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O curso

PrimeiraTurma

O curso de Licenciatura em Música Popular do CECULT - UFRB, pretende oferecer uma formação ampla e estrutura curricular flexível, promovendo assim uma autonomia artística, pedagógica e intelectual do aluno. Dentro deste contexto, e na perspectiva de formar um profissional capaz de exercer atividades profissionais relacionadas à prática musical (executar um instrumento, compor, reger e escrever arranjos) e também a docência nos contextos de ensino formal e informal da educação musical, e na perspectiva de contemplar as especificidades culturais do Recôncavo Baiano, elaboramos o presente projeto: uma proposta pedagógica que consolidará uma integralização curricular flexível para um curso de Licenciatura em Música Popular, com duração mínima de oito semestres (quatro anos) e máxima de doze semestres (seis anos). Os Princípios que nortearão a formação do profissional licenciado em música estão em consonância com os princípios gerais do ensino de graduação do CECULT e da UFRB:

  1. Interdisciplinaridade: busca-se a superação da fragmentação curricular a partir de ações no interior de cada disciplina, no eixo curricular, nos projetos curriculares e na extensão e pesquisa.
  2. Flexibilização: o número reduzido de pré-requisitos, os componentes curriculares optativas, semi-optativas e facultativas, os projetos curriculares e atividades complentares conferem a flexibilidade curricular e promovem a autonomia do graduando no seu próprio processo de formação.
  3. Articulação entre teoria e prática: consideramos a prática como referência básica, e a teoria e a práxis reflexiva como possibilidades de expansão e aprimoramento da prática.
  4. Inovações curriculares: Os cursos superiores de música no Brasil seguem o modelo dos conservatórios musicais Franceses, atualmente desatualizados. Nossa proposta interdisciplinar pulverizou componentes curriculares como “Percepção Musical”, “Análise Musical”, “Forma e Estruturação Musical” em componentes novos e antigos, tornando desta maneira o ensino mais integrado, contextualizado e atualizado.
  5. Ênfase na Música Popular Brasileira: estudos direcionados à realidade sociocultural da Música Brasileira, sem, no entanto, optar por um recorte simplista como ocorre na maioria dos cursos de música popular, e sem necessariamente estar ligado a nomenclatura do componente curricular. Conhecer, refletir e produzir música brasileira e do recôncavo baiano significa não o xenofobismo, mas a sistematização de um conhecimento ainda pouco desenvolvido dentro da academia, além da superação de uma condição ainda de colonizados.
  6. Ruptura do conceito de “dom musical”: A compreensão de que as práticas e os fazeres musicais não estão restritas a pessoas dotadas, superdotadas, sendo uma área de conhecimento compatível e viável para uma formação cultural e humanística ampla, reforçando assim o pressuposto de que a educação musical é algo viável para todas as pessoas.
  7. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: Os conhecimentos construídos na universidade devem estar articulados com as dimensões da sociedade, através do desenvolvimento de atitudes investigadoras e instigadoras por parte dos estudantes.
  8. Relativização, contextualização e criticidade: Compreensão de que a construção do conhecimento musical, em seus diferentes recortes, é socialmente construído e historicamente situado, portanto, relativo.CECULT
  9. Ênfase na Criação/ Performance /Apreciação Musical: Os conteúdos podem ser transversalizados dentro de componentes que abordem aspectos de criação, performance e apreciação musical, dentro de um contexto contemporâneo e interdisciplinar.

Mercado de Trabalho


Os licenciados em Música Popular Brasileira poderão atuar em escolas de ensino fundamental e médio, escolas livres de música, conservatórios de música, escolas especiais, universidades, organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade civil, e atuar em projetos e programas especiais de educação musical, filarmônicas, orquestras, rádios e/ou campos de atuação afins.

 

Licenciatura em Música Popular Brasileira (MPB-LIC/CECULT/UFRB)


Vagas: 30 (anuais)
Período: vespertino
Duração do curso: 4 anos
Formas de Ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SISU) / Portador de Diploma / Transferência Interna ou Externa e Egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT)


Contato


Licenciatura em Música Popular Brasileira (MPB-LIC)
Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB)
Campus Pedro Lago
R. Gen. Argôlo, S/n - Sacramento, Santo Amaro - BA, 44200-000
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: mpblic.ufrb
Facebook: https://www.facebook.com/mpblic20
Site: https://www2.ufrb.edu.br/lmpb/

 


Dados Gerais

 

DENOMINAÇÃO DO CURSO: Licenciatura em Música Popular Brasileira

MODALIDADE: Presencial

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS: 30 vagas anuais

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Vespertino

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES

Proporções de conteúdos de Formação:

 

Formação Geral, Humanística e Interdisciplinar: 408h

Formação Específica Musical: 1445h

Eixos de Conteúdos Obrigatórios:   

Fundamentos da Prática e da Reflexão Pedagógico Musical: 697h

Trabalho de Conclusão de Curso: 85h

Estágio Curricular Obrigatório: 408h

Carga Horária Total de Obrigatórias: 3043h

Optativas (Conteúdos diversos): 272h

                         

Atividades Complementares: 200h

 

Carga Horária total do Curso: 3.515h

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

Tempo Mínimo: 8 semestres

Tempo Médio: 10 semestres

Tempo Máximo: 12 semestres

FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada - SISU/Portador de Diploma/ Transferência Interna ou Externa, Egressos do BICULT)

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