Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Encerramento Gestão Cultural Mundo Afora

Publicado: Segunda, 12 Setembro 2016 10:20

 

O teatro Dona Canô, em Santo Amaro, vai sediar o evento de encerramento da temporada Orquestras do projeto de extensão Gestão Cultural Mundo Afora.

No dia 29/09, às 10h, será exibido o quinto episódio da temporada, que tem como tema Educação. Em seguida, acontecerá um debate com os maestros Eduardo Torres (Neojiba) e Marcelo Brazil (Cecult-UFRB) sobre a relação entre os programas educativos e o futuro das orquestras sinfônicas. Aguardamos vocês no Teatro Dona Canô. A entrada é franca. Não percam! Mais informações no release (anexo) e no site: http://culturamundoafora.com/

 
***
 

A gestão de orquestras sinfônicas é o tema da 2ª Temporada da websérie Gestão Cultural Mundo Afora. Com cinco episódios lançados mensalmente na internet, a websérie mostra como seis orquestras do Brasil e do Reino Unido lidam com os desafios de manter e renovar as orquestras sinfônicas no século XXI. O projeto de extensão é uma realização do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conta com o apoio do British Council Brasil. A direção é da professora do Cecult, Daniele Canedo e de Beth Ponte, diretora institucional do Programa Neojiba.

 

A cidade de Santo Amaro sediará o evento de encerramento, com exibição de episódio inédito da série e debates com maestros e especialistas. O evento acontece no dia 29 de setembro, às 10h, no Teatro Dona Canô. Além da exibição do 5° episódio da série, o evento contará com um debate sobre o papel educativo das orquestras, com os maestros Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, e Marcelo Brazil, professor do Cecult, UFRB.

Participam do projeto no Brasil a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, de Belo Horizonte; a Orquestra Sinfônica de Sergipe, em Aracaju; a Orquestra Juvenil da Bahia, em Salvador. Na Inglaterra, o projeto visitou a London Philharmonic Orchestra e a Aurora Orchestra, em Londres; além da City of Birmingham Symphony Orchestra, em Birmingham. As orquestras participantes foram escolhidas como ilustração da diversidade do setor orquestral, representando diferentes modelos de gestão, financiamento e formatos artísticos. No total, 22 gestores e músicos foram entrevistados, resultando em episódios temáticos que abordam o funcionamento das orquestras em diferentes áreas: Infraestrutura; Governança; Sustentabilidade; Programação Artística e Educação. Os episódios estão disponíveis no Youtube e no site do projeto www.culturamundoafora.comO quinto e último episódio estará disponível na internet no dia 30 de setembro de 2016.

 

Daniele Pereira Canedo
Coordenadora do projeto.
registrado em:
Fim do conteúdo da página