PALESTRANTES

 

br-ppt

O SITEE contará com renomados nomes, nacionais e internacional, que irão palestrar no evento, sendo aprensentados abaixo....


José António Marques Moreira é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Director da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Vice-Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 46 artigos em revistas especializadas e 18 livros na área da Educação e Formação de Professores. Tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais.


Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br


Isa de Jesus Coutinho, Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.(2012) - Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEDUC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Mestra em MEDICINA E SAUDE HUMANA pela ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAUDE PUBLICA (2008).Especialista em Metodologia da Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual da Bahia ( 2002) e em Gestão Educacional pela Universidade de Salvador (2004). Graduada em TERAPIA OCUPACIONAL pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999) e em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado da Bahia (1993). Experiência na área de Docência Universitária como Professora Assistente II na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública na Graduação de Terapia Ocupacional nas disciplinas relacionadas a Avaliação, Metodologia de Avaliação e Pesquisa. Experiência como Coordenadoar de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação. Areas de interesse: Pesquisa, jogos digitais e educação, reabilitação e práticas em saúde.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais.


Isa Beatriz da Cruz Neves, Doutorado em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC- UNEB. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA (Linha 1 - Currículo e (In) Formação). Bacharel e licenciatura em História (UCSal). Licenciatura em Pedagogia (UNEB). Atualmente é professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Desenvolve pesquisas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e Tecnologias digitais. Atuou como professora formadora do programa do Governo Federal Um Computador por Aluno - UCA. Colaborou como tutora e professora do curso de História e Matemática - EAD/UNEB. Integrou a equipe de roteiro do projeto Búzios: Ecos da Liberdade, jogo eletrônico sobre a Revolta dos Alfaiates (1798) financiado pela FAPESB desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia. Integrou da equipe de roteiro e dos conteúdos históricos do jogo eletrônico Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade financiado pela FINEP. Participou da construção do roteiro do game Desafio no Poló e do Braskem Game Quiz. Além disso, tem experiência na área de História com ênfase em Restauração e Conservação de Patrimônio Histórico. Área de interesse: Ensino de História, Educação na cultura digital, jogos digitais, gamificação, m-learning, educação especial, classes hospitalares e domiciliares e tecnologias digitais móveis, tecnologias assistivas.


Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD)


Ariston de Lima Cardoso, (bacharel e licenciado), Mestre em Física, Doutor em Geociências pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Superintendente de Educação Aberta e a Distância. Professor Pesquisador nível I CAPES/UAB, Coordenador Institucional do Comitê de Formação de Professores UFRB (COMFOR), Coordenador UAB. Principais áreas: Física e Tecnologias Educativas. Principais linhas de pesquisa: Tecnologias Educacionais e Assistivas, Divulgação e Popularização do Ensino de Ciências, Robótica e Física, Educação a Distância e Tecnologias.

Adilson Gomes dos Santos, Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC- UNEB). Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Atualmente é professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncova da Bahia (UFRB), integra a equipe da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), Coordenador Adjunto UAB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância, atua, principalmente, nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, tecnologias educacionais e práticas pedagógicas.

Eleazar Gerardo Madriz Lozada, possui graduação em Matemática pela Universidad Central de Venezuela (1982), mestrado em Ciências da Computação pela Universidad Simón Bolívar (1984), doutorado em Matemática pela Universidad Central de Venezuela (1998) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: poliedros, polaridade, faces, semigrupos.   Integra a equipe da Superintendência de Educação Aberta e a Distância da UFRB, coordenou o curso de Licenciatura em Matemática EaD e atualmente é Coordenador Geral de Tutoria da SEAD.

