Rondas Escolares oferecem mais segurança a escolas públicas

Por Mairan Reis

Viatura da policia em frente ao colégio Enesto Simões Filho durante a ronda escolar . Crédito: Mairan Reis

Com o objetivo de coibir atos de vandalismo e diminuir a violência dentro e fora do ambiente escolar, foi implantado em Cachoeira o projeto Ronda Escolar, através do qual a escola, a Polícia Militar e a família se unem com o propósito de garantir a segurança de alunos e funcionários, para que a escola seja um ambiente de aprendizado e cultura.

Por meio do projeto, rondas policiais são feitas diariamente, não somente nas escolas públicas estaduais, mas também nas escolas municipais. Devido à quantidade elevada de escolas em relação ao efetivo da Polícia Militar, são priorizadas aquelas onde existe maior número de alunos e, portanto, maior índice de risco. O que foi apontado como um obstáculo para uma ação mais intensiva da PM é a carência na frota de veículos.

No colégio estadual Ernesto Simões Filho, um dos maiores da cidade, as rondas acontecem diariamente. “As viaturas passam aqui todos os dias, durante a manhã e à tarde, ficam durante uns 15 minutos, conversam com funcionários e, apesar da escola ser bastante tranquila, acabamos nos sentindo mais protegidos”, comenta a vice-diretora do turno vespertino, Adriana Cruz. Para ela, a iniciativa é muito boa. “Com o tempo as coisas vão se estruturando”, completa.

O projeto, que tem como coordenador o capitão da Polícia Militar Ubiracy Vieira, foi posto em prática desde o primeiro semestre de 2003 em Salvador, onde vem apresentando melhorias na situação. Para atuar no projeto, os policiais passam por um curso sobre os direitos humanos, Direito Constitucional e a Cartilha do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *