Ivisson Costa
Como toda rádio poste, a Franco Publicidade nasceu com o objetivo de conversar com a comunidade. Um dos idealizadores, o radialista Gilberto Franco, queria passar informações úteis e importantes, locais e nacionais com um pouco de entretenimento, além de músicas e entrevistas. Hoje, o filho do radialista, Fábio Franco, é o locutor e também operador de áudio, apresentador e comentarista.
Quando Gilberto Franco assumiu o sistema de comunicação popular instalado nas ruas de Cachoeira em 1992, possuía dez caixas de alto falantes. Mas ainda assim enfrentava problemas técnicos. Só depois começou a investir em equipamentos. Atualmente ela tem 20 caixas espalhadas pelo centro da cidade.
Carreira
Fábio lembra que iniciou sua carreira de locutor após uma visita a uma rádio da região: “Fui com um amigo e gostei daquele mundo. Hoje, ela faz parte da minha vida”, pontua. Para ele compreender a realidade da comunidade é importante, um princípio que segue até hoje.
Para ter sucesso, Fábio diz que é preciso respeitar os gostos musicais e quando o assunto é futebol, política ou religião, prefere não dar opiniões. Na rádio são transmitidas informações da comunidade, repertório musical variado, programas de opinião e alguns recados. A sede fica perto da feira livre e utiliza uma mesa de som com seis canais e um computador. A emissora é sustentada por meio de anúncios de produtos e serviços da região.
Moradores de Cachoeira ouvem diariamente a Franco Publicidade. Para Nélio dos Santos, de 67 anos, do Distrito São Francisco do Paraguaçu, ouve a rádio sempre que está em Cachoeira e acha que ela cumpre bem o papel de informar. Ele salienta que ouve a rádio poste enquanto espera o ônibus para voltar para casa.