trilha04

Acontece o II Ciclo de Oficinas do Sonatório - Oficinas de Som. Essa semana estão abertas as inscrições para a oficina de Musica Generativa e Composição Assistida por computador (Introdução ao PureData) com o professor do CECULT/UFRB, Guilherme Soares.

Faremos uma introdução a ferramentas computacionais para manipulação e síntese de timbres até chegarmos no limite da amostra sonora como fonte de matéria composicional e a possibilidade de uma música que deriva de permutações de poucas restrições iniciais. Exploraremos fenômenos psicoacústicos dos pressupostos culturais que definem elementos como "notas", "acordes", "escalas" e pensaremos para além destes limites.

Trabalharemos com permutações de intervalos e séries de notas, pensando relações de simetria, consonância vs dissonância e uso granular vs referencial de amostras sonoras.

A oficina inclui uma noção introdutória a sintaxe da linguagem de programação PureData, explorando também bibliotecas e objetos disponibilizados por seus desenvolvedores e colaboradores.

Inscrições até quarta, 15/fevereiro, em:
www.sonatorio.org/eventos