Portal do Governo Brasileiro

Título: Preservação e conservação do patrimônio cemiterial de Muritiba e Governador Mangabeira

Descrição: Este trabalho tem como objetivo identificar e registrar os agentes de alteração das sepulturas dos cemitérios dos distritos sede de Muritiba e Governador Mangabeira, com a finalidade de obter um panorama do estado de conservação de cada necrópole, analisando o potencial informativo das mesmas e apontando mecanismos de preservação cultural. Para a pesquisa é importante considerar o contexto de inserção do bem cultural, como os fatores climáticos, as características do solo, as edificações do entorno, as intervenções urbanísticas, os atos de vandalismo, as formas de utilização do bem, as características da construção e as reformas que a sucederam.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Em andamento.

 

Título: Cápsula do Tempo

Descrição: Urnas funerárias são vasos cerâmicos utilizados no passado pelos indígenas como uma forma comum de sepultarem seus mortos. Além do corpo, eram colocados no bojo dessas urnas objetos que acompanhavam o morto em sua jornada no além. Tais acompanhamentos apontam o grupo étnico, o gênero e o status social do indivíduo, de forma que a urna acaba se tornando uma verdadeira cápsula do tempo, encarrando um conjunto de artefatos alusivos a um passado para o qual não há registos escritos. O Laboratório de Documentação e Arqueologia do Curso de Museologia (LADA) mantêm duas urnas funerárias da tradição arqueológica Aratu, oriundas do Oeste da Bahia, do sítio Piragiba, que foram retiradas em 1997, sem ter seu interior escavado. Esses grupos indígenas dominaram a Bahia por 500 anos, do século IX ao XIV, sendo conhecidos em torno de 80 sítios arqueológicos. Tais contingentes se organizavam na forma de grandes aldeias circulares, a similaridade do que há hoje nos grupos Gês, cujos melhores exemplos de aldeias estão no Xingu. Praticavam uma agricultura de subsistência, produziam cerâmica e complementavam sua dieta com a caça e a coleta (FERNANDES, 2012). Nosso projeto prevê a escavação cuidadosa e controlada dessas duas cápsulas do tempo de modo a conhecer o seu conteúdo cultural, obter amostras para exames de DNA e datação radiocarbônica, além de restaurar o vaso cerâmico que sera exposto íntegro ao lado das outras urnas já escavadas no LADA.

Coordenação: Profº Luydy Abraham Fernandes.

SituaçãoEm andamento.

 

Título: Estudo do patrimônio cemiterial de Muritiba, Governador Mangabeira e Cabaceiras do Paraguaçu

Descrição: O projeto “Estudo do patrimônio cemiterial de Muritiba, Governador Mangabeira e Cabaceiras do Paraguaçu” vem adensar as pesquisas da UFRB, já que o Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico desde sua criação vem desenvolvendo estudos sistemáticos nas necrópoles da região. O objetivo desta pesquisa consiste em: realizar a identificação dos cemitérios através de documentação e fotografias; proceder a análise dos dados coletados, e; diagnosticar os problemas de conservação e atuar na proteção e divulgação deste patrimônio através da educação patrimonial. Os resultados almejados resultarão em um cenário de amplo conhecimento sobre a história cemiterial do Recôncavo da Bahia e proporcionarão um novo olhar da sociedade perante estes bens culturais

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Concluído.

 

Título: Estudo das sepulturas de italianos no Recôncavo da Bahia

Descrição: Durante o século XIX ocorreram grandes deslocamentos populacionais da Europa para o Brasil, dentre estes a imigração de famílias de vários estados que compunham a península italiana. Para o interior da Bahia, regiões do Recôncavo e do Sudoeste, a imigração foi oriunda da parte meridional da Itália, à exemplo de Salerno e Trecchina. No Recôncavo Sul, no terceiro quartel do século XIX, fixaram-se colonos italianos em experiências de caráter agrícola como em São Francisco da Mombaça. Já os imigrantes de origem trequinesa dedicaram-se as atividades comerciais entre a Baía de Todos os Santos e a população do sertão. A Estrada de Ferro de Nazaré e sua área de influência foi ponto de fixação de levas de imigrantes até o Planalto Sul. Estudar a presença italiana dos italianos a partir de suas sepulturas é um ponto de partida para compreendermos a história e memória destas populações ainda pouco conhecidas na região do Recôncavo, mais conhecida pelas suas matrizes africanas. Os municípios de São Felipe, Conceição do Almeida e Nazaré das Farinhas ainda hoje contam com os descendentes de famílias de origem italiana. Portanto, buscamos analisar as sepulturas dos imigrantes italianos do Recôncavo da Bahia, através do patrimônio cemiterial, sua disposição espac ial, sua forma, seus atributos artísticos e seus significados, alicerçados pelos aportes teóricos metodológicos da arqueologia histórica, em especial a arqueologia da morte.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Concluído (2017).

 

Título: Ladrilhos hidráulicos de Cachoeira, Bahia - Brasil

Descrição: A ideia inicial do projeto surgiu em razão da coleta de ladrilhos hidráulicos de demolições e reformas de edificações históricas da cidade de Cachoeira. Hoje, estes ladrilhos compõem uma pequena coleção de referência no Laboratório de Documentação e Arqueologia do CAHL/UFRB. O projeto advém da necessidade de compreender as técnicas de produção e sua cadeia operatória nos locais de produção – oficinas tradicionais. Concomitantemente, iremos realizar um levantamento da presença de ladrilho hidráulico nas edificações de Cachoeira, que subsidiará um mapeamento das ocorrências. Esta cartografia poderá ser analisada de forma contextual com a história e evolução urbanística de Cachoeira. Todos estes passos da pesquisa subsidiarão uma pequena cartilha que será distribuída aos proprietários e arrendatários dos bens, no intuito de alertar para a preservação deste revestimento de forte apelo artístico.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Concluído (2016).

 

Título: Arqueologia do Piemonte da Chapada Diamantina, Bahia

Descrição:  Trata-se de um estudo de natureza regional, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2008, na região do Piemonte da Chapada Diamantina, Bahia. Em 2012 concluímos o doutoramento em Arqueologia na Universidade de Coimbra, com um estudo nesta região que nos possibilitou impor a observação a um conjunto 86 abrigos com pinturas rupestres, que indicam existir, disperso no território, uma forma coesa de comunicação gráfica, com signos com carga simbólica significativa, que nos remete à necessidade de aprofundar as investigações. Neste momento das pesquisas, de posse dos dados científicos já produzidos, nos interessa aprofundar o conhecimento da área, buscando: realizar escavações em 3 sítios referenciais que possibilitem levantar marcos cronológicos absolutos para as pinturas; tentar relacionar os sítios rupestres com outros repertórios da cultura material identificada na região, tais como cerâmica, lítico, fogueiras etc.; criar processos de socialização do patrimônio arqueológico, através da musealização de abrigos rupestres. Se, por um lado, nossa pesquisa assume um caráter científico/social, por outro tem grande potencial na concretização da preservação dos sítios rupestres, haja vista que o território passa por um sistemático processo de extração de rochas, que tem levado a depredação e consequente desaparição de vestígios de ocupações humanas passadas. No sentido de desenvolver estas ações, temos desenvolvido cooperação com a Prefeitura Municipal de Jacobina, com o intuito de viabilizar os estudos.

Coordenação: Profº Carlos Alberto Santos Costa.

Situação: Concluído (2016).

