Oficina Corpo, Memória e Escrita [acadêmica] - no CAHL

Publicado: Quinta, 07 Fevereiro 2019 12:45

Oficina Corpo, Memória e Escrita [acadêmica]

O espaço da escrita (acadêmica) é um locus privilegiado de resistência ao racismo, ao sexismo, misoginia, LGBTQIAfobias, e apresenta-se como um palco aberto para uma produção cultural inovadora e de diálogo entre nossas epistemologias. Neste sentido, a Oficina Corpo, Memória e Escrita [acadêmica], com a Prof.Dra. Carla Ramos, tem como principal objetivo deslocar uma perspectiva acadêmica que toma a escrita como uma repetição de formas e conteúdos desvinculados de nossas experiências e trajetórias de vida. Uma escrita normativa que costuma apagar a nossa presença no mundo de maneira violenta e muitas vezes definitiva.

Durante a Oficina vamos indagar e identificar de diferentes maneiras qual o tipo de escritura é válida na academia? E principalmente, qual performance de escrita tem sido imposta como norma? Ao final dos nossos encontros vamos de maneira coletiva apontar caminhos de (re)aproximação ao que temos produzido, aos nossos “textos” a partir de uma perspectiva política de radicalização da nossa liberdade e criatividade como autoras, como ESCRITORAS.

O foco central da Oficina é trabalhar com as referências, sobretudo bibliográficas, com as quais cada uma de nós já tem familiaridade. De maneira que vamos trazer para os encontros o que já sabemos e queremos trocar coletivamente. Não há “leituras” prescritas para a nossa Oficina. Nosso exercício será o de voltar o olhar para a nossa própria produção “acadêmica”, mas não somente, e para os nossos processos de escrita e de criação, estimulando o nosso desejo por autonomia e busca por nosso próprio estilo, ritmo e voz.

Biografia - Carla Ramos é professora de Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Ph.D em Estudos Africanos e da Diáspora Africana pela Universidade do Texas (Austin). Tem pesquisas na área dos Black Studies especialmente dedicadas à história política de Mulheres Negras na Diáspora Africana. Mais recentemente tem desenvolvido a sua tese sobre Etno(Orí)grafia, publicado artigos sobre o ‘Cinema de Cozinha’ realizado por mulheres Negras e organizado dois livros com lançamento previsto para 2019, um deles sobre Intelectuais Negras e ‘política insubmissa’ nas universidades brasileiras.

Público-alvo: Estudantes Negras e Indígenas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFRB.

Número limite de participantes: 20 pessoas.

Inscrições: Entre os dias 7 e 8 de fevereiro (até 23h do dia 8/02) através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Promoção: Grupo de pesquisas Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no recôncavo da Bahia MITO/UFRB e Colegiado do Bacharelado em Ciências Sociais.

Apoio: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Cartografia Social NEA-Cartografia Social/UFRB.