Portal do Governo Brasileiro

O PET Socioambientais organiza e promove anualmente uma edição do Simpósio de Intervenções Socioambientais, seu principal evento científico que teve sua primeira edição realizada em 2017. Conheça abaixo as edições anuais de nosso evento:

 

VII SIS

O Simpósio de Intervenções Socioambientais, trata-se do principal evento científico organizado pelo PET Socioambientais da UFRB, que chegou em 2023 na sua sétima edição. O evento teve caráter híbrido com atividades síncronas realizadas on line e atividades presenciais como Mesa Redonda e Minicursos. O evento se propôs a ser um espaço aberto para o compartilhamento de experiências dentro do tema central Sociedade e Conservação da Natureza.
Clique aqui para obter maiores informações sobre o evento.

 

VI SIS

 

A sexta edição do Simpósio de Intervenções Socioambientais ocorreu em julho de 2022 em formato híbrido. Nesta edição foi lançado oficialmente o E-book Vivências Socioambientais de Educação Tutorial na UFRB, marco da trajetória de 10 anos do PET Socioambientais. O evento contou ainda com a realização de mesa redonda, minicursos, roda de discussão e apresentação de trabalhos que compartilharam experiências dentro do tema central do evento que foi Cidadania e Meio Ambiente.

Programação do VI SIS:

1ª dia 07/07/2022 - Remoto
18:30 - Credenciamento online
19:00 - Sessão de abertura do VI SIS e Lançamento do E-book Vivências Socioambientais de Educação Tutorial na UFRB (transmissão online) - Bolsistas do PET Socioambientais
19:30 - Mesa redonda: Desafios do Desenvolvimento de Ações Ambientais Cidadãs na Bahia
Participantes
Neilton da Silva - Docente CCAAB/UFRB; Tutor PET UFRB e Recôncavo em Conexão
Pedro Cerqueira Melo – Educador do Campo; Vereador de Cruz das Almas - BA
Virgílio Machado – Ambientalista; Coordenador do Fórum Clima Salvador
Mediação: Alexandre Almassy - Docente CCAAB/UFRB; Tutor do PET Socioambientais

2ª dia 08/07/2022 - Presencial
Mini-cursos
1. Biologia e Identificação de Serpentes de Importância Médica, Sala: Laboratório 111 - Prédio da Biologia, horário: 14:00h às 17:00h, Ministrante: Diego Macedo - Doutorando em Biociência Animal (UFRPE);
2. Práticas Educativas em Educação Ambiental, Sala: 103 PV II, horário: 14:00h às 17:00h. Ministrante: Marília Machado - Mestranda em Genética Vegetal (UFRB/EMBRAPA);
3. Compostagem Doméstica, Sala: 04 PV II, horário: 08:00h às 12:00h, Ministrante: Naiana Lima - Engenheira Sanitarista e Ambiental (UFRB);
4. Análise da Qualidade da Água, Sala: Laboratório N6 Microbiologia Animal, horário: 14:00h às 17:00h, Ministrante: Ludmila Barros - Doutora em Medicina Veterinária Preventiva (UNESP/FCAV); Docente CCAAB/UFRB.

3ª dia 09/07/2022 - Remoto
09 às 11h - Roda de discussão sobre os trabalhos aprovados do VI SIS (via Google Meet)
11 às 11:30 - Encerramento VI SIS

logo youtube Acesse aqui a Mesa de Abertura do VI Simpósio de Intervenções Socioambientais

Even3 Logo Acesse aqui os Anais do VI Simpósio de Intervenções Socioambientais

 

 

 

 

V SIS

 

O Simpósio de Intervenções Socioambientais, trata-se do principal evento científico organizado pelo PET Socioambientais da UFRB, que chegou em 2021 na sua quinta edição. Esta edição, 100% on line, contou a realização de mesa redonda, minicursos, roda de discussão e apresentação de trabalhos que compartilharam experiências dentro do tema central do evento que foi Intervenções Socioambientais na Bahia no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O V SIS ocorreu no período de 09 à 11/09/2021.


Confira como foi a Programação do V SIS

Dia 09/09/2021 - Abertura
18:30 - Credenciamento on line
19:00 - Sessão de Abertura do V SIS - Bolsistas Beatriz Vilas Boas; Maria Caroline Menezes e Patricia Silva
19:30 - Mesa Redonda: Intervenções Socioambientais na Bahia no Contexto dos ODS. Participantes: Monica Leide Vieira de Castro - Diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA); Rita Cardoso - Diretora Executiva/Ensino Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia – CFAF; Renato de Almeida - Professor CCAAB/UFRB - Tutor do PET Mata Atlântica da UFRB; Mediação: Alexandre Almassy - Prof. CCAAB/UFRB - Tutor PET Socioambientais

Dia 10/09/2021 - Minicursos:
1. Segurança Alimentar e Políticas Públicas - Ministrante: Profa. Daiane Vargas - CCAAB/UFRB
2. Gerenciamento ambiental como bem estar humano como objetivo municipal - Ministrante: Prof. Jesus Delgado Mendez - CCAAB/UFRB
3. Gestão ambiental: desafios ao Recôncavo da Bahia - Ministrante: Profa. Lidiane Lordelo - CETEC/UFRB
4. Cooperativismo e desenvolvimento sustentável no Território do Recôncavo - Ministrante: Profa. Ana Georgina Rocha - CCAAB/UFRB

