Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos

PROJETOS DE PESQUISA:

Diagnóstico e epidemiologia das doenças emergentes que acometem os animais domésticos na Bahia (em andamento)

Descrição: As mudanças ambientais e climáticas do planeta terra, muitas vezes de origem antropogênica, são crescentes a cada dia e têm sido declaradas como agentes promotores da emergência de patógenos em humanos, animais domésticos e selvagens e plantas. No Brasil, doenças emergentes e re-emergentes, que muitas vezes são transmitidas do animal para o homem, são subestimadas, apesar da relevante importância social e econômica que representam. O propósito geral deste projeto é determinar o perfil epidemiológico, clínico e anatomopatológico de doenças emergentes em animais domésticos, dando relevância à área de influência do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB.

Epidemiologia, morfologia, aspectos imuno-histoquímicos e moleculares do mormo em equídeos no Estado da Bahia (em andamento)

Descrição: O propósito geral deste projeto é determinar o perfil epidemiológico, clínico e anatomopatológico do mormo em equídeos, dando relevância à área de influência do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB. Paralelamente, serão implantadas na Instituição, técnicas de diagnóstico de mormo ainda pouco utilizadas no Brasil, como imuno-histoquímica e western blotting.

Malformações e perdas embrionárias em pequenos ruminantes associadas à ingestão de Poincianella pyramidalis Tul (Leguminosae) no semiárido do Estado da Bahia (Concluído)

Descrição: Descrever as malformações que ocorrem em pequenos ruminantes no semiárido do Estado da Bahia. Realizar a reprodução experimental com Poincianella pyramidalis Tul (Fabaceae) em ovinos e caprinos. Diagnosticar surtos de intoxicações por P. pyramidalis Tul (Fabaceae) em propriedades rurais da região do semiárido da Bahia. Identificar os aspectos epidemiológicos e clínico-patológicos dos surtos de intoxicações por P. pyramidalis em pequenos ruminantes. Realizar estimativa das perdas produtivas em caprinos e ovinos que tiverem acesso a P. pyramidalis durante o período gestacional. Caracterização anatômica das malformações em pequenos ruminantes. Determinar o efeito teratogênico de P. pyramidalis. Determinar o princípio ativo de P. pyramidalis. Consolidar o grupo emergente de pesquisa em plantas tóxicas no Estado da Bahia.

Financiador: Projeto com apoio do CNPq e INCT para o controle das intoxicações por plantas.

Plantas tóxicas para animais de interesse pecuário nas Regiões Sudoeste, Baixo e Extremo Sul do Estado da Bahia (Concluído)

Descrição: Para determinar a ocorrência de diferentes intoxicações por plantas nas regiões, serão entrevistadas diversas pessoas, entre produtores e técnicos da área. O inquérito será baseado na aplicação de três formulários aos entrevistados, com base na presença de plantas do Nordeste brasileiro, questionamento sobre outras plantas conhecidas como tóxicas pelos entrevistados e as características das intoxicações observadas pelos produtores. Plantas desconhecidas que causarem intoxicação serão encaminhadas para identificação botânica. Necropsias de animais intoxicados serão realizadas para confirmar o diagnóstico. Experimentos serão realizados para comprovar toxicidade da planta. Este estudo irá gerar dados sobre os aspectos clínico-patológicos das intoxicações em animais de interesse pecuário, como também os aspectos epidemiológicos aplicáveis na criação e medidas de controle e prevenção da intoxicação.

Financiador: Projeto com apoio do INCT para o controle das intoxicações por plantas-INCT-CNPQ.

Controle químico de Pteridium arachnoideum na Região Sudoeste da Bahia (Concluído)

Descrição: Serão testados quatro tipos de herbicidas, com a finalidade de reduzir a quantidade de samambaia a proporções controláveis.

Financiador: Projeto com apoio do INCT para o controle das intoxicações por plantas-INCT-CNPQ.

Estudo das perdas produtivas em bovinos de corte mantidos em áreas invadidas por Pteridium arachnoideum na Região Sudoeste da Bahia (concluído)

Descrição: A Região Sudoeste da Bahia atualmente detém 15% do rebanho bovino do Estado com aproximadamente 1.561.687 cabeças de gado. A maior parte desta produção é destinada para carne. Nesta região evidenciou-se alto índice de invasão por P. aquilinum nas pastagens, além da ocorrência de casos de intoxicação crônica em bovinos. Desta forma, o estudo epidemiológico, clínico-patológicos, hematológico e avaliação produtiva, podem ser determinantes para a compreensão da intoxicação na região, especialmente o impacto econômico desta na produção de carne.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Projeto com apoio do INCT para o controle das intoxicações por plantas-INCT-CNPQ.

