Publicado: Quinta, 03 Setembro 2020 13:00

Facebook e Youtube - Online

FacebookTwitterWhatsApp

Clique para aumentar

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF) da UFRB realizará no próximo dia 10 de setembro, quinta-feira, às 14h30 (horário de Brasília) e às 18h30 (horário de Luanda), o XIII Seminário sobre o Ensino de Filosofia – A Filosofia Ensinada em Angola e no Brasil. O evento reunirá professores da rede pública e pesquisadores do ensino de Angola e do Brasil. O objetivo do XIII Seminário é compreender aspectos relacionados à legislação relacionada a curricularização da filosofia, metodologias de ensino e a difusão pública da filosofia nos dois países. Também devem ser discutidos os desafios impostos pela pandemia ao ensino da filosofia no Brasil e em Angola.

Participarão da discussão os professores: Filipe Miguel Mário Cahungo, membro da Organização Odjango Filosófico (FILONORG), e Antônio Paulo José, que atua no II Ciclo do Ensino Secundário em Luanda e é professor convidado do Instituto Dom Bosco da Universidade Católica de Angola, além de Presidente da FILONORG. A FILONORG é uma entidade sem fins lucrativos que atua na promoção da leitura, do ensino e da reflexão filosófica em Angola. Também participarão deste evento o professor Afonso Nkuansambu, do Instituto Superior em Ciências da Educação de Luanda (ISCED) e autor das seguintes obras publicadas em Angola: Metodologia de Investigação Científica: critérios para elaboração, formatação e apresentação em formato NP e APA (2018); A Universidade em Angola: reflexão e acção (2019) e Lógica Formal: aplicação prática da Lógica (2020).

Entre os brasileiros, teremos o professor Júlio Carvalho Neto, egresso do curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB, que atua como professor efetivo da SEC/BA no ensino médio do Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas em Iaçu na Bahia. Participará também Wanderson Flor do Nascimento, professor do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB) e colaborador dos programas de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) e Filosofia - PROF FILO - (Multi-institucional, Pólo UFT); Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq e membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas "Exu do Absurdo" (NEFA/UnB).

E por fim, contaremos com a participação de Emanoel Luís Roque Soares, membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF/UFRB) e professor permanente do Mestrado Profissional de Historia da África da diáspora e dos Povos Indígenas/CAHL/UFRB e do curso de licenciatura em filosofia/CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O Professor Emanoel Soares é lotado no Centro de Formação de Professores da UFRB,  e atua com ênfase na Formação de Afro Descendentes, trabalhando principalmente nos seguintes temas: educação, candomblé, ensino da filosofia, afro-descendência e Exu.

Consulte as regras de participação e certificação e preencha a ficha  para participação com certificado. As inscrições podem ser realizadas até às 14h30, do dia 10 de setembro, em: https://ufrb.edu.br/filosofia/atividades-de-2020.

O evento conta ainda com o apoio acadêmico do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente – ISPSN em Angola e será transmitido pelo Facebook na página Curso de Filosofia da UFRB e no Youtube no canal Filosofia UFRB.

Comissão Organizadora: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade (NUPEF/UFRB), Profa. Denise Magalhães da Costa (NUPEF/UFRB), Prof. Rafael Dos Reis Ferreira (NUPEF/UFRB).