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Curso

Informações Gerais

Forma de Ingresso: Anual
Número de vagas: 40 vagas, sendo 20 para reserva de vagas para cotas, 10 de ampla concorrência e 10 para o Programa Residência Agrária com ênfase na Agroecologia e Tecnologias Sociais.
Tempo de Integralização (Meses): Mínimo - 18 meses Máximo – 24 meses.
Carga horária total: 408 horas (221h TU e 187h TC)
Turno de Funcionamento: Diurno e Noturno.

- As aulas ocorrerão a cada quinze dias: sexta-feira (tarde e noite) e sábado (manhã e tarde)
- O tempo universidade terá a seguinte configuração: 02 encontros por mês (quinzenais), na sexta- feira (tarde e noite) e sábado (manhã e tarde). Ao total haverá, então, 08 encontros a cada semestre, destes, 03 (três) serão presenciais (16 horas cada) e 05 (cinco) de ensino remoto, mediados por atividades síncronas, on-line e ao vivo (04 horas cada), assim, somando-se um total 89% de atividades presenciais e 11% de atividades remotas em relação a toda a carga horária do curso (408 horas).

Distribuição de carga horária por componentes curriculares:

- Componentes Curriculares: Obrigatórias - 221 horas Componentes Curriculares: Optativos - 187 horas Carga Horária Total do Curso: 408 horas
Prazo para integralização curricular:
Tempo Mínimo: 18 meses.
Tempo Máximo: 24 meses.
Forma de ingresso: Edital de Processo Seletivo.
Regime letivo: Semestral.
Coordenador: Wilon Mazalla Neto – Siape: 1122610.
Vice-Coordenadora: Silvana Lúcia da Silva Lima – Siape: 1332587.

Metodologia do Curso

O curso está fundamentado no Regime e na Pedagogia da Alternância, seguindo as diretrizes regidas pela Resolução CONAC - UFRB 016/2019, qual dispõe sobre o Regulamento da Modalidade e Regime da Alternância nos Cursos de Graduação da UFRB.
A Alternância é uma forma diferenciada de contabilizar a carga horária (tempos formativos) e de organizar o trabalho pedagógico, tendo por objetivo promover pedagogicamente diversos encontros e diálogos, tais como aqueles promovidos entre a teoria e prática, a universidade e a comunidade, o ensino, pesquisa e o trabalho. Aqui, os conteúdos disciplinares são mediadores dos referidos encontros e não tem a centralidade imposta pela lógica tradicional das universidades. Os conteúdos são mediadores na leitura e análise da realidade. A Alternância, assim, permite consolidar o trabalho pedagógico interdisciplinar, desafio mundialmente apresentado à Educação.

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação e qualificação dos profissionais da Educação, das equipes de Assistência Técnica e Extensão rural e dos Gestores Públicos das áreas específicas e de áreas afins, em Agroecologia e Tecnologias Sociais, na perspectiva da Educação do Campo.

A Educação do Campo articula práticas pedagógicas e saberes capazes de contribuir com a construção de possibilidades de desenvolvimento do território camponês e dos povos tradicionais do campo, tomando como ponto de partida os debates teóricos em torno de epistemologias emancipatórias (ex. dialética marxista, as epistemologias do su, e da libertação, dentre outras) e abordagens sistêmicas, dialogando sistematicamente com as temáticas e estudos centrais aqui propostos – Agroecologia e Tecnologias Sociais. Por isso, elegemos os objetivos específicos abaixo relacionados.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar a formação continuada dos profissionais da educação para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional, em Agroecologia e Tecnologias Sociais na perspectiva da Educação do Campo;
- Contribuir na capacitação de profissionais que atuam em equipes de (ATES) e órgãos públicos afins, quanto aos conhecimentos sobre Educação do Campo, Agroecologia e Tecnologias Sociais;
- Preparar os/as assessores/as de políticas públicas, projetos governamentais e/ou secretarias de Estado para contribuir com a implementação de políticas públicas e projetos pedagógicos de Agroecologia e Tecnologias Sociais na perspectiva da Educação do Campo;
- Promover o diálogo entre a pesquisa, o conhecimento técnico-científico e os saberes e práticas sociopolíticas dos povos do campo, de forma articulada com o Programa de Residência Profissional Agrícola - AgroResidência;
- Apoiar a formação continuada da Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE) e da Rede de Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido.

 Acesse o Projeto Político Pedagógico do curso: PPP - Pós-Graduação Lato sensu em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo

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