Edições

capa

Organização: Profª Drª Kássia Aguiar Norberto Rios e Prof. Msc. Klayton Santana Porto

Apresentação

 

Seção Artigos

MULHER EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA E FORÇA NA ORGANIZAÇÃO págs 1-10

A MATEMÁTICA E O SAGRADO págs 11- 20

ORGANIZAÇÃO DE MULHERES QUILOMBOLAS EXPERIÊNCIA DE EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO NA COMUNIDADE DA MATINHA DOS PRETOS FEIRA DE SANTANA BA  págs 21 - 29

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE: (RE) PENSANDO O DESCARTE DO RESÍDUO SÓLIDO DOMICILIAR NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE OROBÓ E SALGADO EM ANTÔNIO CARDOSO-BA págs 30 - 37

SALA DE AULA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELA COM – VIDA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS págs 38 - 52

PAPEL DA SOCIEDADE E O COMPROMISSO DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IGUALDADE RACIAL NO BRASIL – RELATO DE EXPERIÊNCIA NA VIDA ACADÊMICA págs 53 - 67

A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÇU DA BAHIA PELOS OLHOS DA POPULAÇÃO CAMPONESA DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ A EMANCIPAÇÃO págs 68 - 76

 

Seção Resumo

A QUESTÃO DA LUTA NA PELA TERRA E ÁGUA DOS PESCADORES ARTESANAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS PESQUEIROS DE ILHA DE MARÉ BApágs 77 - 78.pdf

 

Seção Relato de Experiência

SERTÃO PRETO RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONCEPÇÃO DO FÓRUM PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL NO CETENS EM 2017págs 79 - 97

 capa revista 10 - volume II

Organização: Profª Drª Prof. Maíra dos Reis Lopes

Apresentação

 

Seção Artigos

A LUTA DOS CAMPONESES DO ALTO RIO PARDO-NORTE DE MINAS GERAIS PELO DIREITO AO TERRITÓRIO E A EDUCAÇÃO DO CAMPO_Fernanda F. Santos e Rosineide Pereira Mubarack_p 1-15

PANORAMA DE VIOLÊNCIA RESISTÊNCIA E LUTA AS PUBLICAÇÕES CONFLITOS NO CAMPO-BRASIL CPT 1985-2014_Rosana Carvalho Paiva_p.16-36

DESAFIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL E NO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO-BA_Priscila T.da Silva,Priscila A. Lima, Felizarda V. Bebé_p.37-51

A FEMINIZAÇÃO DA LUTA POR ESCOLAS DO CAMPO UMA QUESTÃO DE GÊNERO E CLASSE_Hundira S. Cunha_p.52-71

REFORMA AGRÁRIA ORGANIZAÇÃO FEMININA NO ASSENTAMENTO FREI VANTUY_Cristiane Andrade Fernandes_p.72-88

O TEMPO LIVRE E JUVENTUDE DO CAMPO REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A JUVENTUDE CAMPESINA_ Marcelo P.de A. Ferreira e Tábita C.M. Nascimento_p. 89-104

JUVENTUDE DA VIA CAMPESINA DA INVISIBILIDADE À CONSTRUÇÃO DA REDE GPR_Gilmar dos Santos Andrade, Paulo Rogério A. Mansan e Gabriel Troilo_p.105-120

FESTA DO LICURI ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO SEMIÁRIDO BAIANO_Aurélio José Antunes de Carvalho e Marcio Harrisson dos Santos Ferreira_p. 121-133

XANGÔ-AGOJO RAÍZES DA CULTURA NAGÔ NO SEMIÁRIDO NORDESTINO_Alexandro dos Santos Jesus, Euclides Flor da Silva Neto e Lincoly Jesus Alencar Pereira_p. 134-149

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE CULTURA E TRABALHO NO UNIVERSO CAMPONÊS_ Emílio Neto Marques e Silvana L. da S. Lima_p. 151-160

 

Seção Notas de Pesquisa

NEM REDISTRIBUIÇÃO NEM RECONHECIMENTO, MUITO PELO CONTRÁRIO a lógica da contestação a identidade e a territorialidade quilombola_Tiago Rodrigues Santos_ p. 161-177

