Portal do Governo Brasileiro

O PET Conexões de Saberes Socioambientais participa e desenvolve ativades apoiado no tripê Ensino, Pesquisa e Extenção. Todas as atividades podem ser acompanhadas pelas nossas redes sociais.  

 

Debates sobre Sociedade e Conservação da Natureza - Edição 2023

Em 2023 o PET Socioambientais da UFRB promoveu a atividade intitulada Debates Sobre Sociedade e Conservação da Natureza. Esta atividade proporcionou a troca de saberes e experiências entre os integrantes do grupo e profissionais detentores de experiências relevantes ligadas a temáticas Sociedade e Conservação da Natureza. Foram realizadas 4 ações durante o ano, organizadas na forma de rodas de conversa entre os(as) petianos(as) e profissionais detentores de experiências relevantes ligadas aos temas propostos. Os eventos foram abertos ao público e realizados no formato presencial. O primeiro debate versou sobre o tema "Contribuições da Educação do Campo para Superação de Desafios Socioambientais" e teve como debatedora convidada a Profa. Terciana Vidal Moura do Centro de Formação de Professores da UFRB. O segundo debate tratou do tema "Manguezais do Recôncavo" e o debatedor foi o professor Renato de Almeida do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da UFRB. O terceiro debate foi mediado pelas acadêmicas Clarisse Silva Vitória e Jéssica Duarte da Silva que abordaram o tema "Gestão das Águas". O último debate versou sobre o tema "O Pensar Sustentável e o Fazer Sustentável: Expectativas da Vida Humana e da Vida Silvestre" abordado pelo Prof. Vanderlei da Conceição Veloso Junior do CCAAB/UFRB. Todos os debates contaram com a participação de público externo que foi devidamente certificado. Confira abaixo registros destas atividades:

 

Card 1  Card 2  Card 3   Card 4
 Registro 1  Registro 2  Registro 3  Registro 4

 

 Atividades de Capacitação

 

capa campanha

INTEGRAPET: DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Essa atividade foi realizada em 2021 e teve natureza reflexiva, formativa e interventiva e tratou de temas relacionados a promoção do desenvolvimento regional, a partir da compreensão de dimensões históricas, sociais, políticas, ambientais, econômicas, culturais e éticas que afetam diretamente os modos de vida e a sustentabilidade da população do Recôncavo da Bahia. A atividade foi realizada de forma integrada pelos seguintes grupos PET da UFRB: PET Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento; PET UFRB e Recôncavo em Conexão e o PET Conexões de Saberes Socioambientais. Além disso a atividade também contou com a participação de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social – PPGGPPSS da UFRB. A atividade teve como objetivo promover o debate e a análise crítica do desenvolvimento regional, estimulando a elaboração de propostas de ações de intervenção, através da adoção da estratégia da multilinguagem; como uma forma de pensar em caminhos à solução (ou a minimização) dos problemas que colocam obstáculos à sustentabilidade do povo do Recôncavo da Bahia. A Etapa 1 teve caráter formativo e foi concretizada por meio da realização de quatro Seminários Temáticos aplicados pelos estudantes de pós-graduação do PPGGPPSS e coordenados pelos tutores dos três grupos PET participantes. O primeiro Seminário teve como tema central “Água: indicador de desenvolvimento humano”. O segundo Seminário tratou do tema “Viver e cidadanear no Recôncavo: dilemas e perspectivas sobre trabalho, educação em saúde e previdência social”. O terceiro Seminário versou sobre o tema “Políticas de desenvolvimento rural e ambiental no Recôncavo da Bahia: contribuições de um mestrado profissional”. O quarto Seminário abordou o tema “Formação para ação” onde os bolsistas foram orientados sobre a segunda etapa da atividade integrada denominada de “Proposta Interventiva”, nela os bolsistas dos três grupos foram organizados em equipes de três integrantes, sendo cada um pertencente a um dos grupos PET vinculados a atividade, como forma de ampliar a integração. A Etapa 3 do IntegraPET consistiu na realização de um evento de culminância para apresentação das produções realizadas pelas equipes e promoção de trocas de experiências e avaliação de toda a atividade. Cada equipe produziu um relatório de atividades e entre os produtos elaborados destaca-se: material informativo para uso em campanhas sobre segurança alimentar e produção de série podcasts sobre o tema Economia Solidária no Recôncavo (Episódios 01, 02 e 03).