Eniel do Espírito Santo, Pós-doutor em Educação - FCU/Orlando; Doutor em Educação - UDE/Montevidéu (título revalidado pela UFRN); Mestre em Gestão Integrada de Organizações - UNEB; Especialista em Psicologia Organizacional - UNIFACS; Especialista em Formação de Docentes e de Tutores EaD - UNINTER; Bacharel em Administração de Empresas - UNICASTELO/SP. Professor pesquisador pela UAB/CAPES na UFRB; professor conteudista EaD no Centro Universitário Senac-SP e UNEB/UNEAD; docente na pós-graduação lato sensus do UNINTER, UNIFACS, CIMATEC, Faculdade Hélio Rocha e do Mestrado em Ciências da Educação - UDE (Uruguai) e Mestrado em Educação Superior - ULAT (Angola). Autor do livro "Leitura e Produção do Texto Acadêmico. Gestor do Polo de EaD Uninter em Salvador e sócio-diretor do Centro Brasileiro de Educação Continuada e da Paidós Educação.

Karina Zanoti Fonseca, Nutricionista, mestre em Ciências Farmacêuticas, doutora em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta II na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Chefe do Núcleo de Mídias da Superintendência de Educação Aberta e a Distância SEAD/UFRB. Principais áreas: Tecnologias Educacionais, Flavonoides, Alimentação Coletiva e Ciência dos Alimentos. Principais linhas de pesquisa: Educação a Distância, Química de Produtos Naturais, Substâncias Bioativas em Alimentos, Extratos Vegetais, Alimentação Coletiva e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

Leopoldo Melo Barreto, Engenheiro de Pesca e Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Ciências da Educação, especialidade Educação Ambiental e para a Sustentabilidade pela Universidade do Minho, Portugal. Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Chefe do Núcleo de Tecnlogia e Inovação da Superintendência de Educação Aberta e a Distância SEAD/UFRB. Membro do Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura (NEPA - UFRB - CNPq), do CIEd (Centro de Investigação em Educação UMinho/Portugal) e do Grupo de Estudos em Ciências Pesqueiras Marinhas e Continentais (UFRB - CNPq). Principais linhas de pesquisa: Ciiências da Educação, Educação a Distância e Produção de Organismos Aquáticos.


Coordenadores de cursos EaD


Kátia Silene Ferreira Lima Rocha, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é professor adjunto A nível 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: medida física, partição, atrator, expansividade e hiperbolicidade parcial.  Integra a equipe da Superintendência de Educação Aberta e a Distância da UFRB, atual coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EaD.

Rosa Cândida Cordeiro, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994) mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, cuidados de enfermagem; vigilância à saúde, saúde da mulher, doença falciforme, mulher negra, mulher em situação de violência, discriminação racial e de gênero. Integra a equipe da Superintendência de Educação Aberta e a Distância da UFRB, atual coordenadora do curso de Especialização de Gestão em Saúde EaD.

Maria da Conceição Costa Rivemales, bacharel em Enfermagem e Obstetrícia (2002). É Especialista em Gestão em Saúde pela UNIFESP (2014) e Docência na Saúde pela UFRGS (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2013) na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde. Iniciou sua carreira acadêmica em 2005 e Atualmente é Professora Adjunto II do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde. Ensina na Área de Saúde Coletiva, atuando principalmente na graduação nos componentes curriculares Planejamento e Administração em Serviços de Saúde I (Foco na atenção básica), Saúde Coletiva e Estágio Supervisionado I (foco atenção básica). Na Pós-graduação atua na coordenação de Tutoria do Curso de Especialização Gestão em Saúde - modalidade à distância (UAB). Desenvolve atualmente pesquisas voltadas ao cuidado às pessoas com HTLV, Sexualidade e Saúde Coletiva.

Marcela Rebouças Bomfim, Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2008), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011), Doutora em Geologia Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2014) com estágio na Universidade Santiago de Compostela (2013-2014) e pós-doutorado em Contaminação de ecossistemas terrestres e aquáticos por metais pesados e Remediação de solos contaminados por metais pesados. Pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta do Núcleo Tecnológico de Impactos da Mineração (NEIM) e coordenadora do curso de Especialização em Mineração e Meio Ambiente EaD, ambos pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia e Geologia Ambiental com ênfase em geoquímica de solos de manguezais, metais-traços, poluição e contaminação de ecossistemas aquáticos e terrestres, impactos ambientais oriundos de atividades de mineração, qualidade de ecossistemas e remediação de áreas contaminadas. Atualmente se dedica a atividades vinculadas a projetos de pesquisa em áreas impactadas por atividades minerárias, recuperação de áreas degradadas com ênfase em técnicas de remediação de solos.


