O PET Cinema da UFRB é o único Programa de Educação Tutorial (PET) de curso de cinema e/ou audiovisual, dentre as mais de 800 unidades no território brasileiro. O Grupo foi criado pela profa. Rita Lima em dezembro de 2010. De 2017 a 2022, sob tutoria da profa. Ana Paula Nunues, o PET passa a centrar suas pesquisas e ações em torno da interface Cinema e Educação. Atualmente, em 2023, o PET está sob tutoria da profa. Marina Mapurunga. Algumas ações que se solidificaram desde o início do PET permanecem, como: o Festival de Cinema Universitário da Bahia - Cine Virada e a Revista +Cinemas. O PET busca articular ações de ensino, pesquisa e extensão com a cultura cinematográfica. O objetivo é que o diálogo com os filmes enriqueça tanto os estudantes de cinema quanto os espectadores de todas as idades, com compreensão de si e do mundo; que a curadoria atue como um dispositivo contra a tradição da história única (o pensamento único). O PET Cinema representa um espaço precioso de aprendizagem para os 12 bolsistas envolvidos e tutora.
Tutora: profa. Dra. Marina Mapurunga
Atuais petianes: Amanda Rodrigues, Bagdá Sakugawa, Beatriz Dantas, Caê Sayuri, Dante Gabriel, Guilherme de Jesus, Letícia Cristina, Luan dos Santos, Marcela Figueiredo, Maria Paula Macedo, Stephanie Costa, Thierry Azevedo.
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira (2023-2024) - Artista e pesquisadora que atua no campo da arte sonora, da música e do audiovisual. Professora das disciplinas relacionadas ao som nos cursos de Cinema & Audiovisual e Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) do mesmo centro e da mesma universidade. Coordenadora dos projetos de extensão da UFRB: Sonatório - Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora e Cartografia Aural de Cachoeira. Tutora do PET Cinema, da UFRB. É atual coordenadora do seminário temático Estilo e Som no Audiovisual da SOCINE. Doutora em Artes (Música), na linha de Sonologia, pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual; especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Música para Cinema e TV no Conservatório Brasileiro de Música (CBM - RJ), graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Realizadora Audiovisual, formada pela Escola de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes. Tem atuado no audiovisual desde 2007, como realizadora, diretora de som, técnica e editora de som, montadora e continuísta. Iniciou seus estudos musicais em 1998, como violinista na Orquestra de Cordas do SESI/UFC. De 2003 a 2011, foi cantora e violinista no grupo musical Desidéria, o qual recebeu várias premiações em festivais do cenário cearense. No âmbito das Letras, lecionou Latim no Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará de 2009.1 a 2010.2.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480609285486625
Ana Paula Nunes (2017 -2022) - Professora adjunta de Cinema e Audiovisual, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desde 2019. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Cinema UFRB (2017-2022). Líder do Grupo de Pesquisa Quadro a Quadro - projetando ideias, refletindo imagens, dedicado aos estudos sobre cinema e educação. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira - ManduCA, em sua 4a. edição (2022). Atualmente está de licença para estágio pós-doutoral, com supervisão do Prof. Dr. Julio Cesar de Tavares (Antropologia - UFF). É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal (2014). Mestre em Comunicação, na linha Análise da Imagem e do Som, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009). Graduada em Comunicação, com Habilitação em Cinema, também pela UFF (2002). Atuou em algumas funções cinematográficas em curtas, longa e outras obras audiovisuais, como videoclipe e publicidade, tendo registro no STIC como roteirista, diretora e produtora. Seus principais temas de interesse são: direção, pedagogias da imagem, cinema e educação, cinema e infância, cinema e corpo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6140851015779981
Rita de Cassia Gomes Barbosa Lima (2011-2016) - Professora e Pesquisadora da UFRB, Curso de Cinema e Audiovisual, com Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com o projeto “As Tramas da Linguagem – Ficções e Autobiografia - (relatos de mulheres em situação de violência domestica em Salvador-Bahia”. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) onde desenvolveu trabalho sobre autoria na produção independente de vídeo no Brasil na década de 80, e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com trabalho sobre a artista multimídia Sandra Kogut e reflexão sobre o lugar do artista no mundo atual. Experiência de pesquisa nas áreas de Artes e Tecnologia, com ênfase em Cinema novas tecnologias digitais. Atualmente vem trabalhando com Narrativas de mulheres que passam por violência doméstica.