 

Título: Arqueologia experimental: picoteamento

Descrição:  Este projeto de pesquisa deriva diretamente dos resultados obtidos no doutoramento (FERNANDES, 2011), durante o qual identificamos um grande número de instrumentos líticos lascados picoteados e com marcas de uso. Ao longo daquelas investigações cinco coleções de referência foram recolhidas em sítios que correspondem a antigas aldeias ceramistas do Oeste da Bahia, perfazendo mais de 600 instrumentos arqueológicos. Conforme foi comprovado no nosso projeto anterior (Formação de sinais de uso em instrumentos lascados experimentais - PIBIC 2013/14), as marcas de uso nos utensílios lascados estavam ligadas à produção de alimentos, decorrentes da derrubada das matas e do preparo do solo para a horticultura de subsistência. Agora, como continuidade, pretendemos investigar a execução do picoteamento que está presente de modo intenso sobre os instrumentos líticos lascados. Para tanto, reproduziremos experimentalmente aqueles artefatos e sobre seus flancos e talões aplicaremos a técnica do picoteamento de modo a analisar as variáveis que regem a sua execução. O tempo, a intensidade, número e amplitude dos golpes serão mensurados e registros macrofotográficos executados em intervalos regulares possibilitarão a documentação das transformações na superfície dos artefatos. As matérias-primas já foram recolhidas nos próprios sítios, cujas fontes conhecemos.

Coordenação: Profº Luydy Abraham Fernandes.

SituaçãoConcluído.

 

Título: Estudo dos cemitérios das Santas Casas de Misericórdia do Recôncavo Sul da Bahia

Descrição: O objetivo desta pesquisa consiste em: realizar a identificação dos cemitérios construídos pelas Santas Casas de Misericórdia do Recôncavo da Bahia através da construção de um banco de dados; proceder a análise dos dados coletados, e; diagnosticar os problemas de conservação e atuar na proteção deste patrimônio. Os resultados almejados resultarão em um cenário de amplo conhecimento sobre a história cemiterial do Recôncavo Sul da Bahia e proporcionarão um novo olhar da sociedade perante estes bens culturais.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato

Situação: Concluído (2015).

 

Título: Arqueologia no Recôncavo Norte: Simões Filho, Bahia

Descrição: O presente projeto visa executar estudos laboratoriais nos materiais derivados de 3 sítios arqueológicos históricos – Simões Filho 1, Simões Filho 2 e Simões Filho 3 –, identificados, registrados e escavados entre os anos de 2013 e 2014, nas proximidades do distrito de Palmares e do Quilombo do Dandá, no município de Simões Filho, Bahia. O problema central de investigação consiste na possibilidade desses sítios recuarem a ocupação histórica dessa parcela do território a períodos pouco abordados pela perspectiva da história. Enquanto áreas próximas poucos quilômetros dali, referentes a ocupações eclesiásticas, a vilas e cidades oficiais apontem uma profundidade cronológica bastante expressiva – a exemplo do distrito de Abrantes (Camaçari), Mata de São João e Candeias, ocorridas entre os séculos XVI e XVIII –, a historiografia oficial e dados etnológicos indicam que este setor do território de Simões Filho onde se encontram os sítios, no distrito de Palmares e Quilombo de Dandá, teria sido ocupado a partir do século XIX, com o incremento da produção rural e extrativista de pequena e média escalas. No entanto, sítios encontrados nestas áreas, em setores isolados e interiorizados em relação àqueles apresentados pela história oficial, parecem sugerir uma ocupação com profundidade cronológica mais expressiva, que remonta unidades produtivas e de habitação do século XVII e, muito provavelmente, relacionadas a ocupações de cidadãos fora do eixo decisório citadino, fugidos, deslocados e/ou interiorizados antes de qualquer outra ocupação histórica oficial. Sendo assim, a arqueologia realizada nesta região pode incrementar dados relevantes para a construção histórica e para o processo de formação de heranças sociais.

Coordenação: Profº Carlos Alberto Santos Costa.

Situação: Concluído (2015).