curso texto

CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS (2019)

O curso foi realizado com intuito de desenvolver nos participantes a prática de ler e escrever textos científicos de maneira mais crítica e reflexiva, evitando assim, que seja apenas repassada a informação lida, sem que haja análise e formação de um pensamento acerca da nova informação obtida. A atividade foi dividida em três etapas: 1- Leitura previa do texto a ser trabalhado; 2- Análise em grupo do material em questão; 3- Escrita individual acerca do tema debatido. O curso foi ministrado pela professora do CCAAB/UFRB Rosilda Arruda Ferreira.

curso r  

CURSO DE "INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SOFTWARE R" (2019)

 O software R oferece uma variedade de análises estatísticas, para as mais distintas áreas do conhecimento, como engenharias, biologia, genética, ciências agrárias, ciências sociais, etc. Com a grande quantidade de ferramentas estatísticas disponíveis é possível manipular uma enorme diversidade de dados de forma eficaz e precisa. Sendo assim, a proposta do curso surgiu da necessidade de se aprimorar conhecimentos acerca do programa. O curso foi ministrado pela professor Jair Wyzykowski, no Pavilhão de aulas II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em abril de 2019.

 pro.jpg  

MINICURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS (2018)

O curso foi ministrado pela professora Dra. Maria Lúcia Sodré, no Pavilhão de Aulas II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no dia 20 de julho de 2018. Este curso foi proposto pelos bolsistas do PET Conexões de Saberes Socioambientais por sentirem a necessidade de adquirir conhecimento sobre as técnicas corretas de se elaborar e executar um projeto de pesquisa acadêmica, visto que esse é um passo necessário para a formação. O curso teve a participação de bolsistas do PET Socioambientais, bolsistas dos demais PETs do CCAAB/UFRB e público externo.

   

MINICURSO SOBRE EXCEL (2018)

O Minicurso de Excel, ministrado pelo professor Júlio Silva, na sala do PET e em sala do Pavilhão de Aulas I localizada no Pavilhão de Aulas II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nos dias 28 de julho e 18 de agosto de 2018. Este curso foi oferecido tanto as integrantes do Grupo PET Conexões de Saberes Socioambientais quanto a comunidade acadêmica.

   

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CURRICULO LATTES (2018 e 2019)

Em 2018 o curso foi ministrado pelo Licenciado em Biologia e Petiano egresso do grupo, Uilian Santana, no Laboratório de Informática do Pavilhão de Aulas I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no dia 06 de Julho de 2018. O curso contou com a presença de participantes do Grupo PET Socioambientais e integrantes de outros PETs do CCAAB, e também a comunidade acadêmica interessada. Em 2019 o curso foi ministrado pelo Prof. Alexandre Almassy, Tutor do PET Socioambientais. Cocorreu na sede do PET na sala 114A e teve não somente a participação dos petianes do grupo mas de estudantes de graduação de diferentes cursos da UFRB.

  

 Visitas Técnicas

Parque das Dunas de SSA

 VISITA TÉCNICA GUIADA AO PARQUE DAS DUNAS - SALVADOR - BA (2023)

O Parque das Dunas fica localizado na Área de Proteção Ambiental - APA do Abaeté entre Salvador e Lauro de Freitas - BA, possui uma área de 6 milhões de metros quadrados. Devido ao ecossistema de restinga é possível a fixação das dunas e desenvolvimento da fauna e da flora local. O Parque é administrado pelo grupo UNIDUNAS, entidade sem fins lucrativos, nele são realizadas visitas e incentivos às pesquisas científicas no local a fim de promover um trabalho de educação ambiental com escolas, comunidades, centros técnicos e Universidades. A visita técnica guiada ao Parque das Dunas permitiu que os bolsistas do PET Socioambientais observassem como as dunas de areia ajudam a manter a regulagem do microclima da região, promovem barreira natural contra a erosão costeira, são habitat de diversas espécies e podem ser exploradas em ações de ecoturismo focado no viés da sustentabilidade. O grupo foi apresentado ao projeto "Conhecer para Conservar", que existe a 28 anos com a realização de ações ligadas a visitação em trilhas para os diferentes públicos. O Parque das Dunas conta com 14 lagoas perenes e diversas intermitentes em toda sua extensão e que contribuem de maneiras específicas para a biodiversidade e equilíbrio do ecossistema ligados diretamente com a flora. O Parque das Dunas é caracterizado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e é mantido apenas com a arrecadação proveniente das doações de seus visitantes. A área já sofreu muito com pressão imobiliária ligadas diretamente aos condomínios e ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, mas hoje se encontra mais consolidada e respaldada perante a legislação.

