MATRÍCULA NO SEMESTRE 2025.2 (Datas retificadas)
ORIENTAÇÕES IMPRESCINDÍVEIS
*Atentem-se à leitura do Regimento Interno do PPIZ e acompanhem regularmente seu histórico no SIGAA, considerando o cumprimento obrigatório dos prazos, evitando reprovações e eventual desligamento do curso;
*Alunos que estarão sem disciplinas no semestre, incluindo aqueles em fase de defesa, deverão matricular-se na Atividade PPIZ029 - Pesquisa Orientada do Programa Integrado em Zootecnia para manter seu vínculo com o PPIZ;
*Os prazos individuais estabelecidos para as Componentes Curriculares com vencimento para o próximo semestre devem estar de acordo com a matrícula apresentada. Sem isso, o nome do discente não constará na caderneta, o que pode implicar em perda de prazo e eventual desligamento do programa; os discentes de Mestrado deverão se matricular na atividade obrigatória, caso esta atividade conste em seu planejamento pessoal para o semestre (consultar prazos legais no Regimento Interno do PPIZ). Confira abaixo alguns prazos:
- Planejamento Acadêmico do Programa Integrado em Zootecnia (Até o final do primeiro semestre);
- Exame Geral de Qualificação do Programa Integrado em Zootecnia (Entre o 10º e o 22º mês de curso, desde que atendidos os pré-requisitos);
- Estágio de Docência do Programa Integrado em Zootecnia (Até o 18º mês de curso);
- Proficiência em Língua Estrangeira (Até o 18º mês de curso, sendo a sua aprovação necessária como um dos pré-requisitos para o Exame Geral de Qualificação);
- Projeto de Dissertação do Programa Integrado em Zootecnia (Até o 12° mês de curso e antes de iniciar o experimento de campo);
- Seminários em Zootecnia (É recomendado matricular-se nessa disciplina obrigatória no primeiro semestre).
- Todos os discentes deverão, obrigatoriamente, se matricular nas atividades correspondentes do primeiro ao quarto semestre, a saber: Desenvolvimento em Pesquisa Animal 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Ao final de cada semestre, deverão entregar o respectivo Relatório Semestral de Atividades à Coordenação do PPIZ, dentro do prazo estabelecido.
*Pode ser usada a assinatura eletrônica do gov.br;
*O Formulário de matrícula deve ser assinado também pelo orientador (se houver) ou acompanhado por seu e-mail, consentindo;
*O semestre 2025.2 será iniciado em 25/08/2025 e seu término será em 20/12/2025;
*Período de ajuste será de 25/08/2025 a 29/08/2025 (Inclusão e exclusão de componentes curriculares);
*Trancamento de componentes ou de curso até 09/10/2025 (É vedado o trancamento de matrícula total (semestre) ou parcial no início do Curso).
ALUNOS INGRESSANTES
Período de Matrículas 28/07/2025 a 01/08/2025 - Alunos Ingressantes.
Documentos Necessários Para a Matrícula dos alunos ingressantes:
Os documentos, organizados em um único arquivo PDF (na ordem indicada abaixo), devem ser enviados para o e-mail do programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de matrícula, com o campo 'Assunto' identificado como 'Matrícula de aluno ingressante no semestre 2025.2'. Além disso, para a conferência presencial dos documentos (no período de 04/08/2025 a 06/08/2025 das 8h às 13h), os ingressantes deverão comparecer à sede do PPIZ (antigo NEAS I, localizado na Rua da PPGCI, no bairro dos Professores, Campus da UFRB, em Cruz das Almas), munidos das cópias e dos originais de todos os documentos listados.
Obs.: Pode ser usada a assinatura eletrônica do gov.br.
- Ficha de inscrição;
- Formulário de Matrícula- Escolher disciplinas com base no Planejamento Acadêmico PPIZ - 2025.2 deve ser assinado pelo orientador (Os que já tiverem seu orientador definido);
- Diploma da Graduação - Caso o diploma não tenha sido emitido, é obrigatória a apresentação de documento que comprove efetivamente o cumprimento de todas as exigências para obtenção do título (declaração do órgão colegiado de Graduação);
- Histórico Escolar da Graduação;
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens);
- Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
- Uma Foto (3x4) (preferencialmente fixada na Ficha de Inscrição);
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Autodeclaração de veracidade de informações;
- Comprovante de aprovação no processo de Heteroidentificação (para os optantes pelas cotas, caso não tenham sido aprovados pela ampla concorrência).
Após o registro da matrícula pela SURAC, o aluno ingressante poderá acessar o SIGAA pelo endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigaa, digite a sua matrícula precedida da letra “a” (Ex.: a201012345) e sua senha dos sistemas internos (rede wifi e laboratórios de informática). Caso nunca tenha acessado, a senha é o número do CPF. Se não conseguir acessar, acesse os links acima dos campos do login para solucionar ou acesse SIGAA. Se não conseguiu resolver, contate a COTEC (Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Telefone: 75 3673 0505/0506, Endereço: Prédio da Cotec- Rua Rui Barbosa, 710, Campus Cruz das Almas)
Contatem os professores das disciplinas nas quais se matricularam e acessem o seu perfil no SIGAA para eventuais orientações dos professores.
ALUNOS VETERANOS
Período de Matrículas: 04/08/2025 a 22/08/2025
Os Alunos Veteranos realizarão a matrícula via web através do SIGAA. Atividades que eventualmente não puderem ser inseridas na matrícula web ou disciplinas de outros cursos devem ser inseridas no formulário de matrícula devidamente preenchido, assinado, com anuência do orientador (com assinatura ou por e-mail) e enviado para o e-mail do programa com o campo "Assunto" do e-mail identificado com "Matrícula de aluno veterano no semestre 2025.2" no último dia de matrícula, devendo selecionar os componentes curriculares constantes no Planejamento Acadêmico PPIZ - 2025.2.