 

Seção Relato de Esperiência

Relato de experiência da construção coletiva no II Seminário Internacional de Educação do Campo_Emílio Neto Marques_ p. 191-195

 

Seção Resenha

ESCOLA DO CAMPO SABERES DA CULTURA CAMPONESA E CONHECIMENTOS ESCOLARES EM ARTICULAÇÃO_ Raimunda Alves Melo_p. 180-190

 

Seção Resumo de Tese

Currículo Vivo e Processo(s) de Subjetividades da Alfabetização do Movimento de Trabalhadores- CETA_ Gilsélia M. Cardoso Freitas_p. 178-179

 

Organização: Kleber PeixotoeEmmanuelle Félix


Editorial (Por Kleber Peixoto e Emmanuelle Félix)


 

ARTIGOS
01 - Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: desvendando a realidade de Feira de Santana/BA. SILVA, Osnir O. Noberto da e BORDAS, Miguel Angel Garcia. Págs. 01 – 16.
02.  Apreensão do espaço para pessoas com necessidades educacionais especiais (visual) através de mapa tátil. FERREIRA, Rivani Oliveira e SILVA, Lorena Cardoso. Págs. 17 – 24.
03.  Pais Ouvintes e Filhos Surdos: impasses na comunicação. BASTOS, Thereza e SILVA, Luciana Santana da. Págs. 25 – 34.
04.  Surdez e linguagem: entre reflexões e contribuições. BRITO, Gisele Almeida de; BRITO, Jamile Almeida de; MATOS, Laís Silva. Págs. 35 – 48.
05.  Caminhos e descaminhos do direito fundamental à educação: considerações sobre o acesso à educação para alunos com necessidades especiais em escolas regulares. VALLE, Aline de S. Vasconcellos do. Págs. 49 – 62.
06. Educação especial no espaço escolar: questionamentos sobre as políticas de inclusão. LEOPOLDINO, Anna Paula de C. Couto. Págs. 63 – 70.
07.  Os desafios da escola frente à proposta de educação inclusiva: o papel do Projeto Político Pedagógico. SANTOS, Robenilson Nascimento dos. Págs. 71 – 81.
08.  Braille, Soroban e Pré-Soroban: recursos necessários na prática pedagógica ao aluno com deficiência visual. SILVA, Márcia Raimunda de Jesus Moreira da. Págs. 82 – 92.
09.  Inclusão social e escolar: dos corpos desviantes para os corpos com necessidades educacionais especiais. LUCON, Cristina Bressaglia. Págs. 93 – 108.
10.  Introdução ao sistema de lecto escrita em braille: uma experiência de extensão. CARDOSO, Jusceli; JESUS, Márcia; MEIRELES, Marta. Págs. 109 – 115.
11.  A Educação Inclusiva Brasileira: aprofundando conceitos. Págs. 116 – 131.
12. A inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular. LIVRAMENTO, Marycelma dos Santos Campos e RAMOS, Eliundes Santos. Págs. 132 – 140.
13.  Políticas e Práticas de Inclusão no Ensino Superior. RIBEIRO, Solange Lucas. Págs. 141 – 153.

RESENHA
01. Autismo infantil e suas implicações comportamentais. BRITO, Jamile Almeida de. Págs. 154 – 161.
02. Escrita de sinais sem mistérios. FREITAS, Isaac Figueredo de. Págs. 162 – 164.

DEPOIMENTO
01.  Ser Mãe de João Lucas: um depoimento de amor inclusivo. VIEIRA, Cristiane Bastos Bellas. Págs. 165 – 169.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editorial

Sumário

ARTIGOS

1. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS _ Ednalva Fiuza de Santana Alves e Cláudio Eduardo Félix dos Santos _ p. 1-12

2. A PROPOSTA EDUCACIONAL DO MST E A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO _ Alessandra Almeida e Silva e David Romão Teixeira _ p. 13-28

3. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO AFIRMAÇÃO DO PROJETO EMANCIPATÓRIO _ Cleber Eduão Ferreira _ p. 29-45

4. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: algumas considerações metodológicas _ Adriene Viana Lima _ p. 46-60

5. HISTORIANDO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO DA BAHIA _ Gilmar dos Santos Andrade e Edjane de Souza Andrade _ p. 61-72

6. O PROJETO CAT E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NA BAHIA _ Núbia da Silva Oliveira _73-86

7. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NO MOVIMENTO SINDICAL: as práticas formativas da CONTAG e a escola de formação sindical _ Vânia Marques Pinto e Tatiana Ribeiro Velloso _ p.87-100

8. MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: histórias de vida de alunos da ‘Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro’ da UFRB (Turma I - 2011-2012) _ Maria Madalena Mota de Araujo _ p. 101-115

9. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES-BA_ Eliete Soares Mota e Terciana Vidal Moura _ p. 116-132

10. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS_Carlos Henrique de S. Medrado _ p. 133-148

11. A MULTISSÉRIE FRENTE AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO_Rosiane do Carmo Teixeira e Silvana Lúcia da Silva Lima_p. 149-158


MANIFESTO

Por uma educação que valorize uma outra leitura do mundo _ Alessandra Almeida e Silva et al _ p. 159-163

 

Organização: Silvana L. da S. Lima

 

 

 

 

 

 

Sumário

Apresentação

Artigos

1. Relação espaço-temporal Guarani e Kaiowa: entre os modos de viver dos antigos (tekoyma) e os novos modos de viver (tekopyahu)_Juliana Grasiéli Bueno Mota _ p. 1-18

2. Reflexões sobre educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural: o caso Kiriri_ José Valdir Jesus de Santana_p. 19-34

3. Três Lagoas: o avesso do avesso_Deise Soaria Marta de Souza Galvão_p. 35-47

4. Cemitérios de Amargosa (BA): o mundo dos mortos movimentando  ritos, negócios e problemas ambientais_ Luzia dos Santos Pereira, Sara Oliveira Lopes, Suelândia Moreira Franco, Viviane dos Santos Santana e Silvana Lúcia da Silva Lima _ p. 48-59

5. Caminhos e possibilidades para o ensino de Geografia_Jaqueline Andrade Brito_p. 60-69

6. Desenvolvimento territorial e educação ambiental: contribuições para a concretização das práticas pedagógicas nas escolas do campo_Cassiana Mendes dos S. Almeida, Ednalva Fiuza de S. Alves e Silvana L. da S. Lima_p. 70-79

7. Discutindo a Educação do Campo numa perspectiva emancipatória_Alessandra Almeida e Silva e David Romão Teixeira_p.80-91

8. A educação numa perspectiva omnilateral_José Ronaldo S. dos Santos_ p. 92-102

9.Educação online e formação continuada de professores: uma experiência com os cursistas do núcleo de tecnologia educacional de Santo Antônio de Jesus– NTE 04_ Antonio Wellington Melo Souza_p. 103-117

10. Análise técnica e socioambiental do aterro controlado do município de Amargosa-Ba_Fabiano Cerbato e Joelma Argolo _p.118- 134

11. Cenário e análise da destinação final do lixo no Município de Seabra, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil_Grice Anne dos Santos Vaz,  Alan Luiz Pereira de Lima e Greice Quelle Franco Vaz _ p. 135-145

 

Resenha: livro Pensando o Espaço do Homem (de Milton Santos)_Cássio Ramon Alves Oliveira _ p.146-149

 

Caderno de Resumos

 

Entrevista


 

SUMÁRIO

 



 

 

 

 

 

 

Artigos

A Morte Animada Edward Gordon Craig e a Vida dos Objetos no Teatro - Almir Ribeiro da Silva Filho

A Saga de um Moinho em Busca de um Poço Longe - Rosa Adelina Sampaio Oliveira

Uma Identidade Odomodê - Felipe Campo Dall'Orto

Tradições Orais nas Práticas Pedagógicas das Regiões Insulares de Ananindeua - Hiran de Moura Possas

Subalternidade no Coronelismo: um estudo da obra Os Cabras do Coronel - André Luís Machado Galvão

