As petianas Taíze Sousa e Luana Andrade, estudantes do curso de Engenharia Florestal do CCAAB/UFRB, participaram recentemente do 17° Congresso Nacional do Meio Ambiente, evento promovido pelo IF Sul de Minas com apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde. O evento ocorreu de forma virtual nos dias 23 e 24 de setembro de 2020. Nele a petiana Taíze Sousa apresentou o trabalho intitulado como “Reciclando o “papel” nas escolas: uma ação de Educação Ambiental”. O objetivo do trabalho foi discutir os resultados do projeto de educação ambiental intitulado “Todo mundo tem seu “papel” na Educação Ambiental”, conduzido de junho a dezembro de 2019 e desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Grupo Conexões de Saberes Socioambientais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Tal projeto pautou-se na elaboração de material didático sobre a temática do papel reciclado e a importância dos valores florestais para a preservação do meio ambiente, com o intuito de servir de base para a realização de atividades de educação socioambiental em escolas do município de Cruz das Almas - BA.

Já a petiana Luana Andrade apresentou neste mesmo evento o trabalho intitulado "Manejo da Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá-BA". O trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de dados secundários e referências bibliográficas para subsidiar uma proposta de manejo para a bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá, tendo em vista a proteção do curso d’água e o aumento nos níveis de vazão do rio a longo prazo.

Outro trabalho apresentado em evento foi intitulado “Cesto de Ideias”, de autoria da petiana Arianny Garcia, estudante do Bacharelado em Biologia da UFRB e que foi apresentado no XIX Encontro Nordestino dos Grupos PET – ENEPET, organizado pela UFMA, e que teve com tema “Liberdade, equidade e pluralidade: o PET em luta pela autonomia da universidade”. O evento ocorreu de maneira virtual nos dias 10, 11, 17, 18 e 24 de outubro de 2020. O projeto “Cesto de Ideias” foi idealizado com o intuito de levar mensalmente a população de Cruz das Almas rodas de conversas sobre temas de conhecimentos gerais, objetivando assim, despertar no público um pensamento crítico sobre os assuntos propostos e também promover a aproximação universidade com população local.

E vem mais apresentações de trabalho dos bolsistas do PET Socioambientais. A petiana Naiana Vieira, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB apresentará na VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECONCITEC, que ocorrerá no período de 03 a 06/11/2020, de forma remota, o trabalho de sua autoria, compartilhada com os petianes Arianny Garcia, Luã Santana (estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais da UFRB) e Alexandre Almassy (atual Tutor do PET), o trabalho intitulado “Podcasts Socioambientais: Contribuições para Difusão e Sensibilização Sobre os ODS junto à Sociedade”. Este trabalho teve como objetivo discutir acerca da produção e difusão de dois podcasts para a Série de Podcasts Socioambientais idealizada pelo grupo PET Conexões de Saberes Socioambientais, como forma de contribuir com a difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Os temas tratados nos podcasts sugeriram ações práticas que todos podem adotar de mudanças necessárias em nosso modo de vida que contribuam para minorar os impactos diretos e indiretos das ações humanas sobre a vida em nosso planeta.

Explorando nosso site você pode conhecer mais detalhes das atividades abordadas nestes trabalhos. O PET Socioambientais parabeniza os bolsistas autores pelos trabalhos realizados!