Museu Cidade da Musica da Bahia

 VISITA TÉCNICA GUIADA AO MUSEU CIDADE DA MÚSICA DA BAHIA - SALVADOR - BA (2023)

 Como forma de reconhecer a valorização de aspectos culturais das comunidades que vivem na Bahia, os bolsistas do PET Socioambientais tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Museu Cidade da Música da Bahia, situado na capital do estado. O imóvel que abriga o museu foi completamente recuperado pela Prefeitura de Salvador e apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos. Os bolsistas tiveram a oportunidade de visitar os quatro pavimentos do museu, cuja imersão dos visitantes é proporcionada através de moderna tecnologia. No piso térreo os bolsistas visitaram a biblioteca, midiateca e centro de pesquisa. Os pavimentos superiores abrigam acervos permanentes. No primeiro andar da Cidade da Música, os bolsistas exploraram a exposição “A Cidade de Salvador e Sua Música”, que retrata bairros da cidade e suas músicas, histórias, depoimentos e novas tendências. No segundo andar foi possível conhecer a exposição “História da Música na Bahia” com nove cabines de vídeos, além de três salas. O último pavimento da Cidade da Música da Bahia ofereceu entretenimentos educativos, inclusive uma sala especial de demonstração de um set de percussão onde as pessoas sentam em volta da mesa central. Um monitor do espaço cultural fez uma aula show com a participação final de todos os visitantes.

 CUCA

VISITA TÉCNIA GUIADA AO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE - CUCA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - FEIRA DE SANTANA - BA (2023)

 

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) é estruturado e organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e é responsável por uma série de ações artístico culturais voltadas a comunidade.
Fundado em 1995, o CUCA tem como propósito, fomentar a produção e divulgação da cultura em suas diferentes faces e expressões na cidade de Feira de Santana e região, promovendo a divulgação cultural e o estímulo a formação de novos talentos. Contribuindo não apenas para a arte e cultura, como também, o acesso aos saberes artísticos e culturais para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Uma vez ao ano, o CUCA realiza o evento Aberto das Artes. O evento tem a iniciativa de abrir espaço para apresentações e exposições de diversas linguagens artísticas. As atividades estão voltadas tanto para os estudantes do Centro como propostas de atividades inscritas pelo público em geral. Essa experiência ocorre nos espaços expositivos da unidade, nos palcos do teatro universitário e de arena, nos museus e salas do espaço. O evento expositivo fica aberto para visitação do público em geral. Nesta visita técnica guiada os bolsistas do PET Socioambientais puderam acompanhar o processo de organização e forma de apresentação de diferentes manifestações artísticas como do grupo “Nós da Poesia”, a apreciação das obras disponíveis no Museu Regional das Artes, onde parte destas retratam por meio das artes, a história do país, regionalidades, conflitos, grandes personagens da cidade (especialmente as representações em quadro do que representa a cidade de Feira de Santana, como sendo uma cidade fortemente reconhecida pelas suas feiras livres e seu comércio). Havia também no evento, produções artísticas como as do artista plástico e arquiteto Juraci Dórea que cunhou o monumento símbolo da cidade de Feira de Santana.
A visita representou um importante momento de inserção e interação dos bolsistas ao universo da arte e cultura, a possibilidade de reflexão sobre a arte e valorização da história local. Nesta ocasião o intercâmbio de conhecimentos e saberes apresentou bons resultados no grupo, e reascendeu a certeza da importância de explorar mais os espaços e áreas socioculturais e artísticas, para além dos espaços focados em temáticas ambientais.


