Portal do Governo Brasileiro

ATIVIDADES DE EXTENÇÃO

 

SEMINÁRIOS  CIENTÍFICOS

A atividade consiste na realização de seminários quinzenais com duração de uma hora (40 minutos para preleção e 20 minutos para discussão) onde são apresentados resultados de projetos de pesquisa, artigos científicos, comunicados técnicos e atualizações sobre temas relevantes à formação acadêmica dos estudantes dos diversos cursos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB (Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Biologia, Engenharia Ambiental e Zootecnia). Trata-se de atividade de integração ensino/ extensão, que possibilita a oportunidade para a discussão de temas atuais e relevantes para a formação complementar do bolsista. Serve também como treinamento dos bolsistas e integração com a comunidade acadêmica, além de exemplo para que os estudantes ouvintes possam sentir-se estimulados a participar de atividades semelhantes ao PET. Esta atividade também contribui para a divulgação dos resultados de pesquisa gerados pelos projetos nos quais os bolsistas do grupo participam.

ATO COMEMORATIVO PELO DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Trata-se de evento de extensão, realizado anualmente pelo grupo em parceria com o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Marcos Roberto Silva com apoio da  Fundação AGRISSUS. Tem como objetivo comemorar o DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, sensibilizando estudantes, produtores rurais e público em geral para a importância dos recursos naturais solo e água  para vida. Sempre realizado durante o mês de abril, a organização desta atividade é uma oportunidade ímpar para que os alunos possam participar coletivamente da organização de um evento de grande porte, contando com a participação de palestrantes de outras universidades e instituições. O evento demanda grande esforço e dedicação para que todas as atividades possam ser realizadas, visto que durante o mesmo ocorre desde palestras até demonstrações e atividades de campo.

COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DO PET AGRONOMIA

Em 2018 o PET AGRONOMIA UFRB completa 30 anos de existência, justificando-se a realização de uma série de eventos para marcar a trajetória de sucesso do grupo na execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, serão criados um selo comemorativo e realizados uma série de atividades culturais específicas marcantes desse período.

MURAL TEMÁTICO

O Mural do grupo tem como objetivo estimular a reflexão sobre temas atuais para formação de opinião social e ou de interesse para a comunidade acadêmica. O MURAL possui periodicidade bimensal. São elaborados por duplas de bolsistas e permanecem publicados por dois meses em dois espaços da Universidade, no Pavilhão de Aulas II e na Reitoria. Os temas  são escolhidos livremente pelos discentes, os quais durante a elaboração realizam sessões tutoriais para finalização.

BOLETIM INFORMATIVO

O BOLETIM INFORMATIVO tem periodicidade semestral é editado pelo grupo desde sua fundação (27 anos). Serve para registro e divulgação das atividades realizadas pelo grupo no semestre anterior.  Também contempla um espaço para artigos de assinatura, os quais são elaborados pelos bolsistas do grupo. Possibilita também o desenvolvimento de habilidades relacionadas à redação de artigos de opinião e jornalísticos. Os dois veículos de comunicação são avaliados pelo grupo, considerando como elementos de avaliação a periodicidade, o tema proposto, sua contextualização e apresentação visual. Consulte aqui alguns dos nossos BOLETINS