Intoxicação por resíduo de mandioca (Manihot esculenta Crantz) (manipueira) em animais de produção (Concluído)

Descrição: Esse resíduo líquido, disponível gratuitamente em agroindústrias de processamento de mandioca e casas de farinha da região é tóxico para os animais quando ingerido antes que o ácido cianídrico volatilize, para isso o projeto tem por finalidade realizar o estudo epidemiológico e clínico-patoógico da intoxicação por manipueira em animais de produção.

Financiador: Projeto com apoio do INCT para o controle das intoxicações por plantas-INCT-CNPQ. Apoio: EMBRAPA mandioca e fruticultura.

Plantas tóxicas para ruminantes na região do Recôncavo da Bahia (Concluído)

Descrição: Para determinar a ocorrência de diferentes intoxicações por plantas na região, serão entrevistadas diversas pessoas, entre produtores e técnicos de aproximadamente 32 municípios. O inquérito será baseado na aplicação de três formulários aos entrevistados, com base na presença de plantas do Nordeste brasileiro, questionamento sobre outras plantas conhecidas como tóxicas pelos entrevistados e as características das intoxicações observadas pelos produtores. Plantas desconhecidas que causarem intoxicação serão encaminhadas para identificação botânica. Necropsias de animais intoxicados serão realizadas para confirmar o diagnóstico. Este estudo irá gerar dados sobre os aspectos clínico-patológicos das intoxicações em animais de interesse pecuário, como também os aspectos epidemiológicos aplicáveis na criação e medidas de controle e prevenção da intoxicação.

Financiador: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Oestrose em pequenos ruminantes no Estado da Bahia: estudo epidemiológico e clínico-patológico (Concluído)

Descrição: A Oestrose é uma doença que causa grande prejuízo econômico em ovinos e caprinos em vários Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. O objetivo deste trabalho é descrever as alterações clínico-patológicas e epidemiológicas da oestrose em pequenos ruminantes no Nordeste do Brasil.

Pododermatite Infecciosa e outras afecções podais em ovinos no Estado da Bahia (Concluído)

Descrição: A Bahia apresenta o segundo maior rebanho ovino do país, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. Contudo, são escassas as pesquisas sobre a ocorrência, diagnóstico e prevenção destas enfermidades no nosso Estado, exigindo novos trabalhos para suprir esta demanda. No Brasil ainda não são adotadas medidas de controle e erradicação de forma planejada e vários aspectos das enfermidades permanecem indeterminados. O projeto tem por finalidade pesquisar as afecções podais existentes em rebanhos ovinos no Estado da Bahia, aprofundando os estudos sobre a Pododermatite Infecciosa através de técnicas moleculares para identificação dos sorogrupos de Dichelobacter nodosus, e das outras doenças podais através de técnicas histopatológicas e imuno-histoquímicas.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO:

Serviço de diagnóstico anatomopatológico de enfermidades dos ANIMAIS DE COMPANHIA E SILVESTRES na rotina do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB (em andamento)

Descrição: A atividade de extensão do Setor de Patologia Veterinária do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB, atua no serviço de ensino, pesquisa e extensão realizando exames de necropsia e histopatológicos (diagnósticos), auxiliando nos estudos sobre doenças infecciosas, parasitárias, neoplásicas, metabólicas e tóxicas que  afetam os aniamis de companhia e os silvestres (pet's), de toda região do recôncavo e circunvizinhas, recebendo cadáveres de animais e material biológico para exame de biópsia, de toda a comunidade, porém encaminhados por veterinários autônomos ou de clínicas particulares, bem como dos setores componentes do HUMV. O serviço interno do SPV atua realizando procedimentos histotécnicos, leitura de lâminas e auxiliando o desenvolvimento de pesquisas dos cursos de pós-graduação na área da ciência animal. Realizando também, orientação aos alunos extensionistas pemitindo ampliar experiências no campo da Patologia Veterinária e desenvolvimento do conhecimento sobre a importância deste serviço para a saúde dos animais de companhia e silvestres.

