Foi lançado pela Editora da UFRB (EDUFRB), como um dos cinco volumes da "Coleção Recôncavo", o e-book "A comunicação dos mapas", de autoria de Antônio Heleno Caldas Laranjeira, pesquisador do grupo LinkLivre (CNPq-UFRB).



O livro apresenta um estudo de caso ampliado sobre as apropriações das tecnologias da informação e comunicação (TICs) realizadas pelo projeto MapaRec do grupo Link Livre, em um estudo de caso ampliado que revela como o processo de mapeamento colaborativo da cidade de Cachoeira com OpenStreetMap nos últimos 10 anos superou quantitativamente e qualitativamente o Google Maps, a mais famosa plataforma de mapas da atualidade.

A pesquisa de autoria de Antônio Heleno Caldas Laranjeira, egresso do curso de Comunicação da UFRB e mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresenta uma síntese econômica, política e cultural dos processos sociais que assemelham a implementação do CAHL/UFRB (de 2007 à 2017) e o processo fixação dos primeiros indígenas e portugueses no território tombado, hoje ocupado pelo centro histórico de Cachoeira.

Como saldo, este trabalho dialético entre os mapas do passado e do presente revaloriza o futuro. O autor aponta na direção da teoria social crítica a partir do método interdisciplinar de análise dos "contrastes cartográficos"; ou seja, possibilita novas pesquisas sobre esse tema na Geografia e na Comunicação, e aponta novas práticas de educação a distância (EAD) para o fomento de práticas multidisciplinares (em português) em diversas pesquisas e ações pelo Brasil.

Contato com o autor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.