Portal do Governo Brasileiro
Almassy 

Alexandre Américo Almassy Júnior

Tutor Atual: maio de 2019 - 

Possui graduação em Agronomia (1997), mestrado em Extensão Rural (2000) e doutorado em Fitotecnia (2004) pela Universidade Federal de Viçosa. É especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana - OUI/ Universidade de Caxias do Sul (2010). Foi professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA de 2004 a 2006. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB onde atuou como Coordenador de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social da Pró-reitoria de Extensão (2006-2008), Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB (2008 - 2013) e Coordenador de Ensino de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação - PPGCI (2015 - 2017). É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PPGGPPSS da UFRB onde atua na Linha de Políticas Ambientais. Integra o Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NAF da UFRB e é líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia desde 2007. Desenvolve trabalhos nas temáticas de políticas públicas para o desenvolvimento rural, desenvolvimento de comunidades, agricultura familiar, agroecologia e extensão rural.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3503505739847214


 

jesus

Jesus Manuel Delgado Mendez

Tutor de maio de 2013 - maio de 2019

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Master of Science em Resource Policy and Planning, pela Cornell University, Ithaca-NY/USA (1981) e Doutorado em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (2008). Desde 1981 é membro ativo da União Mundial para a Conservação da Natureza-UICN, dentro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas e já desenvolveu projetos juntos ao PNUD, BID, UICN, GTZ, FUNBIO. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde é responsável pelas disciplinas de Gerenciamento de Unidades de Conservação; Incêndios Florestais, Ecologia Aplicada e Controle da Poluição, todas elas na Graduação, além de colaborar esporadicamente com a de Ecologia Geral, para estudantes de Agronomia. Na pós-Graduação é responsável pela disciplina de Planejamento e Gestão Ambiental, dentro do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social. Atuou como conselheiro suplente do Conselho Consultivo da Reserva Extrativista da Baia do Iguapé-BA. Foi professor Tutor do Programa de Educação Tutoria - PET Conexões de Saberes Socioambientais e é o atual Diretor do Laboratório de Intervenção Socioambiental - LIS. Coordena os trabalhos de manejo da Área de Proteção Experimental - APEx Ribeirão Machado, dentro do campus da UFRB, em Cruz das Almas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5977100256638854


 

Marcos Teixeira11

Marcos da Cunha Teixeira

Tutor idealizador do PET Conexões de Saberes Socioambientais (maio 2011 - maio 2013)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado e Doutorado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (1999 e 2007, respectivamente). Atua no ensino superior desde 2001 e entre 2009 e 2013 atuou como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde desempenhou as seguintes funções: - Autor e foi tutor do Programa Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais; - Orientador no Programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas; - Assessor de meio ambiente e sustentabilidade do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, onde desempenha as seguintes funções: - Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia; - Coordenador e orientador no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO - Nucleado na UFMG); - Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Gestão pública. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: - Educação ambiental; - Ecologia e conservação da biodiversidade,; - Ensino de ciências e Biologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9783956535209540