Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual

LEAA logo

 

O Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo) é um  espaço de extensão e de pesquisa que atua por meio da educação comunitária e das  práticas de documentação, criação de produtos (textuais, visuais e sonoros), e da preservação de acervos audiovisuais sobre música e cultura do Recôncavo baiano.
O LEAA pretende manter-se como lugar de criação, ações e pensamento coletivo (pesquisadores, estudantes, colaboradores, artistas e mestres). Os projetos do Laboratório  são desenvolvidos de forma a estimular o encontro entre a academia, instituições ligadas ao Estado, e os saberes populares e tradicionais, o que contribui para o diálogo e troca entre pessoas de diferentes níveis de ensino simultaneamente. Isso proporciona às equipes de trabalho interdisciplinares, multiplicar conhecimentos a partir do convívio cotidiano, e necessário, com atribuições diversas como agenda de atividades, reuniões técnicas, trabalhos de campo e laboratório, ações educativas ou comunitárias e apresentação de resultados e projetos. O Laboratório tem também o compromisso de fazer voltar às comunidades cópias dos acervos audiovisuais documentados por sua equipe e que são depositados e salvaguardados no Arquivo de Som e Imagem Dalva Damiana de Freitas.

LEAA02

 

LEAA09

 

 

Arquivo de Som e Imagem Dalva Damiana de Freitas

 logo arquivo

O  Arquivo de Som e Imagem Dalva Damiana de Freitas é um espaço de preservação da música e da cultura afrobrasileira no Recôncavo baiano. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2003  pelo Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo) em parceria com sambadores, sambadeiras, educadores e artistas ligados à Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas e Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo. Esse Arquivo compreende acervos audiovisuais de documentação e de pesquisas importantes relacionados ao patrimônio imaterial do Recôncavo baiano nas mais diversas manifestações: formas de expressão, celebrações, saberes e lugares.

trabalho de campo leaa boa morte caroline moraes2

 

 

Grupo de Estudos Interdisciplinares Ernestina Santos Souza

logo ernestina

 

Grupo de Estudos que reúne pesquisadores, docentes e discentes da UFRB, de outras IES, entre outrxs interessadxs para estudos de temas de pesquisas, discussão de textos, e realização de eventos acadêmicos virtuais e presenciais. Ligado ao Grupo de Pesquisa e Programa de Extensão Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo), o Grupo de Estudos Interdisciplinares Ernestina Santos Souza realiza reuniões quinzenais em plataformas digitais. O nome do grupo é uma homenagem a Ernestina Santos Souza, mulher do Partido Alto, sábia e de conhecimento profundo sobre o samba de roda, candomblé de orixás e de caboclo. Dona Ernestina, que pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, faleceu em 2004. 

 LEAA05

 

Coordenadora: Dra. Francisca Helena Marques

Instagram:  leaareconcavooficial 
Facebook: leaa.reconcavo

https://leaareconcavo.wordpress.com/ 
https://soundcloud.com/leaa-reconcavo



Fim do conteúdo da página