proinfo-300x225

O Governo Federal está promovendo a instalação de 324 mil computadores em escolas de 5 mil municípios brasileiros para promover a alfabetização digital. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) adota sistema operacional Linux e conta com a participação da empresa canadense Userful. Conforme o Ministério da Educação e Cultura, o investimento chega a R$ 293 milhões em escolas urbanas e R$ 23,960 milhões em escolas rurais.

Devido ao preço das licenças de software nos países emergentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), as soluções de código aberto ajudam a dar mais perspectivas para se cruzar  abismo digital. A revista norte-americana Huffington Post publicou matéria sobre o ProInfo, em que cita a ajuda online gratuita da comunidade Linux brasileira como alternativa ao robusto mercado que a Microsoft desenvolveu aqui. O blog Open Source Diary analisa a interface e as configurações dos computadores sendo instalados em nossas salas de aula.

Fonte: http://startupi.com.br/2009/proinfo-governo-bota-estudantes-online-com-open-source/