Organização: Silvana L. da S. Lima

 

 

 

 

 

 

Sumário

Apresentação

Artigos

1. Relação espaço-temporal Guarani e Kaiowa: entre os modos de viver dos antigos (tekoyma) e os novos modos de viver (tekopyahu)_Juliana Grasiéli Bueno Mota _ p. 1-18

2. Reflexões sobre educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural: o caso Kiriri_ José Valdir Jesus de Santana_p. 19-34

3. Três Lagoas: o avesso do avesso_Deise Soaria Marta de Souza Galvão_p. 35-47

4. Cemitérios de Amargosa (BA): o mundo dos mortos movimentando  ritos, negócios e problemas ambientais_ Luzia dos Santos Pereira, Sara Oliveira Lopes, Suelândia Moreira Franco, Viviane dos Santos Santana e Silvana Lúcia da Silva Lima _ p. 48-59

5. Caminhos e possibilidades para o ensino de Geografia_Jaqueline Andrade Brito_p. 60-69

6. Desenvolvimento territorial e educação ambiental: contribuições para a concretização das práticas pedagógicas nas escolas do campo_Cassiana Mendes dos S. Almeida, Ednalva Fiuza de S. Alves e Silvana L. da S. Lima_p. 70-79

7. Discutindo a Educação do Campo numa perspectiva emancipatória_Alessandra Almeida e Silva e David Romão Teixeira_p.80-91

8. A educação numa perspectiva omnilateral_José Ronaldo S. dos Santos_ p. 92-102

9.Educação online e formação continuada de professores: uma experiência com os cursistas do núcleo de tecnologia educacional de Santo Antônio de Jesus– NTE 04_ Antonio Wellington Melo Souza_p. 103-117

10. Análise técnica e socioambiental do aterro controlado do município de Amargosa-Ba_Fabiano Cerbato e Joelma Argolo _p.118- 134

11. Cenário e análise da destinação final do lixo no Município de Seabra, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil_Grice Anne dos Santos Vaz,  Alan Luiz Pereira de Lima e Greice Quelle Franco Vaz _ p. 135-145

 

Resenha: livro Pensando o Espaço do Homem (de Milton Santos)_Cássio Ramon Alves Oliveira _ p.146-149

 

Caderno de Resumos

 

Entrevista