Portal do Governo Brasileiro

ET AGRONOMIA CONHECE PROPRIEDADES PRODUTORAS DE CACAU DURANTE VISITA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE VALENÇA

No dia 28 de setembro de 2017, o grupo PET Agronomia UFRB realizou uma visita técnica à comunidade da Derradeira, localizada no município de Valença, com intuito de conhecer modelos de Sistemas Agroflorestais apoiados pela CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

A visita iniciou com as boas vindas oferecidas por Antônio Jorge Menezes, Chefe do Escritório Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural da CEPLAC / Valença, onde o mesmo apresentou as características ambientais da Costa do Dendê, contextualizando o potencial produtivo da região com base em suas condições edafoclimáticas.

Logo em seguida, o Engenheiro Agrônomo José Geraldo Chagas realizou uma palestra sobre os sistemas agroflorestais (SAF), principais modelos de SAF, desafios da lavoura cacaueira e outros aspectos da cultura.  Depois da palestra realizou-se uma visita a campo para visualização in loco das práticas mais comuns da cultura do cacaueiro.  Outra visita foi realizada a uma área de referência em produtividade e boas práticas de manejo e conservação de solo e água, pertencente ao Engenheiro Agrônomo José Geral Chagas.

Os participantes avaliaram as visitas como de grande importância para a formação profissional. A petiana Camila Silva, 23 anos, confessa: “Foi uma experiência ímpar que o PET me proporcionou, o contato com profissionais comprometidos e experientes, nos mostra a importância de compartilhar mais momentos com quem realmente pratica só assim nos tornaremos profissionais diferenciados”.

 IMG-20171002-WA0098  IMG-20171002-WA0006  
WhatsApp Image 2017-10-05 at 5.02.30 PM 1 WhatsApp Image 2017-10-05 at 5.02.38 PM