Resex Baia do Iguape

VISITA TÉCNICA GUIADA A COMUNIDADES RURAIS DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA BAÍA DO IGUAPE - RESEX IGUAPE - MARAGOGIPE  - BA (2023)

A Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape é uma Unidade de Conservação, pertencente a categoria de uso sustentável que abrange, além de Maragogipe/BA, os municípios de Cachoeira/BA e São Félix/BA. A visita técnica guiada contou com uma exposição dos trabalhos atualmente em andamento da Resex, feita pelo ICMBio. No decorrer da atividade, foi possível visitar a comunidade de Capanema e a família Calheiros, conhecendo um pouco de sua origem, história e luta em prol da garantia dos seu território e do meio ambiente. As atividades se encerraram com uma especial visita ao trabalho de Ostreicultra da organização Mariquilombo conduzida por lideranças comunitárias da RESEX. Maiores informações clique na foto ao lado.

 

 Projeto TAMAR

 VISITA TÉCNICA GUIADA A SEDE DO PROJETO TAMAR - MATA DE SÃO JOÃO - BA (2022)

A visita técnica a sede da Fundação Projeto TAMAR localizada em Praia do Forte, distrito de Mata de São João - BA, foi guiada por um biólogo, membro da equipe técnica da Fundação. A vista permitiu que os bolsistas
conhecessem as pesquisas que estão em andamento na sede do Projeto em prol da conservação marinha, notadamente a proteção de tartarugas marinhas. O guia compartilhou durante a visita experiências do Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, cujo o objetivo maior é reduzir a captura incidental e a morte das tartarugas marinhas que interagem com a atividades pesqueira. Ele relatou também resultados do rastreamento das tartarugas cabeçudas da Bahia com o uso das técnicas de telemetria satelital. Os bolsistas também puderam ouvir experiências sobre atividades desenvolvidas pela Fundação Projeto TAMAR que visam a inclusão social e o envolvimento comunitário, bem como a sensibilização e educação ambiental, respeitando as necessidades, vocações, características e tradições de cada lugar. Foram citadas campanhas e ações educativas tais como Nossa Praia é a Vida, Nem Tudo que Cai na Rede é Peixe, atividades junto a escolas, e outras como Biólogo por um Dia, gincanas e mutirões de limpeza de praias. Foram também mencionadas a realização de ações de geração de trabalho e renda para as comunidades locais, de capacitação e a concessão de apoios a grupos de mulheres, para confecção de peças de artesanato, além de outras iniciativas. Também foi possível perceber o apoio dado pela Fundação as práticas de manifestações e expressões das culturas locais e regionais. 

 Museu Garcia Davila

 VISITA TÉCNICA GUIADA AO MUSEU DA FUNDAÇÃO GARCIA D'AVILA - MATA DE SÃO JOÃO - BA (2022)

A visita ao Museu da Fundação Garcia D'Ávila permitiu que os bolsistas do PET Socioambientais tivessem contato com relevante patrimônio histórico do período colonial brasileiro. Foi possível que os bolsistas refletissem sobre as consequências sociais do processo de escravização de povos africanos. Os bolsistas puderam conhecer as ruínas da Casa da Torre de Garcia D’ávila é a primeira grande edificação civil portuguesa no Brasil e que foi um marco do início da colonização no país. O monumento foi construído entre 1551 e 1624 e, inicialmente, foi utilizado como uma fortificação para proteger o território colonial de Portugal, devido a sua localização estratégica. Mais tarde, se tornou a sede do maior latifúndio da época, que se estendia da Bahia até o Maranhão, conforme relatado pelo guia durante a visita.


Mata da Cazuzinha

VISITA TÉCNICA GUIADA A MATA DE CAZUZINHA  - CRUZ DAS ALMAS - BA (2022)

A Mata de Cazuzinha é um fragmento de Mata Atlântica localizado na zona urbana do município de Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia. Apesar do crescimento urbano e do desmatamento causado pelo avanço habitacional às margens da mata, ela ainda apresenta uma vegetação razoavelmente preservada e que pode gerar dados que contribuam para a adoção de estratégias de conservação e preservação de suas espécies e consequentemente do bioma Mata Atlântica. A visita técnica foi conduzida pelo PET Mata Atlântica da UFRB que realiza na área uma importante ação de educação ambiental com base em trilhas ecológicas. 

