Clécia Junqueira
A casa da cultura Galeno D’avelirío, localizada na cidade de Cruz das Almas, é um espaço conhecido pela luta de diversos artistas e produtores de cultura. Instaurada em 27 de julho de 1987, a casa da cultura é símbolo da cidade e carrega na sua trajetória nomes como: Gláucia Guerra de Oliveira, Nelson Magalhães Filho, Hermes Peixoto, Luciano Passos, Lita Passos, autores da formação de um espaço popular e incentivadores da produção cultural da região. Curiosamente, antes de tornar-se a casa da cultura Galeno D’avelírio, o lugar era temido por abrigar o espaço carcerário da cidade.
Para Hermes Peixoto, escritor, agrônomo e um dos fundadores da casa da cultura de Cruz das Almas, as novas gerações interagem de forma espontânea com os antigos frequentadores, o que abre espaço para a criação de um ambiente de vivências e aprendizados reais e potenciais.
Segundo Peixoto, a música e a poesia funcionam, nesse contexto, como fios condutores entre as velhas e novas gerações. Através dessas duas linguagens, a memória da cidade é atualizada permanentemente. Com os novos registros, trazidos pelos novos frequentadores e artistas, vai-se formando um cabedal cultural que dinamiza a história local. Hermes Peixoto também salientou que são inúmeras as propostas de projetos culturais para a casa. De forma geral, as propostas visam ampliar as possibilidades de entretenimento entre os organizadores e os visitantes, contando, sobretudo, com o apoio financeiro direcionado por admiradores da arte.
Um dos projetos, que vem sendo planejado para o ano de 2015 prevê várias rodas culturais de poesias. Serão acolhidas propostas de grupos literatos que busquem uma reflexão sobre a poesia e seus desdobramentos para a vida da população cruzalmense. Outro objetivo ligado ao evento é estreitar os laços com os professores da rede municipal de ensino, o que permitirá o exercício da educação para além dos muros da escola.
Quanto à estrutura do espaço, a diretoria pretende estabelecer mudanças que gerem conforto para a população frequentadora. Existe um outro projeto que consiste na ampliação da casa cultural, com a criação de um teatro, para atender a população de forma gratuita e para incentivar o surgimento de novos talentos.
Os frequentadores do espaço Cinthía Almeida e Marcos Vieira veem a casa da cultura como um espaço de desenvolvimento de expressões artísticas, que preserva a história da cultura cruzalmense e abre oportunidade para novas situações de aprendizado.
A diretoria da casa afirmou que as mudanças na estrutura não vão descaracterizar o lugar, mas sim trazer um maior conforto para os frequentadores. Além do caráter poético, o espaço ainda promove exposições de artistas da região e apresenta oficinas de teatro, música e dança. A previsão da direção é que essas atividades possam expandir ao longo deste ano.
Para mais informações acesse aqui!