VI Encontro Nacional do PROF-FILO
À Comunidade PROF-FILO
A Comissão Organizadora convida todos(as) vocês a participarem do VI Encontro Nacional do PROF-FILO (VI ENPROF-FILO), que acontecerá de 25 a 29 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro-RJ. Após as edições em Fortaleza-CE (2018), Curitiba-PR (2019), Cuiabá-MT (2021), Campo Grande-MS (2023) e Palmas-TO (2024), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sediará o ENPROF-FILO na capital fluminense, sendo essa a primeira realização do Encontro na Região Sudeste.
O momento será oportuno para que os(as) docentes, mestrandos(as) e egressos(as) se reúnam para tratar dos avanços e desafios que o PROF-FILO encontra e encontrará nos anos vindouros. Com a conclusão do registro do percurso e da produção acadêmica visando a Avaliação Quadrienal (2021-2024) da CAPES, espera-se que o Programa consolide a proposta de criação do Doutorado Profissional, o que valorizará a área de Ensino de Filosofia e fortalecerá o processo de formação continuada dos(as) professores(as) que atuam no Ensino Básico. Ademais, almeja-se aperfeiçoar a cultura de planejamento e autoavaliação que se iniciou nos Encontros anteriores, além de articular estratégias para estreitar as relações com as Secretarias de Educação (Seduc).
A programação do VI ENPROF-FILO contará com sessões plenárias presenciais e sessões de comunicações on-line, sendo todas as atividades transmitidas em tempo real no nosso canal do YouTube (//www.youtube.com/@prof-filo">https://www.youtube.com/@prof-filo). As sessões de comunicações acontecerão nas tardes e noites dos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto de 2025, e serão divididas nos oito eixos temáticos correspondentes aos projetos de pesquisa do Programa (https://bit.ly/4bdQEbZ). A submissão de trabalhos será exclusiva para os(as) discentes e egressos(as) do PROF-FILO e do PPFEN/CEFET-RJ, e estarão abertas de 16/05 a 09/06.
Deve-se realizar as submissões dos trabalhos através do formulário que está disponível nessa página da Plataforma Galoá. No formulário de submissão, entre outras informações, deve-se inserir um resumo da comunicação proposta contendo entre 1500 a 2000 caracteres (com espaço). As comunicações acontecerão de forma on-line e terão a duração máxima de 20 minutos, seguidos de mais 10 minutos de discussão.
Encorajamos que toda a comunidade PROF-FILO, na condição de representante, expositor(a), revisor(a), mediador(a) ou mesmo ouvinte, participe das sessões plenárias e/ou das sessões de comunicações dos(as) nossos(as) mestres(as) e mestrandos(as). Assim, queremos que todos(as) participem desta grande experiência de “refletir-na-ação”, nas palavras de Donald Schön, isto é, refletir sobre as diversas formas de atuação dos(as) professores(as) e mestrandos(as) que integram essa grande rede de 25 instituições de ensino superior, 300 docentes, 900 mestrandos(as) e 550 mestres(as) chamada PROF-FILO.
Será uma alegria encontrá-los(as) na Cidade Maravilhosa!
Comissão Organizadora do VI ENPROF-FILO.
Site do Evento: https://eventos.galoa.com.br/enprof-filo-2025/page/6355-home