VISITA AO PROJETO TAMAR - PRAIA DO FORTE (2019)

A visita técnica foi realizada em março de 2019 pelas petianas do grupo PET Conexões de Saberes Socioambientais ao Centro de Visitantes da base do projeto TAMAR localizado na Praia do Forte como o propósito de conhecer o funcionamento deste importante projeto de proteção da fauna marinha.

VISITA TÉCNICA À FAZENDA DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS (2018)

Em agosto de 2018, os membros do PET Socioambientais realizaram uma visita técnica à fazenda que dispõe de sistemas agroflorestais e orgânicos, situada na comunidade Tapera, em Cruz das Almas. O proprietário da fazenda, S. Fanu, juntamente com sua esposa e seu filho Engenheiro Agrônomo e mestre em Fitotecnia, apresentaram ao grupo o sistema agroflorestal, as técnicas e tratos silviculturais adotados, a produção orgânica e as riquezas da vida no campo.

 

Seminários Integrativos Conectando Saberes 

SICS 2

SICS 1

Os Seminários Internos/Integrativos Conectando Saberes tem como objetivo proporcionar uma troca de conhecimento entre os integrantes do grupo PET e demais interessados e promover discussões sobre diversos temas abordados. Através da realização de seminários de temas de diversas áreas de conhecimento, que são apresentados individualmente ou em duplas pelos bolsistas, explorando uma das características do grupo que é a interdisciplinaridade. Os seguintes Seminários já foram apresentados:

Seminários Realizados em 2023:

  • Isolamento, seleção e cultivo de diferentes leveduras isoladas do mel do cacau em diferentes temperaturas (ministrado pelo petiano Gustavo Macedo);
  • Limpeza e higienização na indústria do pesacado (ministrado pelo petiano Luciano Leite);
  • ESC: Responsabilidade ambiental, social e governança corporativa (ministrado pelo petiano Luã Santana);
  • As diferentes categorias de Unidades de Conservação (ministrado pela petiana Stheffy Souza);
  • AMACRO: o desmatamento na Amazônia Profunda (ministrado pela petiana Verena Desidério);
  • Emergência da Esporotricose na Bahia (ministrado pelo petiano Jackson Nascimento);
  • Encefalomielite viral equina (ministrado pela petiana Maria Caroline Menezes);
  • Teoria do elo: relação entre violência interpessoal e violência contra animais (ministrado pela petiana Fernanda Fernandes);
  • Caatinga: uma riqueza biológica desconhecida (ministrado pela petiana Beatriz Vilas Boas);
  • Desafios e soluções para o gerenciamento de resíduos solídos na zona rural (ministrado pelo petiano Marcone Santos);
  • Educarr para a sustentabilidde: ocmo a escola pode transformar o mundo? (ministrado pela petiana Patricia Silva);
  • O papel do cientista ambiental em tempos de crise climática (ministrado pela petiana Caila Almeida)

Seminários Realizados em 2022:

  • Espécies exóticas: influência nas interações ecológicas e impactos socioambientais (ministrado pela petiana Patrícia Silva);
  • Impactos do uso de antimicrobianos como aditivos zootécnicos em animais de produção (ministrado pela petiana Maria Carolina Menezes);
  • A importância do profissional gestor ambiental nos municípios (ministrado pelo petiano Luã Fábio Santana); 4) Escorpionismo: conhecer para prevenir (ministrado pela petiana Beatriz Vilas Boas);
  • Incêndios Florestais (ministrado pelo petiano Hugo Santos);
  • Descarte de cadáver animal e poluição ambiental (ministrado pela petiana Fernanda Fernandes);
  • Biologia reprodutiva do peixe agulha (ministrado pelo petiano Luciano Leite);
  • Estudo cienciométrico sobre a produção de exopolissacarídeos por leveduras (ministrado pelo petiano Gustavo Macedo);
  • Levantamento florístico de três fitofisionomias do Parque Estadual Morro do Chapéu e suas relações com o ambiente (ministrado pela petiana Stheffy Santos);
  • Castração e saúde pública (ministrado pelo petiano Jackson Nascimento);
  • O papel do ativismo climático no Brasil (ministrado pela petiana Verena Desidério);
  • Mercados e segurança alimentar e nutricional (ministrado pela petiana Patricia Mota);
  • Avaliação da Fragmentação Vegetal no Parque Estadual do Morro do Chapéu-BA e o Impacto na Biodiversidade (ministrado pela petiana Arianny Garcia)