 

Título: Estudo dos cemitérios das Santas Casas de Misericórdia do Recôncavo da Bahia

Descrição: Os municípios escolhidos no Recôncavo da Bahia, Salvador, Santo Amaro e Maragogipe, são excelente campo de pesquisa para a temática cemiterial por contemplar cemitérios oitocentistas vinculados as Santas Casas de Misericórdia.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato

Situação: Concluído (2014)

 

Título: Interações Aratu x Tupi no Oeste da Bahia

Descrição: Abordaremos a indústria lítica lascada e os restos ósseos de sítios no vale do córrego Santana, Muqúem do São Francisco BA. A questão é a similaridade entre as lâminas de machado lascadas de dois sítios da tradição Aratu (Praça de Piragiba - PP e Roça do Esperidião - RE) e no sítio da tradição Tupi (Zé Preto - ZP).Notamos o fato em 1996 e o detalhamos no doutorado, 2011. São sítios próximos, 20 minutos de caminhada, mas afastados em 400 anos (PP: 870AP e ZP: 450AP). Supomos a recuperação das lâminas de machado lascadas no sítio PP pelos habitantes do sítio ZP. Para verificá-lo aplicaremos a mesma análise tecnológica do sítio PP, feita no doutorado, na indústria do sítio ZP. Para tanto, escavaremos o sítio ZP. Com brutos de debitagem e mais instrumentos estudaremos a indústria Tupi seguindo o protocolo do sítio PP. No sítio Aratu RE nenhum trabalho foi feito. Suas lâminas de machado lascados equivalem às do sítio PP. Coletaremos uma série para comparações e o escavaremos para obter elementos da cadeia operatória. O sítio RE não sofreu impacto estratigráfico além do desmate. O sítio PP sofreu com as cheias do córrego Santana. Ainda existem cerca de 20 urnas Aratu escavadas em 1996, depositadas na vila. Precisam ter o conteúdo exumado. A antropóloga física da equipe fará a primeira descrição bioantropológica dos esqueletos. O sítio PP é o maior em sepultamentos com mais de 138 registrados. A descrição bioantropológica estabelecerá parâmetros ainda não conhecidos.

Coordenação: Profº Luydy Abraham Fernandes.

Situação: Concluído (2014).

 

Título: Mapeamento de sítios arqueológicos: municípios de Cachoeira e São Félix

Descrição: Foi um projeto dedicado ao mapeamento de sítios arqueológicos nos municípios de Cachoeira e São Félix que envolveu a comunidade local, escolas públicas estaduais (professores e alunos) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, representada pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) corpo docente e discente. Nessa ação, tanto os professores da UFRB (Coordenador e Vice-Coordenador do projeto), graduandos do CAHL, bem como professores da rede pública estadual e alunos do ensino médio concatenaram seus esforços e complementaram mutuamente os seus conhecimentos para sensibilizar as comunidades e localidades rurais e urbanas dos dois municípios escolhidos. Os proponentes (professores da UFRB) foram os responsáveis por transmitir o conhecimento científico/acadêmico necessário aos agentes diretos (professores e alunos da rede pública), os quais, assim instrumentalizados, atuaram como multiplicadores e executores, realizando efetivamente a identificação e localização dos sítios, por meio da interação com as suas respectivas comunidades locais.

Coordenação: Profº Luydy Abraham Fernandes.

Situação: Concluído (2010).

Saiba mais em:

FERNANDES, L. A. Cartilha Didática - Mapeamento Arqueológico: Cachoeira e São Félix. 2009.

 

Título: As armações da pesca da baleia em Itaparica, Bahia

Descrição: O projeto visa analisar a espacialidade da sociedade baleeira em Itaparica, percebendo suas estruturas, dinâmica social e suas transformações ao longo do tempo, através dos testemunhos arqueológicos, dos documentos escritos e iconográficos, bem como por meio da memória dos moradores de Porto dos Santos e Manguinhos.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Concluído (2010).

Saiba mais em:

COMERLATO, Fabiana. A baleia como recurso energético no Brasil. In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional de História e Migrações. Florianópolis : PPGH, 2010. p. 1119-1138.

COMERLATO, Fabiana. História visual da pesca da baleia no Brasil. Salvador: MAE/UFBA, 2009 (Material pedagógico).

