Territorialidades da Bahia!

Reprodução: https://pedagogiagrio.com/escola/

Jornal laboratório reúne reportagens sobre Territorialidades na Bahia.

Editorial

A Bahia é uma terra boa demais!! Como diz uma frase popular: “Deus me livre de não ser baiano!”. A diversidade deste Estado é enorme em todos os sentidos: social, cultural, econômica, geográfica… São 417 municípios e um território de 564,7 mil quilômetros quadrados, de acordo com dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta edição do Dossiê Revero On line do semestre letivo de 2024.2 traz um pouco de histórias desse vasto mundão que é a Bahia onde moram 14,8 milhões de pessoas (População estimada em 2024)! O tema que guiou as pautas jornalísticas e as abordagens que nasceram delas é: TERRITORIALIDADES DA BAHIA!!

Nesta edição, nossos repórteres contam as histórias de várias regiões: na do Piemonte do Paraguaçu, próximo a Chapada Diamantina, cobriram a abacaxicultura em Itaberaba; em Lencóis, abordaram a pediagogia Griô; viram o Candomblé Elétrico em Ituberá (Sul Baiano); andaram pelas terras do garimpo de Jacobina.

No sertão de Milagres (no Centro Sul) contaram sobre o projeto de cinema que resgata a cidade como polo cinematográfico. Outro recanto que foi cenário, mas de novela, foi a Ilha de Cajaíba, em São Franciso do Conde, que teve sua história também contada nesta edição do Dossiê.

Na capital e no Recôncavo , abordaram o samba de roda que está em um momento de efervescência e atraindo públicos diversos; o “Baile das Brabas” realizado Cachoeira e a atividade de baianas de acarajé como atividades de empreendendorismo e empoderamento femininos. Também resgataram a história das orquestras filarmônicas centenárias e a sua importância na região.

Na região metropolitana de Feira de Santana, em Conceição da Feira, resgataram a história do poeta, compositor e dramaturgo Vivaldo Bittencourt Mascarenhas; e também abordaram a questão de Feira ser entrocamento de saúde.

São muitas reportagens sobre esta terra linda de cantos e encantos e axé!

Convidamos todas, todos e todes a embarcarem nessa viagem com a gente e boa leitura!!

  • Hérica Lene (ES 0764 JP) e Vinícius Morende
  • Jornalistas e professores do curso de Jornalismo da UFRB
  • Editores do Reverso On Line  de dezembro de 2024 (semestre letivo 2024.2)