Seminários Realizados em 2021:

  • Avaliação da compostagem para diferentes proporções de resíduos de poda e esterco
  • Produção agroecológica 
  • Ambientes marinhos e costeiros: ações antrópicas 
  • Tumor venéreo transmissível em cães 
  • O ensino de biologia na educação de jovens, adultos e idosos - EJA(I): do currículo prescrito ao currículo em ação 
  • Padrão centro periférico de abundância de felinos da América 
  • Cidades inteligentes 
  • Impactos ambientais da geração de energia eólica no complexo Morro do Chapéu Sul, em Morro do Chapéu, Bahia 
  • A importância de falar sobre serpentes 
  • Produção de mudas florestais 
  • Dejetos animais e os impactos à saúde pública e ao meio ambiente 
  • Importância da pesca artesanal

Em 2020 esta atividade foi substituída pela organização do Ciclo de Palestras Conectando Saberes

Seminários Realizados em 2019:

• Etapas e técnicas para elaboração de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
• Aquaponia
• Tecnologias Sociais
• Paisagismo: implantação de jardins
• Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
• Padrão espacial de densidade de felinos e interferências antrópica em sua distribuição
• Análise temporal de paisagens por meio do Geoprocessamento;
• Todo mundo tem seu "papel" na Educação Socioambiental
• Educando com a mão na massa
• A importância da compostagem no manejo de resíduos sólidos
• Reuso da Água
• Importância do planejamento para o desenvolvimento de ações socioambientais

Seminários Realizados em 2018:

• Experiência no Estágio Supervisionado em Zootecnia
• Uso da Terra em Laje e Mutuípe-BA: Utilizando Técnicas de Geoprocessamento
• Aspectos Ecológicos da Determinação Sexual em Tartarugas

 

Eventos

Assembleia INTERPET 2020

 

mural do interpet

 

Encontro dos Grupos PET da UFRB - INTERPET 

Edição 2023

O X Encontro dos Grupos PET da UFRB – Interpet 2023 foi realizado entre os dias 25 e 30 de setembro de 2023, em formato híbrido, contendo a seguinte Programação: DIA 25/09/23 – Conferência temática: Formação dos Estudantes de Graduação: o Papel dos Grupos PET/UFRB no Desenvolvimento dos Bolsistas. A atividade foi conduzida em formato remoto pelo Google Meet. DIA 27/09/23 – QUARTA-FEIRA - Grupos de Discussão e Trabalho (GDT); atividades conduzidas de forma remota pelo Google Meet. GDT 01 – Perspectivas de Pós-Permanência para os Bolsistas Egressos do PET: para onde vou e como vou? GDT 02 – Desafios dos PET Diante do Custeio. GDT 03 – Sustentabilidade e Racismo Ambiental. GDT 04 – Superando os Desafios do Fazer Extensionista do PET. REUNIÃO DE TUTORES – Partilha de Boas Práticas dos Grupos PET/UFRB. DIA 30/09/23 – SÁBADO. Oficinas Formativas – Caráter Presencial. Estratégias de Produção de Trabalhos Acadêmicos para Eventos PET e Normas da ABNT 2023. Oficina 02 – Produções de Materiais no Canva. Oficina 3: Como desenvolver atividades de pesquisa em PET Interdisciplinares? Oficina 4: Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos. Mostra Cultural que contou com apresentações de números musicais, cordel, poesia, dramatização/poesia. A Assembleia Geral foi realizada na mesma data.

Edição 2022

O IX INTERPET (2022) ocorreu no dia 24 de setembro de 2022, das 08h30 até às 15h00, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação - PPGCI. A Assembleia teve início às 14h00. O evento foi organizado pelos grupos PET Conexões de Saberes: Acesso, Permanência e Pós-permanência na UFRB; PET Zootecnia e PET Cinema.

Edição 2021

A edição de 2021 do INTERPET ocorreu de forma 100% remota  nos dias 04, 05, 06 de outubro de 2021. O evento debateu o tema central: Luta e Resistência do PET em defesa da Universidade Pública. A programação foi composta por sessão de exposição e trocas de experiências on-line, além de grupos de discussão e trabalho. A Edição 2021 do INTERPET foi organizada pelos grupos PET Agronomia, PET Educação e Sustentabilidade e PET Afirmação.