 

Título: Contextos arqueológicos e marcos temporais nos grafismos rupestres da Chapada Diamantina: análises laboratoriais das coleções derivadas dos sítios Toca da Figura e Toca do Pepino

Descrição: Entre os anos de 2009 e 2010 foi realizado pela equipe do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica da UFBA (da qual integram professores da UFRB) o projeto Cronologia e contextos arqueológicos nos sítios de arte rupestre na Villa de Ventura, Morro de Chapéu, Bahia, coordenado pelo Prof. Carlos Echevarne e financiado pela FAPESB. Durante este projeto foram escavados quatro sítios arqueológicos (Toca da Figura e Toca do Pepino, Toca do Bexiguento e Toca da Onça), que redundaram em uma quantidade de dados de campo que, agora, passarão por procedimentos laboratoriais. O presente projeto ‘Contextos arqueológicos e marcos temporais nos grafismos rupestres da Chapada Diamantina: análises laboratoriais das coleções derivadas dos sítios Toca da Figura e Toca do Pepino’ refere-se a uma proposta de análise de parte desse acervo, agora no âmbito institucional da UFRB, com a finalidade de dar a continuidade lógica e necessária às atividades de campo.

Coordenação: Prof. Carlos Alberto Santos Costa.

Situação: Concluído (2012).

 

Título: Representações rupestres no Piemonte da Chapada Diamantina - região de Jacobina

Descrição: A pesquisa se insere nos estudos de arqueologia pré-colonial relacionados às representações rupestres. Este projeto que se encontra em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2007 junto ao Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto trata do estudo dos sítios de representação rupestre da região Setentrional da Chapada Diamantina, em sua Cuesta Norte, que abarca os municípios de Caém, Campo Grande, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba e Saúde, no Estado da Bahia, Brasil. Trata-se da região geograficamente conhecida como Piemonte da Chapada Diamantina ou região de Jacobina. O setor de recorte da pesquisa tem aproximados 70x80km e está limitado entre as feições geológicas reconhecidas como Serra do Tombador e a Serra de Jacobina.

Coordenação: Prof. Carlos Alberto Santos Costa.

Situação: Concluído (2012).

Saiba mais em:

COSTA, Carlos. Representações rupestres no Piemonte da Chapada Diamantina - região de Jacobina. In: XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2011. XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira - trabalhos completos. Belém: SAB, 2009. v. 2. p. 146-151.

COSTA, Carlos. Sítios de representação rupestre na região Piemonte da Chapada Diamantina, Bahia. In: 19º Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira. Anais 2010 ANPAP. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 2602-2616.

 

Título: Arqueologia em Tela: “o cinema como recurso didático”

Descrição: O objetivo deste projeto de extensão consiste em proporcionar aos diversos públicos (interno e externo) um espaço para apropriação de novos conhecimentos de forma lúdica, por meio da exibição de filmes e documentários de arqueologia. O público alvo englobou a comunidade, principalmente o público escolar e de associações culturais e sociais e os alunos da UFRB de todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Concluído (2011).

 

Título: Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: identificação, análise e preservação

Descrição: O projeto de pesquisa tem como motivação o estudo de uma temática que recentemente ganha novos vultos científicos no Brasil, a ponto dos pesquisadores se reunirem em uma associação – a ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais). As pesquisas nesta área contemplam diferentes abordagens, à exemplo dos estudos da arte tumular, de arquitetura, de demografia, de etnias, dos aspectos patrimoniais e rituais ou de culto religioso. Os municípios escolhidos no Recôncavo da Bahia, Cachoeira e São Félix, são excelente campo de pesquisa para a temática cemiterial, por contemplar cemitérios bastante antigos e de diferentes tipologias e origens. Em Cachoeira, são bem conhecidos por sua importância histórica: o Cemitério da Piedade da Cachoeira do Paraguassu (1874), o Cemitério dos Alemães (1881), o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo (1898), o Cemitério dos Nagôs (1927) e o Cemitério Municipal de São Félix (1888). O objetivo desta pesquisa consiste em: realizar a identificação dos cemitérios da zona urbana e rural através da construção de um banco de dados; proceder a análise dos dados coletados, e; diagnosticar os problemas de conservação e atuar na proteção deste patrimônio. Os resultados almejados resultarão em um cenário de amplo conhecimento sobre a história cemiterial de Cachoeira e São Félix e proporcionarão um novo olhar da sociedade perante estes bens culturais.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Situação: Em andamento.