UVB


Francine Mendes dos Santos, possui graduação em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001), é Especialista em Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) . Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia e assume a Coordenação do Sistema UAB - Universidade Aberta do Brasil pela UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente no que diz respeito ao: ensino-aprendizagem de Língua Espanhola e Tecnologias aplicadas ao ensino de língua estrangeira.

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD - UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB, Parecerista do Comitê de Ética na Pesquisa - Plataforma Brasil-Estácio FIB, Professor nos cursos de engenharia no Centro Universitário Estácio da Bahia. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica.

Jader Cristiano Magalhaes de Albuquerque, graduação em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (1993), graduação em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (2001), Especialização pela Universidade do Estado da Bahia (2001), é Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003), é Doutor pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, UNEB, UEFS, CEFET). É docente da Universidade do Estado da Bahia, e Coordenador Geral da Unidade de Educação a Distancia. Professor da Estácio/FIB, atuando como professor da Graduação e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas. Tem experiência na área Gestão da Educação a distância, Educação mediada por tecnologias, Gestão Publica, Sistemas Locais de Produção e Inovação, Inovação, Dinâmica de sistemas, Modelagem e Simulação computacional, Sistemas de Informação. Atua como consultor na área de Gestão do Conhecimento, Marketing, TI e Estrategia.

Maria Silva Santos Barbosa, professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB na UESB e também técnica universitária na mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias educacionais e software educativo.

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa; Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em regime de Dedicação Exclusiva e Coordenador Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB na UESB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Apicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas, enxame, manejo, colmeia, apicultura migratória e meliponicultura; É presidente da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura.

José Augusto Ramos da Luz, possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1994); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na UEFS. Tem experiência na área de História (no ensino presencial e na modalidade EaD), com ênfase em História da Bahia e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia e Didática do ensino de História, História da Educação, cultura organizacional escolar, sociedade e infância.

Iraildes Andrade Juliano é professora assistente lotada no Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 1990, onde atua na área de Saúde Coletiva. Mestre em Saúde Coletiva e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva da UEFS. Especialista em Direito Sanitário (USP/UEFS, 1997), em Ativação de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ, 2006) e em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (UFRGS, 2015). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UEFS (2002 a 2007) e Coordenadora dos Cursos de Graduação da UEFS (2007-2015). Integra o Banco Único de Avaliadores (BASIS) do MEC/INEP, desde 2006. Coordenou os programas de extensão PET-Saúde (2009), PET-Saúde da Saúde da Família (2010) e o PET-Saúde/Redes de Atenção à Saúde (2015). Possui experiência em tutoria através da modalidade EAD em cursos de especialização e aperfeiçoamento na área de saúde/educação (ENSP/FIOCRUZ). É vice-presidente do Comitê de EaD e TIC/UEFS. Participou da elaboração do projeto de implantação do Polo de Educação Permanente em Saúde da Macrorregião Centro Leste da Bahia. Possui experiência no exercício do controle social em saúde (Atuou como Conselheira Municipal de Saúde de 1998 a 2011). Representou a UEFS na Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço - CIES/BA (2011-2013). Atua como Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UEFS (MEC/CAPES) desde 2009. É coordenadora institucional do PET-Saúde/GraduaSUS 2016-2017 (Prograd e ProEx).

Maridalva de Souza Penteado, doutorado em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, USP. Coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB na UESC.  Atua principalmente nos seguintes temas: Bissegurança, Infecção hospitalar, doenças crônicas, enfermagem.

Marta Magda Dornelles, Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutora pela Universidade de São Paulo. É professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB na UESC. Atuando nas áreas de: algoritmos genéticos, processamento de imagens, morfologia matemática e reconhecimento de padrões.