Serviço de diagnóstico necroscópico e histopatológico de enfermidades dos ANIMAIS DE PRODUÇÃO na região de abrangência do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB (em andamento)

Descrição: A atividade de extensão do Setor de Patologia Veterinária do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB, atua no serviço de ensino, pesquisa e extensão realizando exames de necropsia e histopatológicos (diagnósticos), auxiliando nos estudos sobre doenças infecciosas, parasitárias, neoplásicas, metabólicas e tóxicas que  afetam os aniamis de produção de toda região do recôncavo e circunvizinhas, recebendo cadáveres de animais e material biológico para exame de biópsia, de toda a comunidade, porém encaminhados por veterinários autônomos ou de clínicas particulares, bem como dos setores componentes do HUMV. O serviço interno do SPV atua realizando procedimentos histotécnicos, leitura de lâminas e auxiliando o desenvolvimento de pesquisas dos cursos de pós-graduação na área da ciência animal. Realizando também, orientação aos alunos extensionistas pemitindo ampliar experiências no campo da Patologia Veterinária e desenvolvimento do conhecimento sobre a importância deste serviço para a saúde dos animais de produção.

Acervo/Museu de Anatomia Patológica Veterinária (Contínuo)

Descrição: O uso de peças cadavé­ricas naturais é indispensável para o ensino, para tanto são necessários métodos e técnicas de preservação e conservação das estruturas de animais e peças. Para este projeto serão utilizadas técnicas anatômicas de corrosão, diafanização, glicerinação, osteotécnica e taxidermia, visando manter as características morfológicas das peças anatômicas o mais próximo possível da encontrada em animais vivos, proporcionando facilidade no manuseio das peças, diminuindo a utilização e exposição ao formaldeído. As peças confeccionadas serão expostas em acervo/museu no SPV/HUMV/UFRB para visita de discentes da graduação e pós-graduação e comunidade em geral. Adicionalmente será realizada exposição das peças em eventos institucionais e da região.

Técnicas histológicas aplicadas ao ensino da Medicina Veterinária (Concluído)

Descrição: Histologia é ciência que estuda os componentes estruturais e morfológicos dos tecidos e órgãos, mediante a observação de lâminas histológicas em microscopia de luz. O uso dessa ferramenta, entre outras funções, permite o conhecimento básico e necessário às múltiplas ações técnicas dos profissionais das áreas médicas e da saúde humana ou animal. Um dos recursos que utilizam esta ferramenta é o estudo anatomopatológico das enfermidades em geral. A histologia compõe uma das disciplinas básicas que se aplica aos cursos de medicina veterinária, e que são essenciais ao conhecimento introdutório dos acadêmicos desta área. Essas disciplinas possuem caráter teórico-prático, e por tanto, requerem utilização de lâminas histológicas padronizadas (tecido/órgão/espécie animal), para dar andamento adequado a seu curso. Para tanto o objetivo deste projeto foi onfeccionar acervo de lâminas histológicas de fragmentos de órgãos de animais domésticos, a serem utilizadas no ensino das disciplinas que compõem a grade curricular dos cursos de Veterinária e Biologia do CCAAB/UFRB. Padronizar acervo de lâminas histológicas para o ensino no CCAAB/UFRB; estimular os discentes ao desenvolvimento de técnicas laboratóriais de rotina; estimular discentes e técnicos a participarem de projetos de pesquisa; e por fim qualificar o ensino prático das disciplinas ligadas ao estudo de lâminas histológicas.

Diagnóstico anatomopatológico de doenças em animais domésticos e silvestres no Recôncavo da Bahia (Concluído)

Descrição: Para determinar a ocorrência de doenças na região, o Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, receberá animais e/ou amostras de órgãos de animais de companhia, de produção e de silvestres presentes na região provenientes de clínicas veterinárias, cooperativas, frigoríficos, médicos veterinários autônomos e de proprietários para a realização de necropsias e processamento de material para exame histopatológico. Este serviço irá gerar dados sobre a prevalência das doenças em determinada espécie como também proporcionar medidas de controle e profilaxia.

Financiador: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Apoio: Proext-UFRB.

Aspectos econômicos do cultivo e da invasão de Prosopis juliflora (sw.) DC. (Fabaceae) em propriedades rurais da Bahia (Concluído)

Descrição: Acrescentar conhecimento e promover educação ambiental, destacando o potencial produtivo da espécie (Prosopis juliflora) visando correta exploração como fonte de renda, além da utilização na alimentação animal.

 

 

Fim do conteúdo da página