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Histórico do programa

 

     A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada em 2005, pelo projeto de Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A antiga escola de Agronomia tem sua história iniciada na época do Império, com o curso de Agronomia (1875), o mais antigo do Brasil em funcionamento. Na Região do Recôncavo da Bahia, território ao longo do qual se encontram distribuídos seus seis campi universitários, nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, com a reitoria em Cruz das Almas, a UFRB oferta 58 cursos de graduação, com mais de 12 (doze) mil discentes matriculados na modalidade presencial. Em nível de Pós-Graduação são ofertados 13 (treze) cursos de especialização, 9 (nove) de mestrado profissional, 8 (oito) programas acadêmicos, sendo 08 (oito) no nível de mestrado e 2 (dois) de doutorado. Os dois cursos em nível de doutorado são vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCAGR) e em Engenharia Agrícola (PPGEA), ambos sediados no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) em Cruz das Almas. Diante disso, a UFRB é portanto, uma instituição que investe em formação de recursos humanos, apesar dos seus 15 anos de existência como universidade, o que a configura como uma instituição nova no estado da Bahia. Destaca-se que, entre os mais de 12 mil discentes matriculados na UFRB, a maioria provém da rede pública de ensino, sendo parte remanescentes quilombolas. 

      O Programa de Pós-Graduação na UFRB iniciou com o curso de Mestrado em 1979 da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde a sua criação, o programa formou profissionais que atuam em diversas Instituições brasileiras, notadamente na região Nordeste, e em instituições estrangeiras, especialmente da América Latina e do continente Africano. A UFRB já qualificou docentes e pesquisadores nos níveis de Mestrado e/ou de Doutorado atuantes nos quadros de instituições públicas e privadas, como também em Institutos de Ensino Superior e de Empresas de Pesquisa. Dentre essas instituições, destacam-se a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Faculdade Maria Milza (FAMAM), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Embrapa M&F). Muitas dessas Instituições mantêm parcerias com a UFRB nas atividades de pós-graduação (pesquisa, ensino, bancas, disciplinas, eventos, coorientações, publicações, etc.), além das parcerias entre pesquisadores da UFRB com outras instituições brasileiras, como a CEPLAC (Ilhéus-BA), Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Jaboticabal (UNESP-Jaboticabal), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Embrapa Agrobiologia (Rio de Janeiro), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe), Embrapa Meio Norte (Piauí) e Embrapa Semiárido (Pernambuco); como também com instituições internacionais, como Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Universidade de Salford. Tais redes contribuíram e contribuem para o avanço da pós-graduação na UFRB. Ressalta-se a importância dos diversos Programas de fomento e bolsas, especialmente da CAPES, do CNPq e da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, na agregação de recursos à UFRB, na internacionalização dos programas de mobilidade do discente e no financiamento à pesquisa dos trabalhos de Dissertação e Tese. A mobilidade viabilizada por esses programas permite um fluxo de pesquisadores e de discentes importante para a troca de experiências e o fortalecimento dos cursos de pós-graduação do CCAAB, UFRB. 

  Justificativa  para a oferta do curso 

   A relação entre a UFRB e as empresas do setor produtivo, bem como de seus discentes e recém-formados com as mesmas, ainda é recente em função do pouco tempo de existência da instituição e da oportunidade de acesso desses novos profissionais às empresas que compõem o setor agrícola regional. Com isso, o chamamento público No. 01/2020 que trata do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pelo MAPA representa: i) excelente oportunidade para o estreitamento das relações do corpo docente e discente com o setor produtivo regional; ii) oportunidade de emprego aos recém-formados, já que terão oportunidade de treinamento específico e demandado pelo setor produtivo junto às unidades residentes que compõe a proposta e; iii) possibilitar a ampliação de parcerias entre as instituições envolvidas no projeto para o treinamento de recursos humanos e projetos de pesquisa e de inovação.

    A motivação para a solicitação da presente proposta se deu em função de haver muitos discentes e recém-formados sem perspectiva do primeiro emprego, diante das dificuldades já relatadas anteriormente e da realidade social da qual fazem parte. Muitos discentes egressos dos cursos de graduação da UFRB e de outras instituições de ensino superior da Bahia pertencem ao território do Recôncavo da Bahia, região densamente povoada e que possui como uma de suas particularidades elevada população residente em pequenas propriedades rurais. 

    Na região Nordeste, o estado da Bahia constitui a economia mais forte da região, devido às suas dimensões territoriais (564.733,177 km²), populacional (14.873.064 habitantes em 2019, segundo IBGE) e de recursos naturais. Tem como um dos pilares de sua economia, a forte participação dos setores agropecuário e industrial, sediando com isso, várias empresas do setor agropecuário e de administração ambiental. Nesse sentido, ao fortalecer o estreitamento das relações entre as unidades formadoras de recursos humanos, a exemplo da UFRB, e as empresas do setor produtivo, a presente proposta traz contribuições fundamentais para a melhoria dos processos de aperfeiçoamento de formação dos estudantes de ciências agrárias, bem como para a identificação de demandas mais específicas do setor produtivo e de dar oportunidade ao primeiro emprego aos recém-formados dos cursos de ciências agrárias da Bahia. 

     A perspectiva de se ter o primeiro emprego na região de origem do formando é importante para o fortalecimento da profissão e da redução do fluxo migratório de profissionais desta região para as demais regiões do país. Assim, para o desenvolvimento dessa proposta os egressos poderão atuar nos empreendimentos associativos de caprinovinocultura e de agroindústrias familiares, com oportunidades de inserção em empresas e empreendimentos agrários. Ressalte-se que no Estado da Bahia as organizações sociais têm apontado em alguns espaços consultivos, como conselhos e fóruns, dificuldades na contratação de profissionais vinculados às ciências agrárias que compreendam as problemáticas existentes no campo baiano. Por isso a contribuição desses profissionais mais qualificados para a melhoria, a médio e longo prazo, das condições econômicas e sociais da região, devido à atuação dos mesmos junto às atividades do setor agropecuário e de administração ambiental.

      Nessa contexto, atuar na formação dos estudantes egressos contribuirá para o aumento da qualificação dos recém formados, assim como para a melhoria da qualidade de vida dos Agricultores/as Familiares a partir da profissionalização dos processos produtivos e no estímulo da geração de renda.

     Objetivos  

     A presente proposta tem como objetivo geral o aperfeiçoamento do processo de formação acadêmica e profissional de estudantes e egressos dos cursos de ciências agrárias através do Programa de Residência Profissional Agrícola. De forma mais específica, se propõe, a presente proposta, a alcançar os seguintes objetivos:

     i) Desenvolver o senso de responsabilidade dos alunos e recém-formados por meio do exercício de atividades junto às unidades residentes de forma a direcioná-los para exercício profissional de forma ética e responsável;

     ii) Promover melhorias na qualificação profissional de forma a exercer suas atividades junto às pequenas, médias e grandes unidades de produção (empresas do setor agropecuário, administração ambiental e propriedades rurais);

     iii) Permitir que estudantes e recém-formados recebam assessoramento técnico por parte do corpo docente das instituições de ensino e supervisores das unidades residentes;

     iv) Aproximar a UFRB às unidades produtivas, através das atividades realizadas bem como possibilitar novas parcerias em projetos de pesquisa e inovação, de forma a contribuir mutuamente para o crescimento do agronegócio regional;

     vi) Oportunizar uma avaliação mais duradoura pelos setores de recursos humanos das empresas para contratações futuras de recém-formados dos cursos de ciências agrárias da Região do Recôncavo da Bahia.



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