Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
  • 2020
  • leia

Edição Atual

capa revista 18

A décima oitava edição da Revista Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é lançada em um contexto de uma pandemia causada por uma infecção viral, que impõe à sociedade uma reinvenção das formas de socialização e de vida, em função da necessidade de distanciamento físico entre os sujeitos. Não apenas isso, vive-se o desolamento coletivo causado pela perda de milhares de vidas e, mais uma vez, o conhecimento, sistematizado ou não, desempenha seu papel fundamental na qualificação da vida em sociedade.
A Universidade ocupa então um importante espaço na produção e compartilhamento de saberes multidisciplinares e diversificados, apresentando-se também enquanto instituição que reflete sua sociedade em sua multiplicidade e complexidade. Daí que, os produtos oriundos da produção acadêmica, refletindo, socializando e dialogando com sua comunidade, têm grande importância nesta reafirmação do lugar
fundamental da ciência e do conhecimento.
Neste 18º volume, apresenta-se o que a extensão universitária tem produzido em Rondônia, Pernambuco e nos vários cantos da Bahia. Com destaque especial às temáticas predominantes que foram a saúde e o meio-ambiente, ambas em um amplo aspecto. Os trabalhos na área da saúde abordam sobre alimentação, saúde mental e entrecruzam com as questões ambientais em relatos sobre a produção de alimentos com base na agroecologia. Ainda nesta abordagem e contribuindo para a complementação de um ciclo, conta-se com trabalhos sobre educação ambiental e educação em saúde, que acrescentam o processo educativo como necessário para a reflexão e mudança de hábitos, seja para a promoção da vida saudável ou para a construção de uma nova relação com a natureza.
Perpassando ainda pelas áreas da cultura, tecnologia, educação e da produção, fechando esta edição, tem-se um trabalho no campo da saúde mental onde os autores convidam a pensar sobre o que chamam de “Laços, Afetos e Redes de Cuidado”. Chamado este bastante sugestivo na conjuntura imposta de distanciamento social e de crises nos campos financeiro, social e, consequentemente, emocional, onde a necessidade do fortalecimento de redes e laços se faz ainda maior.
Com as mensagens de solidariedade e de esperança, desejamos uma ótima leitura e que os saberes aqui compartilhados inspirem a valorização e defesa do conhecimento, assim como dos espaços e dos sujeitos que o produzem e compartilham.

Uma ótima leitura!
Tábata Figueiredo Dourado

Leia a Revista Extensão vol 18

Revista Extensão

A Revista Extensão, com periodicidade semestral, tem como compromisso consolidar a indissociabilidade do conhecimento, por meio de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas, validando o conhecimento tradicional associado ao científico.

ISSN 2236 - 6784
ufrb.edu.br/revistaextensao - revistaextensao@proext.ufrb.edu.br
Portal de Revistas da UFRB - ufrb.edu.br/ser
Editora
Tábata Figueiredo Dourado, Ma. (UFRB)
Editores Executivos
Daniele Pereira Canedo, Dra. (UFRB)
Sergio Luiz Bragatto Boss, Dr. (UFRB)
Sandrine Souza, Ma. (UFRB)
Jornalista Responsável
Sandrine Souza, Ma. (UFRB)
Projeto gráfico e editoração eletrônica
Renata Machado Gomes, Esp. (UFRB)
Revisão
Viviane Martins, Esp. (UFRB)

Veja o Corpo Editorial completo!

Submissão de Trabalho

A Revista Extensão tem dois períodos anuais para a submissão de trabalhos. A próxima chamada está prevista para dezembro de 2020.

Normas de Submissão

Submeta seu trabalho

Chamada permanente para cadastrar pareceristas ad roc

A Revista Extensão convida pesquisadores do Brasil e do exterior que tenham interesse e disponibilidade para colaborar como parecerista do periódico, colaborando com o processo de avaliação de artigos acadêmicos, resenhas e relatos de experiências. Os interessados devem preencher o formulário a seguir e aguardar o contato do comitê editorial da Revista Extensão.

Solicitamos que sejam objetivas/os ao delimitar suas áreas de interesse para avaliação. Tal precisão em delimitar sua área de interesse facilita a definição de pareceristas durante o processo de edição dos artigos. Além disso, evita o acionamento equivocado de avaliadoras/es para textos que não estejam ligados aos seus temas de pesquisa. 

Após a avaliação dos editores do periódico, será encaminhado e-mail com confirmação de inclusão na lista de pareceristas e informações sobre o processo de avaliação.

Os avaliadores receberão certificado após a conclusão de cada parecer, atestando a participação como membro do corpo de avaliadores ad hoc do periódico.

Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.

Cadastre-se

Todas as Edições

Vol. 18 - 07/2020

Vol. 18 - 07/2020
Ver online

Vol. 17 - Núm.2

Vol. 17 - Núm.2
Ver online

Vol. 16 - Núm. 1

Vol. 16 - Núm. 1
Ver online

Vol. 15 - Núm. 1

Vol. 15 - Núm. 1
Ver online

Vol. 14 - Núm. 1

Vol. 14 - Núm. 1
Ver online

Vol. 13 - Núm. 1

Vol. 13 - Núm. 1
Ver online

Vol. 12 - Núm. 1

Vol. 12 - Núm. 1
Ver online

Vol. 11 - Núm. 1

Vol. 11 - Núm. 1
Ver online

Vol. 10 - Núm.1

Vol. 10 - Núm.1
Ver online

Vol. 9 - Núm. 1

Vol. 9 - Núm. 1
Ver online

Vol. 8 - Núm. 1

Vol. 8 - Núm. 1
Ver online

Vol. 7 - Núm. 1

Vol. 7 - Núm. 1
Ver online

Vol. 6 - Núm. 1

Vol. 6 - Núm. 1
Ver online

Vol. 5 - Núm. 1

Vol. 5 - Núm. 1
Ver online

Vol. 4 - Núm. 1

Vol. 4 - Núm. 1
Ver online

Vol. 3 - Núm. 1

Vol. 3 - Núm. 1
Ver online

Vol. 2 - Núm. 1

Vol. 2 - Núm. 1
Ver online

Vol. 1 - Núm. 1

Vol. 1 - Núm. 1
Ver online

Contato

revistaextensao@proext.ufrb.edu.br

Receba Informações Exclusivas

(75) 3621-3857

Fim do conteúdo da página