Saiba mais em:

COMERLATO, Fabiana. Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: patrimônio do Recôncavo da Bahia. In: Encuentro Iberoamericano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimoniales / V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2011, Salvador. Anais do Encuentro Iberoamericano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimoniales. Goiânia : FAV/UFG; FUNAPE, 2011. p. 101-105.

 

Título: Embrechados nas cúpulas das torres sineiras das igrejas do Recôncavo da Bahia

Descrição: O projeto de pesquisa tem como escopo realizar o estudo detalhado dos embrechados nas torres sineiras das igrejas do Recôncavo, especificamente da Igreja do Seminário de Belém, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, Matriz Santiago do Iguape e Matriz Deus Menino, localizadas em Cachoeira e São Félix, respectivamente. O embrechado é proveniente de uma técnica decorativa que convém incrustar em tal superfície materiais como conchas, búzios, pedras e fragmentos de faiança, formando assim um mosaico, presente tanto em estruturas de jardins quanto em espaços religiosos. A atuação das análises arqueológicas está relacionada a estudos da documentação da construção das igrejas, da identificação de padrões e reconstituição do ordenamento das faianças oriundas de descarte. Possibilitando assim, a estimativa cronológica da prática do embrechamento no Recôncavo. Portanto, é de suma importância no projeto, compreender quais padrões e fragmentos de faianças que sofreram descarte sendo desativados de seu uso social e passaram a ser reutilizados, através da reciclagem destas peças em composições de fragmentos e peças inteiras.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Status: Concluído (2012).

 

Título: Digitalização, análise e socialização da base de dados do Mapeamento dos sítios arqueológicos de Cachoeira e São Félix

Descrição: Surgiu como complementação do projeto de “Mapeamento dos sítios arqueológicos dos municípios de Cachoeira e São Félix” do professor Luydy Fernandes, onde foi realizado um levantamento dos sítios na região do Recôncavo da Bahia, em 2008. Os municípios abrangidos foram Cachoeira, São Félix, Maragojipe, Conceição da Feira e Cruz das Almas. A documentação produzida dos registros dos sítios foram digitalizadas no formato das fichas do IPHAN e complementadas através do estudo de mapas, preenchendo as informações do documento cartográfico, dos cadernos de campo, das visitas aos sítios arqueológicos e outras pesquisas bibliográficas, com o fim de criar um registro oficial para o conhecimento de todos. Dessa maneira, a documentação oficial possibilitará as buscas pelos sítios de maneira ágil e organizada, produzindo conhecimentos e incentivando para que estudos futuros possam complementar na documentação atual e assim, promover estratégias que possibilitem a conservação e valorização do patrimônio, principalmente para os principais atores da história. Após a digitalização foi realizada uma análise dos sítios arqueológicos, para que a população local se reconheça e valorize sua história, colaborando na preservação do seu passado e agindo como principal agente na conservação de suas memórias. No intuito de socializar as informações sobre os sítios mapeados, foram distribuídas mapas e cartilhas em algumas instituições públicas do recôncavo no intuito de despertar a apreciação de todos sobre os bens culturais. Ao final, as fichas foram impressas para encaminhar ao IPHAN juntamente com o CD, para serem incorporadas ao cadastro nacional disponível on line na página da internet do referido órgão.

Coordenação: Profª Fabiana Comerlato.

Status: Concluído (2012).