Letramento e Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: desafios, possibilidades e potencialidades - Vilma Souza Conceição Santos

O Sentido dos Fundamentos Psicossocioculturais da Educação na Formação Docente para Qualidade Educacional - Rogério Paiva Castro

 

Entrevista

 Processo Civilizatório da Cultura Africana e Afrobrasileira e as Concepções de Corpo, Cultura e Educação no Bloco Ilê Aiyê - Entrevista com Amélia Vitória de Souza Corado - Por Anália de Jesus Moreira

 

Resenha

O Ensino de Geografia e Cotidiano - Silvana Lúcia da Silva Lima

 

Resumos

Fome de Quê? Processos de criação teatral na rede pública de ensino de Salvador - Celida Salume Mendonça

Relações Socias em Classes de Aceleração - Alfabetização: uma exercitação curricular baseada na ação-constitutiva-mútua - Kleber Peixoto Souza

Aprender e Brincar - É só começar... A ludicidade na Alfabetização de Jovens e Adultos. - Cilene Nascimento Canda

 

Monografia - Pós-Graduação

A Geografia no Ensino Médio: um estudo sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos de território e região no Colegio Pedro Calmon - Jucivalda Carvalho de Souza Santos

Um Estudo Sobre os Impactos da Lei Federal 10.639/03 na Prática de Ensino Étnico - Racial no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá entre 2008 e 2011 - Flávia Rodrigues Sampaio

A Mediação Pedagógica e Suas Implicações na Aprendizagem na Educação Online - Jandira Oliveira Santos

 

Monografia - Graduação

 Classes Multisseriadas: desafios e possibilidades para a construção de um projeto de Educação do Campo - Rosiane do Carmo Texeira

 A Contação de História como Estratrégia no Teatro na Educação - Jeane de Jesus Sanchez

 A Compreensão dos Professores de Ciências do Ensino Fundamental do Segundo Ciclo em Relação à Educação  Ambiental - Roniere Silva de Oliveira

 Da Sala de Casa Para a Sala de Aula: breve estudo do método Boal de teatro - Gilmário Gois de souza

 Jogo do Nariz Vermelho: o palhaço e o imaginário infantil no processo de aprendizagem - Claudio Rejane Alves dos Anjos

 O Teatro do Oprimido e a Performance Negra - Ruth Marinho Santiago

 O Teatro-Educação e a Lei 11.645 - Victor Kizza Paiva dos Santos

 Ser Belo é... Padrões de Beleza na Adolescência Discutidos Através de uma Experiência com o Ensino de Teatro - Andréia Fábia Santos

{phocadownload view=file|id=99|text= Teatro de Formas Animadas e Processos Criativos - uma oficina para a maturidade - Yarasarrath Alvim Pires do Carmo Lyra [/rokdownload]



 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

ARTIGOS

Apresentação

Jogos e Brincadeira Populares na Formação de Professores de Educação Física - Anália de Jesus Moreira – p. 1-13

A Dimensão Dialógica no Estudo-Pesquisa-Vida: um entrelaçamento de práticas e saberes - Kleber Peixoto de Souza – p. 14-30

Telelendo: experiência na alfabetização de jovens, adultos e idosos em um ambiente não escolar - Andreia Barbosa dos Santos, Elisabete Ferreira Delfino e Simara Santana Guedes – p. 30-38

Pro Dia Nascer Feliz: diálogos entre Augusto Boal e paulo Freire nos estudos de teatro e educação - Cilene Nascimento Canda - p. 39-53

O Corpo Entre Duas Lavouras ou a Linguagem da Identidade - Jean Paul d´Antony  Costa Silva - p. 54-68

Os Sujeitos da EJA e a Construção da Oralidade: entre o teatro e o letramento nas práticas escolares - Carla Meira Pires de Carvalho – p. 69-79

A Trajetória de Vida dos Catadores de Materiais Recicláveis: uma infância marcada pela exclusão - Cláudia Moraes da Costa e Cláudia Pato – p. 80-96

Dialética, Educação Infantil e Capoeira: perspectivas para a formação humana - Jean Adriano Barros da Silva – p. 97-108

