Fotografia de capa: Caique Fialho
O Reverso On Line está completando 15 anos!!! E para comemorar esse marco preparamos uma edição especial neste semestre letivo de 2025.1! E também resgatamos o Dossiê produzido no semestre 2022.2, que se perdeu em um bug que ocorreu no site do jornal laboratório!! Ambas trazem o tema Amor & Sexo para discutir tendências e comportamentos relacionados às relações afetivas/amorosas e suas diversidades e especificidades!!
Como nos ensina a escritora e feminista estado-unidense bell hooks (1952-2021), no livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas, publicado nos Estados Unidos no ano 2000 (o primeiro da chamada Trilogia do Amor, seguido de Salvação: pessoas negras e o amor, de 2001, e Comunhão: a busca feminina pelo amor, de 2022):
“Todo mundo quer saber mais sobre o amor. Queremos saber o que significa amar, o que podemos fazer em nosso dia a dia para amarmos e sermos amados”.
A pensadora faz a defesa da prática transformadora do amor, que manda embora o medo e liberta nossa alma. Assim, ela nos convoca a regressar ao amor. Ela reposiciona o amor como força capaz de transformar todas as esferas da vida: a política, a religião, o local de trabalho, o ambiente doméstico e as relações íntimas.
Partimos da proposta por bell hooks de que “o amor é uma ética da vida” e que “uma ética amorosa pressupõe que todos têm direito de ser livres, de viver bem e plenamente”. Esse é o fio condutor que nos inspira neste momento comemorativo e memorável e une as reportagens dessa edição especial.
A turma de Oficina de Jornalismo On Line do semestre letivo 2025.1 decidiu adotar o mesmo tema da turma de 2022.2 e produzir o Dossiê Amor & Sexo 2.
O tema surgiu após a retomada do ensino presencial ocorreu no semestre letivo 2022.2. A turma da época retomava a convivência no CAHL após o longo período do ensino remoto impulsionado pela pandemia da Covid-19 (foram dois anos e meio de aulas pela internet na UFRB), e produzimos presencialmente a edição, cujo tema foi inspirado na época pela campanha do então candidato a presidente da República, Lula, de que criaria o “Ministério do Amor” se fosse eleito.
Edição de 2025.1
Nessa comemoração dos 15 anos do jornal laboratório a turma foi a campo apurar e produziu reportagens multimídia, principalmente sobre tendências de comportamento e saúde.
A reportagem Um avatar para chamar de “seu” – Reverso Online traz o debate atual sobre relacionamentos amorosos de humanos com Inteligência Artificial!!
Especificamente sobre Cachoeira e o clima leve de paquera, a edição traz : “Pegação” nos trotes universitários mantém tradição em Cachoeira – Reverso Online.
Já enfatizando a busca pelo amor, repórteres trazem histórias divertidas de quem fez simpatias na tentativa de achar sua “tampa da panela” em: Os segredos das simpatias do amor – Reverso Online.
Depois da paquera e da busca pelo “amor romântico”, o sexo inspirou a reportagem sobre questão do prazer feminino: Orgasmo Feminino…“Você já chegou lá?” – Reverso Online. E a busca por potencializadores de sensações durante as relações sexuais: Meu amigo quer saber… O que explica a busca por potencializadores do sexo? – Reverso Online.
As reportagens com enfoque em aspectos de saúde foram: Entre o desejo e o medo: os desafios da gravidez na adolescência e os impactos no amor jovem – Reverso Online; Seringa, potinho e desespero: quando o sonho de ser mãe é feito em casa – Reverso Online e Desinformação sobre profilaxia compromete prevenção ao HIV – Reverso Online
Edição de 2022.2
O Dossiê Amor & Sexo I trouxe reportagens sobre os sentimentos de amor, paixão, carência, solidão e como mulheres e homens podem partir de perspectivas diferentes em suas experiências afetivas: Amor e Paixão: o que faz serem diferentes? – Reverso Online e Homens e mulheres enxergam o sexo de formas diferentes – Reverso Online; e Solidão e carência de mãos dadas – Reverso Online. E também sobre o Casamento entre jovens: desafios da vida a dois – Reverso Online.
E abordagens que tocam especialmente a questão do prazer feminino: Mulheres defendem busca do autoprazer – Reverso Online; Carência afetiva da mulher preta em Cachoeira é racismo histórico e coletivo – Reverso Online; Mulheres negras enfrentam resquícios de escravidão nas relações amorosas – Reverso Online; Sexo na Melhor Idade: mulheres lutam contra preconceitos e aproveitam a vida – Reverso Online. E também do prazer do sexo somente quando se está envolvido afetivamente com alguém: Demissexualidade causa divergências de opiniões no CAHL – Reverso Online.
Outra abordagem interessante foi sobre como pessoas com deficiências lidam com suas vidas amorosas: Amor e capacitismo: pessoas com deficiência enfrentam tabus sobre vida amorosa – Reverso Online.
A objetificação dos corpos masculino e feminino instigou abordagens: Indústria cultural promove hipersexualização do homem negro – Reverso Online e Entre o ódio e a idealização: a representação do corpo feminino no universo nerd – Reverso Online.
Foi realizada uma entrevista pingue-pongue com a egressa do curso de Jornalismo da UFRB, Lorena Ifé, que criou um aplicativo de namoro: Afrodengo: Grupo para relacionamentos entre pessoas negras viraliza na internet – Reverso Online.
E houve também a produção de um podcast, o Conexão jornalística, com três episódios no qual aborda-se o sobre amor e sofrência: https://anchor.fm/conex.
A edição de 2022.2 também abordou aspectos curiosos sobre o tema na cidade heroica: Prostituição, sexo e tradição: memórias das antiga Cachoeira – Reverso Online e Segredo entre quatro paredes: a ausência de motéis em Cachoeira – Reverso Online.
Aspectos de saúde também foram investigados, como: Vida sexual ajuda no tratamento do câncer de mama – Reverso Online; Adolescentes se arriscam a DST ou gravidez, apesar do acesso a informações e métodos contraceptivos – Reverso Online e Endometriose atrapalha bem-estar sexual e qualidade de vida de mulheres no Brasil – Reverso Online.
Convidamos a todos, todas e todes para a leitura de nossas reportagens multimídia!! E comemorar os 15 anos do Reverso On Line com a gente!!

Jornalista (ES 0764 JP) e profa da UFRB, editora das edições 2022.2 e 2025.1.
Email: hericalene@ufrb.edu.br

Jornalista (0006984/BA) e editor adjunto da edição de 2025.1

Gabriel Silva
Graduando de Jornalismo – Editor de Redes Sociais