As Coisas da Cibercultura 3 - “Arte e Tecnologia nas Universidades Brasileiras” Mesa redonda com Gilbertto Prado (USP), Yara Guasque (UDESC) e Karla Brunet (UFBA) CAHL – UFRB/Cachoeira - Bahia Dia 04/06/2012 - das 14 às 18h. das 16 às 18hs Inscrição (até 03/06) on line: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGsxR1NfT1dLZXR0cGNaUm53aXRKa1E6MQ Evento gratuito Realização: LinkLivre - UFRB Coordenação: Jarbas Jácome/Cláudio Manoel Nesta edição, contamos com a presença e palestras dos pesquisadores Gilberto Prado (USP), Yara Guasque (UDESC) e Karla Brunet (UFBA) em formato de mesa redonda sobre o tema “Arte e Tecnologia nas Universidades Brasileiras”. AS COISAS DA CIBERCULTURA é um evento sistemático e objetiva trazer para a reflexão as práticas que conectam arte, tecnologias, ética, inteligência coletiva, práticas colaborativas, comunicação e multimeios em plataformas e rede digitais. O evento é uma ação do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios-LinkLivre (UFRB/CNPQ). O Linklivre abriga atividades de pesquisa e extensão que envolvem o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, sua relação com a comunicação, multimeios, tecnologias e produção artísticas, formação, produção de subjetividades e cibercultura. As relações entre tecnologia, comunicação, arte e sociedade, baseadas na cultura digital, pautada por conhecimento, informação, produção cooperada, interatividade, criatividade, inovação, plataformas e softwares livres, tecnologias sociais, cultura libertária, creative commons etc. Atividades de pesquisa, capacitação e disseminação do uso do software livre; colaboração com redes de desenvolvimento e ativismo; produção em comunicação e design, desenvolvimento de produtos experimentais em arte e multimídia a partir do uso de ferramentas livres. Sobre os palestrantes: GILBERTO PRADO - Artista multimídia, estudou Engenharia e Artes Plásticas na Unicamp e em 1994 obteve seu doutorado em Artes na Universidade de Paris 1 Panthéon Sorbonne. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior como XVI Bienal de São Paulo, (setor: Mail Art, 1981); Welcomet Mr. Halley , Paço das Artes (1985); City Portraits/Art-réseaux, Galerie Donguy (1990); Mutations de limage, Vidéothèque de Paris (1994); Arte e Tecnologia no MAC-USP (1995), Mediações no Itaú Cultural (1997), City Canibal, no Paço das Artes SP (1998), II Bienal do Mercosul (1999), Link_Age / MECAD, Barcelona; 9º Prix Möbius International des Multimédias, Pequim (2001); XXV Bienal de São Paulo (Net Arte, 2002); >=4D , CCBB - Brasília (2004); Corpos Virtuais no Espaço Telemar, RJ; Cinético Digital no Itaú Cultural (2005); com o Grupo Poéticas Digitais na mostra Interconnect@ between attention and immersion, ZKM, Karlsruhe Alemanha (2006); Memória do Futuro, Itaú Cultural (2007); Chain Reaction, Museum of the City of Skopje, Macedonia (2008); Bienal: Arte Nuevo InteractivA 09, Museo de la Ciudad, Mérida, Yucatan, México (2009); Galeria Expandida, Luciana Brito, São Paulo; Emoçao Art.ficial 5.0, Itaú Cultural (2010) e EmMeios#3, Museu Nacional da República, Brasília (2011). Publicou em 2003 o livro Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário , pelo Itaú Cultural. Foi Professor do Instituto de Artes da Unicamp e Professor Convidado da Universidade de Paris 8 (2004 e 2006). Desde 2001 é Professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA USP, onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e atualmente é Professor Titular e Chefe de Departamento. www.gilberttoprado.net KARLA BRUNET - Karla Brunet possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Letras-Português-Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1992), especialização em História e crítica da arte eletrônica Mecad (Espanha, 2004), mestrado - D. E. A. - Comunicación Audiovisual y Publicidad - Universitat Pompeu Fabra (Espanha, 2003), mestrado - Master in Fine Arts Fotografia - Academy Of Art College (EUA, 1996), doutorado em Comunicação Audiovisual - Universitat Pompeu Fabra (Espanha, 2006) e pós-doutorado em Cibercultura Pós-Com/UFBA (2007-2009). Atualmente é professora do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cibercultura, Arte Digital, Arte e Tecnologia e Fotografia. Yara Guasque - Possui graduação em Licenciatura Plena Em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1979), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Foi pesquisadora visitante durante seu estágio de doutoramento no Media Interface and Network Design, MINDLAB, sob orientação do Dr. Frank Biocca, pesquisador de telepresença e diretor do MINDLAB, da Universidade Estadual de Michigan, MSU, nos anos de 2001/2002. Atualmente é professora associada 6 da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Telepresença, atuando principalmente nos seguintes temas: telepresença, teleperformance, imersão, arte e tecnologia e arte. Membro fundador do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, ABCiber.