Dia 11/09/2021
09 às 11 h - Roda de Discussão Sobre os Trabalhos Aprovados
11 às 11:30 - Encerramento V – SIS

logo youtube Acesse aqui a Mesa de Abertura do V Simpósio de Intervenções Socioambientais

Even3 LogoAcesse aqui os Anais do V Simpósio de Intervenções Socioambientais

 

logo IV SIS

 

O IV Simpósio de Intervenções Socioambientais, realizado em dezembro de 2020, foi 100% remoto e teve como tema central "10 Anos do PET Socioambientais: o Renascimento da Extensão em Tempos de Pandemia". O evento contou com a Conferência de Abertura e duas oficinas uma com o tema "Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Meu Município" e  segunda com o tema "Mahoot, Mentimeter e Popplet: Modernizando a Extensão com Ferremantas Digitais". Clilque aqui e confira a Conferência de Abertura disponível em nosso canal do YouTube.

Conferencia IV SIS  oficina2.1 

 

 logo youtube Acesse aqui a Mesa de Abertura do IV Simpósio de Intervenções Socioambientais

 

O III Simpósio de Intervenções Socioambientais foi pensado com o objetivo de discutir o atual cenário brasileiro com relação ao uso excessivo de agrotóxicos e sua crescente liberação por meio do registro de novos produtos. Realizado em 05/12/2019 o evento também promoveu debates acerca de possíveis soluções para dispensar o uso dos agrotóxicos protegendo o meio ambiente. O evento contou com a participação tanto de publico interno a UFRB, em sua maioria composto por estudantes, quanto o externo a Universidade. A palestra inicial ficou a cargo da Profa. Flavia Silva Barbosa – CCAAB/UFRB e versou sobre o tema central do evento: "Superando desafios para dispensar o uso de agrotóxicos". Após apresentação cultural de Roberto Neto a Profa. Sueline Silva de Souza do CCAAB/UFRB discutiu o tema "Influência dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental".

 

3sis1  3sis2 
 20191205 192535  Foto SIS mont

 

 

45872620_2367379080001841_1240405796538286080_n.jpg

O II Simpósio de Intervenções Socioambientais teve a finalidade de estimular a comunidade acadêmica a propor alternativas que pudessem auxiliar na qualificação dos futuros profissionais para atuarem nas principais problemáticas enfrentadas em prol do desenvolvimento rural. Esta atividade foi proposta baseada em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão realizados em municípios do Recôncavo da Bahia pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Socioambientais. 

O evento foi realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nos dias 07 e 08 de dezembro de 2018, com a participação de aproximadamente 140 pessoas, dentre estudantes da instituição e membros da comunidade externa. Nessa segunda edição o Simpósio teve como tema: Barreiras para o Desenvolvimento Rural e teve como proposta discutir sobre os principais problemas e dificuldades enfrentados pelas comunidades rurais e que impedem o seu desenvolvimento de forma sustentável.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador do evento e tutor do PET, Prof. Dr. Jesus Manuel Delgado-Mendez que deu início as atividades do evento apresentando o grupo organizador e a proposta do evento. O evento contou com palestras sobre temas de cunho acadêmico e comunitário, dentre elas a palestra “Transição Agroecológica”, apresentada pelo professor Sérgio Ricardo. Contou também com a realização de mesa redonda com o tema:” Desafios Territoriais e Nacionais para o desenvolvimento rural” composta pelos professores  Alexandre Menezes, Alexandre Almassy, Jesus Delgado (mediador).

 

   

O segundo dia de evento contou com a realização de quatro minicursos propostos pelos petianos, sendo temas importantes e relacionados a temática socioiambiental sendo eles: Controle Alternativo de Pragas, ministrado pela professora Rozimar de Campos Pereira, Meio Ambiente e Impactos na Saúde Humana, ministrado por Raíssa de Figueiredo, CAR – Cadastro Ambiental Rural ministrado por, Neilon Duarte da Silva e Alimentação Alternativa para Pequenas Criações ministrado por Pedro Henrique Soares Mazza.

 

   
   

                 

                   I_SIS.PNG 

O I Simpósio de Intervenções Socioambientais teve como proposta contribuir com o desenvolvimento comunitário do Recôncavo, através da interação da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com comunidades rurais, proporcionando troca de experiências e ampliando conhecimento do tema de interesse com palestra, oficina, mesa redonda expressões culturais. Essa demanda surgiu a partir de resultados dos trabalhos que o PET – Conexões de Saberes Socioambientais desenvolvem nas comunidades rurais dos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba e São Felipe, juntamente com o Laboratório de Intervenções Socioambientais – LIS.

O I Simpósio de Intervenções Socioambientais ocorreu no dia 15 de julho de 2017, com início as 8 hs no  Auditório da Reitoria, no campus de Cruz das Almas. Nesse dia de evento foram realizadas duas mesas redondas, sendo elas: Mesa I- Desenvolvimento Comunitário: Da Universidade à Comunidade ou da Comunidade à Universidade, Mesa II- Sustentebilidade Ambiental no Campo. E cinco oficinas: Cadastro Ambiental Rural, Políticas Públicas, Manejo de Resíduos Sólidos no Meio Rural, Controle Biologico de Pragas e  Alimentação Alternativa para Pequenas Criações.