linux1 Texto de Rodrigo Flores: Muitas universidades só cumprem o papel de ensinar coisas a seus alunos. Não que isso não seja bom. Ao meu ver é pouco. Imagine se sua universidade dispusesse de ferramentas para melhorar a interação entre seus estudantes e professores? E não digo somente faculdades de exatas. Qualquer tipo de faculdade. Aqui sugiro alguns softwares livres que uma universidade poderia utilizar para melhorar a interação entre seus estudantes, ajudá-los a construir conhecimento e melhorar sua produtividade. Requisitos ? Um servidor e um administrador de redes.
  • Mailman : Imagine como seria útil os alunos conversarem entre si por meio de uma lista de discussão? O assunto pode ser a matéria da próxima prova, ajuda mútua em trabalhos ou até mesmo o vídeo novo engraçado do Youtube. Minha turma possui uma lista de discussão muito ativa e isso é muito interessante.
  • Wiki : Um wiki é uma coisa muito intessante, pois começa vazia e o conteúdo vai sendo construído pelos alunos. Claro que exige que as pessoas contribuam bastante. O curso de ciências moleculares da USP possui um e é muito interessante. A quantidade de informações sobre as matérias e sobre o curso que você encontra ali é gigantesca.
  • Controle de Versão (SVN, CVS ): Imagine os alunos poderem controlar as versões de seus trabalhos e poderem retornar a uma versão antiga, salvando backups a cada versão? O pessoal de um curso de exatas pode se beneficiar muito disso, gerenciando as versões de programas e diretórios.
  • Moodle ; O Moodle é uma ferramenta de ensino a distância, mas pode ser muito bem aplicada a cursos presenciais. Um exemplo é a submissão de programas em um curso de computação ou de relatórios num curso de laboratório. Pode ainda avisar os alunos das notas de prova e servir como um registro das atividades de um curso. È uma excelente ferramenta na interação professor-aluno que possui muitos recursos como fórum, wiki, chat e etc. O IME-USP e a PUC-SP já usam.
  • Jabber : Um instante messenger da universidade para os alunos pode ser bastante interessante. O Jabber é um protocolo aberto de Instant Messenger, com muitas opções livres de servidor como o Open Fire.