SUMÁRIO

 

ARTIGOS

Apresentação

Jogos e Brincadeira Populares na Formação de Professores de Educação Física - Anália de Jesus Moreira – p. 1-13

A Dimensão Dialógica no Estudo-Pesquisa-Vida: um entrelaçamento de práticas e saberes - Kleber Peixoto de Souza – p. 14-30

Telelendo: experiência na alfabetização de jovens, adultos e idosos em um ambiente não escolar - Andreia Barbosa dos Santos, Elisabete Ferreira Delfino e Simara Santana Guedes – p. 30-38

Pro Dia Nascer Feliz: diálogos entre Augusto Boal e paulo Freire nos estudos de teatro e educação - Cilene Nascimento Canda - p. 39-53

O Corpo Entre Duas Lavouras ou a Linguagem da Identidade - Jean Paul d´Antony  Costa Silva - p. 54-68

Os Sujeitos da EJA e a Construção da Oralidade: entre o teatro e o letramento nas práticas escolares - Carla Meira Pires de Carvalho – p. 69-79

A Trajetória de Vida dos Catadores de Materiais Recicláveis: uma infância marcada pela exclusão - Cláudia Moraes da Costa e Cláudia Pato – p. 80-96

Dialética, Educação Infantil e Capoeira: perspectivas para a formação humana - Jean Adriano Barros da Silva – p. 97-108

Lenita: um livro não amado - Maria das Graças Nunes Cantalino e Ricardo Henrique Resende de Andrade -  p. 109-118

 

RESENHA

A Vida Cancioneira do Sertão Profundo de Elomar Figueira Mello - Eduardo Bastos p. 119-122


RESUMOS:

- TESES

As Transformações Sócio-Territoriais e o Espaço Rural do Alto Sertão Sergipano - Silvana Lúcia da Silva Lima

 Do Ressentimento à Potência: o uso-desuso de drogas, a escola e as políticas de expansão do cotidiano

 

- DISSERTAÇÕES

DISTINTOS DESTINOS? A SEPARAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

A CAPOEIRA NA SOCIEDADE DO CAPITAL: A DOCÊNCIA COMO MERCADORIA-CHAVE NA TRANSFORMAÇÃO DA CAPOEIRA NO SÉCULO XX

MEMÓRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A SAÍDA DE LEOPOLDO NACHBIN DO IMPA

A ESCRAVIZAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A DENÚNCIA, OS CONFLITOS, AS MEDIAÇÕES E A LEI. RESENDE/ITATIAIA RJ (1993-1994)

 

- MONOGRAFIAS

CONCEPÇÕES SOBRE FRAÇÃO DE PROFESSORES DA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE TUPANATINGA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE AMARGOSA

O ENSINO DE ASTRONOMIA EM AMARGOSA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO MUNICÍPIO

ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA: LEMBRANÇAS DAS EX-ALUNAS DO GINÁSIO SANTA BERNADETE (1946-1973)

NEGRO (A), EU? UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL ENTRE ALUNOS E ALUNAS DE 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM AMARGOSA-BA

O SEMINÁRIO MENOR DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE AMARGOSA-BAHIA (1950-1966): CURRÍCULO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO RELIGIOSA

LUDICIDADE E LETRAMENTO COMO ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES E INSERÇÃO ESCOLAR

AS REPERCUSSÕES DAS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA