O grupo do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes Socioambientais (PET Socioambientais) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB tem caráter interdisciplinar e foi criado em 2010 com o propósito de:

• Promover diálogos entre a universidade e as comunidades;
  • Desenvolver projetos inovadores adequados à permanência de estudantes;
  • Aprofundar a formação dos jovens universitários como pesquisadores e extensionistas;
  • Implantar ações e projetos de assistência integral aos grupos sociais em situação mais crítica de vulnerabilidade social e ambiental:
  • Estimular o debate crítico, reflexivo e o desenvolvimento de ações de caráter socioambiental junto às comunidades universitária e não universitária.

O PET Socioambientais está vinculado à Pró-reitora de Graduação - PROGRAD da UFRB e integra o Programa de Educação Tutorial (PET), regido pelas Portarias n° 976 de 27 de julho de 2010 e n° 343 de 24 de abril de 2013. O grupo, que é composto por discentes vinculados a diferentes cursos de graduação do campus Cruz das Almas da UFRB,  foi idealizado por seu primeiro Tutor, o Prof. Dr. Marcos da Cunha Teixeira, que respondeu por essa função entre os anos de 2011 e 2013, deixando a posição para o Prof. Dr. Jesus Manuel .Delgado Mendez que atuou entre 2013 e 2019. Atualmente o grupo está sob a tutoria do Prof. Dr. Alexandre Américo Almassy Júnior, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da UFRB.