Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Revista Acadêmica GUETO informa PLÁGIO detectado em um dos artigos publicados na 3ª edição da revista

capa 3a edicção gueto

O Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação (GUETO) do Centro de Formação de Professores (CFP) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - publica NOTA DE RETRATAÇÃO SOBRE PLÁGIO na 3a edição da Revista Acadêmica GUETO.

Informamos a todos os nossos colaboradores que no volume 03 (1): 53-62 da Revista Acadêmica GUETO publicamos um texto da Sr.ª Edivânia de Jesus Luz Barbosa denominado " DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PROBLEMA BIOLÓGICO, PSICOLÓGICO OU SOCIAL?", que, segundo foi comprovado através de uma denúncia de um leitor, continha plágio de parte de uma resenha da Profa. Ma. Ana Maria Bellani Migott. É nosso dever esclarecer que este artigo, antes de ser divulgado, passou por todos os trâmites acadêmicos previstos e da nossa editoria. Apesar disso, constatou-se a fraude.

Compreendemos a justificativa da Sra. Edivânia de Jesus Luz Barbosa, ao mesmo tempo, repudiamos o ocorrido e prestamos solidariedade à autora lesada, Profa. Dra. Ana Maria Bellani Migott, pois, segundo a lei de Direitos Autorais vigente, é o autor lesado que deve tomar providências quanto às medidas jurídicas cabíveis. A seguir e-mail de ciência da autora:]

Bom dia prezados Editores

 Em relação ao fato constato por vocês, incialmente agradeço a deferência. E em um segundo momento pondero essas questões:

 1)    Aceito a retratação, após vocês me enviarem o periódico desvelo o que os Srs. constataram sobre a autoria ter sido plagiada em parte;

2)    A aluna (autora) do artigo publicado em seu periódico não me referenda nem o autor do livro ao qual realizei a referida resenha no ano 2008;

3)    Mantem exatamente o mesmo título: “DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PROBLEMA BIOLÓGICO, PSICOLÓGICO OU SOCIAL?

 Nesse sentido, solicito, que retirem o periódico de circulação, seja impresso e ou online  que contem esse artigo. A retratação sugerida pelos Srs. em relação a aluna que ela seja notificada desse plágio e, como uma continuação do processo ensino aprendizagem que ela tenha ciência que isso não se deve fazer durante a graduação,  para que posterior isso não se  repita após a formatura e sua futura vida profissional. O Brasil necessita de pessoas que realmente saibam fazer ciência e produção de conhecimento. Quanto as responsabilidade da referida aluna deixo a cargo dos Srs, dentro de seus estatutos  e regimentos.

Att. Prof. Dra Ana Migott

Lembramos, mais uma vez, que o procedimento legal informado nas normas de retratação da Scielo nos impõe a publicação da revista com o artigo adicionado a tarja RETRATADO, o que por ora, fizemos logo após a ciência do ocorrido.

Sem mais e disponível para esclarecimentos,             

Prof. Me. Jean Adriano Barros da Silva

Editor Chefe

Fim do conteúdo da página