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Boa parte da produção acadêmica costuma ficar limitada ao ambiente universitário, sem chegar a ser amplamente divulgada, fato que se deve, em parte, aos canais e linguagens utilizados para difundir a ciência. As revistas acadêmicas e os congressos não costumam ser pensados para o público em geral, que não ocupa esses espaços. A situação não é vista como problema, desde que haja espaços capazes de ampliar, para a sociedade, os benefícios que o conhecimento científico produz. Tais espaços podem ser criados a partir do relacionamento com a imprensa e, também, com estratégias de divulgação das próprias instituições que produzem ciência.

No ano de 2020, com o avanço da pandemia da COVID19, que contaminou mais de sete milhões de brasileiros, tornou-se urgente a veiculação rápida de informação científica para orientar a população sobre como se comportar diante da alta taxa de contaminação. As atividades de pesquisa, extensão e comunicação mostraram-se centrais no enfrentamento da crise sanitária e humanitária. Na comunicação, novos canais, linguagens e ferramentas foram incorporados ao cotidiano, com o objetivo de alcançar, de forma eficiente, um maior número de pessoas.

Universidades e Institutos Federais, do Norte ao Sul do Brasil, criaram cartilhas, tirinhas, vídeos, podcasts, sites, call center, redes sociais, e também aderiram às lives e aplicativos. A necessidade de se aproximar do público em geral, diante da recomendação de distanciamento social, tornou necessário incluir novas tecnologias e novos modos de se comunicar.

Na edição de número 19, volume 1, a Revista Extensão traz um dossiê que reúne as vivências da Extensão Universitária no contexto da pandemia, com sete trabalhos nas áreas de saúde, educação, comunicação, tecnologia e produção. Destes, somente um não aborda o uso de ferramentas de comunicação.

O trabalho “Call center para dúvidas gerais relacionadas à COVID-19: uso pelo público alvo e estratégias de divulgação adotadas pelo projeto” relata e avalia a experiência do serviço de call center, oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para socializar informação científica e gratuita às comunidades do seu entorno. O projeto também contou com mobilização nas redes sociais Instagram e Facebook.

O Relato de Experiência “Atividades Interativas Remotas em tempo de pandemia” aborda o uso de metodologias ativas, a partir das ferramentas digitais Google Classroom e WhatsApp, para manter a conexão dos discentes com o Instituto Federal do Amapá. Em entrevista a Revista Extensão, a especialista em saúde do Comitê de Enfrentamento a Pande-mia de Covid 19 da UFRB, Profa. Dra. Paloma Pinho, fala das iniciativas da Instituição no enfrentamento da pandemia junto aos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. A UFRB produziu material de divulgação em várias linguagens, criou um hotsite para reunir infor-mações sobre a pandemia e intensificou a relação da instituição com a imprensa.

Leia a Revista Extensão 19ª edição, volume 1, com o título “Comunicação da Ciência - um diálogo necessário”, e conheça iniciativas de Instituições de educação que passaram a difundir ciência para quem não é cientista, o que pode ser o pontapé para reflexões e para um diálogo mais do que necessário. Além do dossiê com a temática da pandemia, a edição conta com cinco artigos e 13 relatos de experiências que abarcam outras áreas temáticas do periódico. Devido a grande quantidade de trabalhos aprovados, a edição 19 foi dividida em dois volumes. O volume 02 será publicado em março.

Boa leitura!

Revista Extensão

Revista Extensão

A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas. 

O periódico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação de Cultura e Universidade, Núcleo de Educação e Ações Comunitárias. A gestão administrativa e acadêmica da Revista é realizada pelo Corpo Editorial e por mais de 500 pareceristas ad hoc, com atuação multidisciplinar e internacional.

Os critérios para publicação, explicitados nas Normas de Submissão, incluem rigor científico e metodológico, originalidade e relevância do tema, aderência a uma das nove áreas temáticas da Revista, e organização formal do texto. Os trabalhos devem, necessariamente, resultar de ações de extensão universitária.  

A primeira edição da Revista foi publicada em junho de 2011. A edição número 19 será publicada em janeiro de 2021, e a próxima chamada de trabalhos será convocada em dezembro de 2020. No momento, a Revista passa por um processo de reestruturação e migração para a plataforma SEER. 

ISSN 2236 - 6784

ufrb.edu.br/revistaextensao - revistaextensao@proext.ufrb.edu.br

Portal de Revistas da UFRB - ufrb.edu.br/seer

Editores

Daniele Pereira Canedo, Dra. (UFRB)

Sergio Luiz Bragatto Boss, Dr. (UFRB)

Corpo Editorial

Submissão de Trabalho

A Revista Extensão recebe trabalhos, para a sua edição de número 20, até o dia 07 de fevereiro de 2021.

Normas de Submissão

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Chamada permanente para cadastrar pareceristas ad roc

A Revista Extensão convida pesquisadores do Brasil e do exterior que tenham interesse e disponibilidade para colaborar como parecerista do periódico, colaborando com o processo de avaliação de artigos acadêmicos, resenhas e relatos de experiências. Os interessados devem preencher o formulário a seguir e aguardar o contato do comitê editorial da Revista Extensão.

Solicitamos que sejam objetivas/os ao delimitar suas áreas de interesse para avaliação. Tal precisão em delimitar sua área de interesse facilita a definição de pareceristas durante o processo de edição dos artigos. Além disso, evita o acionamento equivocado de avaliadoras/es para textos que não estejam ligados aos seus temas de pesquisa. 

Após a avaliação dos editores do periódico, será encaminhado e-mail com confirmação de inclusão na lista de pareceristas e informações sobre o processo de avaliação.

Os avaliadores receberão certificado após a conclusão de cada parecer, atestando a participação como membro do corpo de avaliadores ad hoc do periódico.

Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.

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