingressa em 2020.1, optou pela licenciatura em Letras, pois sempre teve uma inclinação pela área da educação..
Prestou apoio e assistência na coordenação do projeto CineOriki, projeto cultural desenvolvido por membros deste Diretório e apresentado aos alunos no final de 2020.

Alexsandro de Jesus Souza
Diretor Acadêmico do D.A.
Graduando do curso de Letras, com habilitação em Libras e suas Literaturas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Monitor do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT) e do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI), ambos programas ligados à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É autor e coordenador do Projeto de Extensão Raízes da Cultura e Identidades Surdas, tendo como orientadores o Prof. Me. Charles Lary Marques Ferraz e Profa. Me. Poliana da Silva Lima Andrade. Tem se dedicado às pesquisas na área da Literatura Surda e Aquisição da Língua e Linguagem da Criança Surda. Última publicação – (Pág 17) do livro: Navegando entre ilhas: experiências do isolamento em tempo de pandemia – Autoras / Org.: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho e Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins Ano: 2020.

Elivelton dos Santos Melo
Diretor@ de Movimentos Estudantis do D.A
Graduando em Letras, com habilitação em Libras e suas Literaturas pelo Centro de Formação de Professores - UFRB (ingresso em 2017.2). É bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB (2020-2021), desenvolve pesquisa acerca do tema Alteridade, na área de Literatura Africana em Língua Portuguesa. Participou do Grupo de Pesquisa LITERÁFRIKA (CNPq) (2018-2021), coordenado pelo professor Dr. Silvio Paradiso. Atualmente integra o Projeto de Pesquisa Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: perspectivas teóricas e metodológicas (LANMO-UNAM), coordenado pela Dra. Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal. Tem se dedicado a pesquisar os materiais orais produzidos pelos Griôs do Território Guerém (zona rural de Valença - BA), sendo membro do Fórum Territorial de Educação do Campo do Baixo Sul da Bahia.

Emerson Cerqueira Ribeiro
Diretor Sócio-Cultural do D.A.
Graduando da licenciatura em Letras no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mesmo sendo ingressante (2020.1) no curso, esteve presente em diversos minicursos, palestras e eventos temáticos oferecidos pela UFRB, até aquele momento fazendo parte da comunidade externa. Tem predileção pela Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, além de ser um grande entusiasta da poesia e enxergá-la, no contexto da educação primária, como uma viabilização para despertar a curiosidade e interesse nos estudantes. Também tem interesse pela Língua Inglesa.