Edição 2020

Em agosto de 2020 foi realizado de foma 100% digital o INTERPET 2020. O PET Socioambientais compartilhou a organização deste evento, realizado nos turnos vespertinos dos dias 24, 26 e 28/08, com o PET UFRB e Recôncavo em Conexão e o PET Mata Atlântica. O tema geral do evento foi Universidade Pública, Covid-19 e Novas Desigualdades: o PET-UFRB em tempos de pandemia e pós-pandemia. Neste evento foram promovidas atividades de trocas de experiências entre os grupos PETs da UFRB bem como discutidas possibilidades de ações em prol do fortalecimento do Programa na Universidade. Confira neste link mais detalhes sobre o evento.  

 

evento ods

Videoconferência Grupos PET e a Agenda 2030 da ONU/ODS

Em junho de 2020 o PET Socioambientais participou da videoconferência "Grupos PET e a Agenda 2030 da ONU/ODS" organizada pelo PET Economia da UESB. A iniciativa desta ação foi decorrente de um GT ocorrido em novembro de 2019 no XIV Encontro Baiano dos Grupos de Educação Tutorial - EBAPET, sediado na UFRB, e que versou sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
A videoconferência também contou com a participação de petianos e tutores do PET Engenharias da UEFS, PET Biomedicina e PET Odonto da Bahiana. Na oportunidade o tutor do PET Socioambientais, Prof. Alexandre Almassy, abordou o tema "Educação Tutorial e ODS: Conceitos e Propostas de Ações" e os petianos enriqueceram o debate contribuindo com comentários e questionamentos a todos os grupos que compartilharam suas ricas experiências.

Confira nossa participação no evento em nosso canal no

LICBIO 2019

Eventos de Recepção aos Estudantes Ingressantes (REENCÔNCAVO e Semana de Integração da Licenciatura em Biologia - LICBIO)

O Reencôncavo é um evento realizado pelos Centros de Ensino da UFRB semestralmente para recepção aos calouros. O PET Socioambientais participou juntamente com demais grupos de educação tutorial e representações estudantis (DA’s e CA’s) da UFRB das edições semestrais deste evento desde 2018.2. Nestas oportunidades integrantes do grupo PET Conexões de Saberes Socioambientais expuseram as atividades realizadas pelo grupo, seus trabalhos de extensão, cursos de capacitação e eventos promovidos, bem como a importância do Programa PET para a vida acadêmica e profissional dos bolsistas. Com o mesmo caráter mas voltado aos discentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB o PET Socioambientais tem participado desde edições 2019.1 da Semana de Integração da Licenciatura em Biologia.

Enepet

Ebapet 2019

EVENTOS LIGADOS AO PROGRAMA PET

Anualmente são realizados quatro eventos ligados diretamente ao Programa PET: o Encontro dos Grupos PETs da UFRB - INTERPET, o Encontro Baiano dos Grupos PETs - EBAPET, o Encontro dos Grupos PETs da Região Nordeste - ENEPET e o Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET. O PET Socioambientais procura sempre enviar representações a estes eventos. Registra-se a participação do Grupo nas seguintes edições nos últimos anos (clique nos links par obter maiores informações):

 

  • EBAPET 2023 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da UEFS
  • EBAPET 2021 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da  UFBA
  • EBAPET 2019 realizado no campus Cruz das Almas da UFRB
  • EBAPET 2018 realizado no campus da UEFS em Feira de Santana

 

  • ENEPET 2023 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da UFPB
  • ENEPET 2022 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da UFERSA e UERN
  • ENEPET 2021 realizado de forma digital e organizado pela UFS
  • ENEPET 2020 realizado de forma digital e organizado pela UFMA
  • ENEPET 2019 realizado no campus da UFPE em Recife

 

  • ENAPET 2023 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da UFTM
  • ENAPET 2022 realizado de forma digital e organizado pelos grupos PET da UFG, UFJ e UEG
  • ENAPET 2021 realizado de forma digital e organizado pela UFAM
  • ENAPET 2020 realizado de forma digital e organizado pela UFTPR