Lenita: um livro não amado - Maria das Graças Nunes Cantalino e Ricardo Henrique Resende de Andrade -  p. 109-118

 

RESENHA

A Vida Cancioneira do Sertão Profundo de Elomar Figueira Mello - Eduardo Bastos p. 119-122


RESUMOS:

- TESES

As Transformações Sócio-Territoriais e o Espaço Rural do Alto Sertão Sergipano - Silvana Lúcia da Silva Lima

 Do Ressentimento à Potência: o uso-desuso de drogas, a escola e as políticas de expansão do cotidiano

 

- DISSERTAÇÕES

DISTINTOS DESTINOS? A SEPARAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

A CAPOEIRA NA SOCIEDADE DO CAPITAL: A DOCÊNCIA COMO MERCADORIA-CHAVE NA TRANSFORMAÇÃO DA CAPOEIRA NO SÉCULO XX

MEMÓRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A SAÍDA DE LEOPOLDO NACHBIN DO IMPA

A ESCRAVIZAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A DENÚNCIA, OS CONFLITOS, AS MEDIAÇÕES E A LEI. RESENDE/ITATIAIA RJ (1993-1994)

 

- MONOGRAFIAS

CONCEPÇÕES SOBRE FRAÇÃO DE PROFESSORES DA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE TUPANATINGA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE AMARGOSA

O ENSINO DE ASTRONOMIA EM AMARGOSA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO MUNICÍPIO

ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA: LEMBRANÇAS DAS EX-ALUNAS DO GINÁSIO SANTA BERNADETE (1946-1973)

NEGRO (A), EU? UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL ENTRE ALUNOS E ALUNAS DE 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM AMARGOSA-BA

O SEMINÁRIO MENOR DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE AMARGOSA-BAHIA (1950-1966): CURRÍCULO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO RELIGIOSA

LUDICIDADE E LETRAMENTO COMO ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES E INSERÇÃO ESCOLAR

AS REPERCUSSÕES DAS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA

 

Organização: Profa. Silvana Lúcia da Silva Lima

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

ARTIGOS

ESPAÇOS/TEMPOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM AMARGOSA: anotações em torno de uma trajetória ­_ Silvana Lúcia da Silva lima e David Romão Teixeira - p. 1-15

SINGULARIDADES NA PLURALIDADE: a escola do campo nas políticas públicas_ Heloisa Vitória de Castro e Vera Lúcia Salazar Pessoa – p. 16 – 31

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO_ Ramofly Bicalho dos Santos – p. 32 – 44

POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: percursos históricos e possibilidades_ Astrogildo Fernandes da Silva Júnior  e Mário Borges Netto – p. 45-60

O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM TOCANTINS: os desafios na formação de educadores do campo_Rejane C. M. de Almeida – p. 61 - 70

AS REPERCUSSÕES TERRITORIAIS DAS LUTAS, RESISTÊNCIAS E ALTERNATIVAS CONSTRUÍDAS PELOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES RURAIS NO ESPAÇO RURAL SISALEIRO DA BAHIA_Cássio Ramon Alves Oliveira e Silvana Lúcia da Silva Lima – p. 71-78

PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA _ Debora Simões de Souza – p. 79 -95

EDUCAÇÃO DO CAMPO E MODO DE VIDA DOS EDUCANDOS-CAMPONESES_­Rodrigo S. Camacho  – p. 96-115

 

RESENHA

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL: uma relação social_Cassiana Mendes dos Santos Almeida e Ednalva Fiuza de Santana Alves – p. 116-123

 

RESUMO

TERRITORIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: o Pronera em Sergipe_Aline Barbosa de Araújo -  p.124

TURISMO E SUSTENTABILIDADE NA SERRA DA JIBÓIA, MUNICÍPIOS DE ELÍSIO MEDRADO E SANTA TEREZINHA, BAHIA _ Mário Alves da Conceição Júnior – p. 125

A GEOGRAFIA DO CRIME NA CIDADE DE SERRINHA-BA_Cássio Ramon Alves Oliveira – p. 126