Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de pesquisa

DisSocie
GPELI
GEPPOP
HIIPERJOR
PortS

 

 

Grupo de Pesquisa LinLet - Língua(gem), Letramentos, Diversidade e Formação Docente

Líder: Adriana Dalla Vecchia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-líder: Jakeline Aparecida Semechechem (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Acesse aqui para mais informações.

 

Grupo de pesquisa AnALiSi- Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais

Líder: Emmanuelle Félix dos santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-líder: Fabíola   Morais Barbosa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais- AnALiSi é um espaço de Estudo, Pesquisa e Extensão em Língua de Sinais situado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa. Ele surge da necessidade de consolidar os estudos voltados para o campo da Língua de Sinais e demais discussões relacionadas aos Surdos dentro do Recôncavo da Bahia e ampliar o diálogo com as pesquisas desenvolvidas a nível nacional. Os estudos desenvolvidos buscam auxiliar a comunidade acadêmica, em especial os licenciandos em Letras da UFRB com habilitação em Libras, e a sociedade como um todo na quebra de paradigmas que circulam nessa área de conhecimento. Atualmente o grupo tem desenvolvido suas atividades por meio de quatro linhas de pesquisas, a saber: Estudos linguísticos das Línguas de Sinais; Estudos sobre Educação Bilíngue para surdos; Ensino, aprendizagem e aquisição da Libras e Cultura e identidade no ensino e aprendizagem da Libras. 

Acesse aqui para mais informações.

 

Grupo de pesquisa LEIA

Líder: Mônica Gomes da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vice-líder: Erica Bastos da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) se destina a investigar e criar ações relacionadas à articulação entre leitura e escrita, conjugando uma abordagem que reflita sobre a importância da arte para a formação identitária e como possibilidade de fruição estética. Nesse sentido, busca-se refletir sobre a relevância da capacidade de compreender e se expressar por meio da leitura e da escrita, entendidas aqui como um processo primordial da constituição do sujeito, tanto do ponto de vista social, propiciando condições de empregabilidade e engajamento político, quanto do ponto de vista psíquico, no processo de formação e humanização, o qual é potencializado pelos recursos característicos das obras de arte. Partindo de uma concepção mais ampla de leitura, para além da decodificação e compreensão de textos escritos, o grupo se volta para as artes literária e cinematográfica, contemplando, também, a leitura de textos imagéticos e sonoros. O escopo do grupo é o de promover debates, estudos e estratégias para a melhoria do ensino que ajudem a quebrar os paradigmas de alienação e segregação a que estão sujeitos aqueles que não alcançaram a proficiência completa das habilidades de leitura e escrita, bem como excluídos da fruição de bens culturais, considerados eruditos e distantes da realidade popular.

Acesse aqui para mais informações.

Fim do conteúdo da página