Márcia Tereza Rebouças Rangel, Membro do grupo de pesquisa, Educação, Universidade e Região (EDUREG). Possui graduação em Administração de Empresas pela UCSAL e Pós-Graduação pela UFBA. Atualmente é Superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil e aluna do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação - GESEC. Tem competências em: Gestão Pública -Tecnologia de aprendizagem - Metodologias de aprendizagem (presencial e online) - Produção de material didático em e-books interativos - Programas de desenvolvimento de pessoas - Gestão de pós-graduação - Desenvolvimento de programas avançados de pós-graduação - Gestão de Programas de Educação a Distância - Gestão de equipes de alto desempenho - Gestão de Redes de Colaboração e Aprendizagem.

Sofia silva de Souza, Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia , possui Mestrado em Administração pela UFBA (2003), Especialização em Tecnologia da Informação/ Qualidade e Govenança em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), graduação em Ciencias Contabeis(incompleto) . Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e coordenador do curso de pós graduação EAD semi presencial na UFBA, Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa Operacional, produção, Finanças, Aprendizagem, Organizações, Tecnologia da Informação e Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Organizações, Produção, Mercadologia, Administração financeira e contabil, Tecnologia da Informação, gestao do conhecimento e teoria implicita

Adriana Moreno Costa Silva, possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (1998), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2002) e, Doutorado em Química, na área de Química Analítica pela UFBA (2012). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UNIVASF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: água e ar atmosférico.

Marcelo José Vieira de Melo Sobrinho, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil na UNIVASF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de investimentos, risco de crédito, gestãode custos, gestão agroindustrial, segmento educacional, e redes neurais.

Francisco Ricardo Duarte, possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e em Filosofia, pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar e também especialista no Ensino de Filosofia. É mestre em Administração (Gestão de Negócios) pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Doutor em Difusão do Conhecimento - pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012). É Professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da tecnologia e da inovação, educação, responsabilidade social, filosofia e ética profissional, tecnologia de informação, educação a distância, território e gestão do conhecimento e gestão pública. Desde 2012 vem atuando como Secretário de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde tem implementado inúmeros cursos de graduação e pós-graduação. É também coordenador do Bacharelado em Administração Pública, nessa mesma universidade.

Elisângela dos Reis Oliveira, Mestre em Letras, Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Especialista em Ensino de Língua Estrangeira com ênfase em Língua Espanhola pela UESC (2009) e Especialista em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2008). Também tem Especialização em Gestão e Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007) e Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004). Atuou como Professora de Espanhol na Faculdade de Teologia, Ciências e Educação - FATEC (2005) e como tutora do curso de Letras Vernáculas da FTC-EaD no período de abril/2005 a janeiro de 2008. De 2007 a 2011 ministrou aulas de Língua e Literatura Espanhola na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Licenciatura em Língua Espanhola e colaborou em Turmas de Letras Vernáculas. Foi bolsista da CAPES pelo Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) atuando como Coordenadora de Tutoria do Curso de Letras Vernáculas do Sistema UAB/UESC de 2009 a 2012. Atuou como Coordenadora Técnica da CED (Coordenação de EaD) e como Diretora na Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional do Instituto Anísio Teixeira/Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atualmente, é professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, Coordenadora Institucional UAB e Diretora de EAD e FIC.

Jaqueline Souza de Oliveira, Formada em Magistério (1994), possui graduação em Processamento de Dados pela UNIFACS (1997), Especialização em Projetos Educacionais em Informática CEPOM (1999), Mestrado Interdisciplinar em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (2005) e Doutorado em Difusão do Conhecimento pela UFBA (2013). Chefe do Departamento de Ensino Superior -PROEN - IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e professora EBTT do Campus Santo Amaro. Membro da Comissão Interna de Avaliação de Cursos Superiores. Foi Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Apoio a bolsas de Iniciação a Docencia - PIBID/IFBA/FAPESB edital 018/2013. Tem experiência na área de Educação, Metodologia da pesquisa, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Educação e Novas Tecnologias, principalmente com os seguintes temas: sistemas de informação, educação a distancia, ambientes ead, interdisciplinaridade, modelagem e mapas de cognição. Coordenadora Institucional Adjunta UAB.