Portal do Governo Brasileiro

Campanha Junho Socioambiental

Capa cjs  Com o propósito de sensibilizar o público em relação a problemáticas socioambientais da atualidade o PET Socioambientais da UFRB coordena, desde 2021, no mês em que comemoramos o dia internacional do meio ambiente, a Campanha Junho Socioambiental. A Campanha é veiculada nas redes sociais do PET, notadamente o perfil do grupo no Instagram. Clique na imagem ao lado para conferir as produções.

 

PET Socioambientais em Revista

Capa PET Socioambientais em Revista N1     

O periódico PET Socioambientais em Revista foi criado em 2020, fruto da necessidade de reinvenção das visitas técnicas em tempos de isolamento social. Diante da compreensão de que a única maneira segura de visitar instituições era explorando o vasto universo da internet, em 2020 o PET Socioambientais visitou instituições por meio de vídeos disponíveis em fontes da internet como o YouTube. A experiência inaugural desta atividade se intitula "Visitas Virtuais: Descobertas Socioambientais em Museus do Brasil" e aborda experiências socioambientais em diferentes museus nacionais. Os principais registros dessas "viagens remotas" foram oompartilhados na primeira edição da Revista. Clique na imagem ao lado para acesso a Revista. A atividade teve continuidade em edições de 2021, 2022 e 2023. Clique abaixo para acessar essas Edições:

PET Socioambientais em Revista - Edições 2021

PET Socioambientais em Revista  - Edições 2022

PET Socioambientais em Revista  - Edições 2023

 

Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais

 Card Todos Unicafes 1

O Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais trata-se de uma atividade de extensão realizada em parceria. Em razão do necessário isolamento social decorrente da Pandemia de COVID-19 a edição 2020 do Ciclo, foi reconfigurada e ocorreu graças a duas oportunas parcerias. A primeira foi com a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - UNICAFES Bahia que mantêm sua programação extensionista junto a agentes comunitários rurais e dirigentes de empreendimentos econômicos solidários dos Territórios do Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. A segunda foi com a Casa Familiar do Baixo Sul da Bahia - CFAF.
Assim o PET Socioambientais vem contribuindo, via realização de videoconferências temáticas e outras atividades, com ações extensionistas de capacitação junto ao público-alvo destas importantes instituições.
Mesmo em caráter remoto, essas experiências tem permitido aos petianes vivenciarem os desafios da ação extensionista.

Confira aqui  as atividades realizadas em parceria com estas instituições

 

Ciclo de Palestras Conectando Saberes

Print Ciclo de Palestras 01   

O Ciclo de Palestras Conectando Saberes tem o propósito de tratar diferentes temáticas relacionadas aos desafios socioambientais da atualidade. A Edição 2020 do Ciclo foi adaptada para o formato de "lives" em nosso canal no Instagram. Outra novidade é que o evento deverá contar também com a participação de egressos do PET Socioambientais que continuam suas trajetórias profissionais dedicados a defesa do meio ambiente.


Confira aqui os temas abordados por cada palestrante e acesse os videos registros de nosso Ciclo!

 

 

Série Socializando Saberes

Capasss

A Série Socializando Saberes trata-se de uma publicação seriada do PET Sociambientais da UFRB que tem o propósito de discutir temáticas relacionadas a área da educação ambiental com abordagens interativas por meio da produção de folhetos destinados ao público em geral. A proposta desta publicação se originou da necessidade, percebida pelo PET Conexões de Saberes Socioambientais, de produção de materiais informativos, disponíveis ao público e  que pudessem  ser explorados como recursos temáticos que estimulassem a reflexção de forma interativa e lúdica. Os folhetos estão disponíveis para download e em versão PDF pronta para impressão em formato frente e verso. A partir da Edição 2023, além de folhetos para a impressão a Série também contou a produção de vídeos informativos temáticos de curta duração.

Acesse aqui os folhetos em formato PDF para impressão (frente e verso) e vídeos informativos produzidos na Série Socializando Saberes do PET Socioambientais da UFRB.

 

Série Podcasts Socioambientais/ Videocasts Socioambientais/ PodPET Socioambiental

 

logo podcasts

A Série Podcasts Socioambientais tem o propóstio de estimular o público em geral a refletir sobre temas de interesse educacional e social que se relacionam com a perspectiva ambiental, como forma de ampliar o debate sobre a necessária conscientização ambiental da sociedade na atualidade. A partir de 2022 a série ganhou o formato de vídeo passando a ser chamada de Videocasts Socioambientais. A Edição de 2023 também no formato de vídeo foi intitulada PodPET Socioambiental

Acesse aqui as produções da Série.

 

Projetos Socioambientais de Impacto

 

Projetos Sociais de Impacto 

Realizados em 2018 e 2019 esta atividade objetivou atender problemas de natureza socioambiental, de forma simultânea, aproveitando o potencial executivo de cada petiano, seja este realizado em grupo ou individualmente, de acordo com o interesse, a área temática e a complexidade do projeto.

Acesse aqui os Projetos Sociambientais de Impacto realizados.