Amanda Rodrigues
Amanda é graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana deArte e Design, iniciou seu caminho no cinema junto à Coletiva Inã, com quem realizou projetos com e para as comunidades de terreiro desde 2018. É idealizadora e coordenadora do projeto Criando Personagens Reais - da escrita para as telas (@criandopersonagensreais) e da Mostra de Cinema Aroeira. Realizou a Direção de Fotografia dos projetos Macumba: As Guardiãs do Segredo (2019); Gira a Força da Encruzilhada (2021); Bagas e Bagaceiras (2022); Enquanto Você Existir Aqui (2023); e Amarela (2023). Produziu e montou o curta metragem FELIPA (2033). Integrante do Grupo PET Cinema desde 2022, por onde coordenou a décima edição do CineVirada - Festival de Cinema Universitário da Bahia. Tem amplo interesse nas narrativas documentais e ficcionais das camadas minoritárias da população e está em constante busca de trocas de conhecimento e ampliação das nossas potências.
Link para o lattes: https://lattes.cnpq.br/1419577989896364
***
Bagdá Sakugawa
Bagdá Sakugawa, estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/CAHL), integrante do PET Cinema e participante do grupo de extensão com foco em fotografia, música e performance - (S)em Fronteiras. Lutando para mexer nas feridas das normas estruturais de gênero, sexualidade e raça através da arte.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/0226858565649112
***
Beatriz Dantas
Natural de Salvador, é Graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB, musicista e ilustradora. Foi curadora da 4ª Edição da ManduCA e atualmente integra o PET Cinema, o VISU, Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena, e o GEEECA, Grupo de Estudos em Experiências Estéticas, Cultura e Arte, nos quais direciona os seus interesses por animação, direção de arte e narrativas plurais LGBTQIA+.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/9362955369927003
***
Caê Sayuri
Caê é graduande do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, bolsista do grupo PET Cinema UFRB e integrante do VISU. Atua principalmente na área de direção de arte, animação e design gráfico, tendo participado como diretore de arte, assistente de arte e animadore em diversos curtas universitários.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/1133545005938438
***
Dante Gabriel
Dante Gabriel é graduando de Cinema e Audiovisual pela UFRB, bolsista do PET Cinema UFRB, integrante do grupo Viu&Review e atualmente trabalha na área de produção, tráfego de filmes e social media. Atuou como produtor em videoclipes, documentários e curtas-metragens de ficção, além de ter produzido festivais e mostras de cinema infanto-juvenil e universitário.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/7879150548228969
***
Guilherme de Jesus
Guilherme de Jesus - guivinte4: educador e multiartista do semiárido da Bahia, transitando entre o sertão e o recôncavo desde 2014. Formado em Licenciatura em Biologia, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB da Universidade do Recôncavo da Bahia – UFRB. Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Bolsista do Programa PET-Cinema UFRB. Possui vivência na educação básica, no teatro, nas artes plásticas e no cinema universitário.
Link para o lattes: https://lattes.cnpq.br/5578534382388292
***
Letícia Cristina
Letícia Cristina formada em Processos Fotográficos pela ETEC, atualmente é graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB, onde atua como diretora de fotografia em projetos universitários. Assina a direção de fotografia do vídeo clipe da música Sentimento Atemporal, foi assistente de fotografia no video clipe de Suite Cachoeirana, dirigiu o curta metragem Os Dias Com Você, e fez a direção de fotografia do curta Praia dos tempos. Desde 2021 é integrante do PET Cinema da UFRB.
Link para o lattes: https://lattes.cnpq.br/5262495379828332
***
Luan dos Santos
Luan Santos é estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira/BA, onde atua como diretor audiovisual independente nas áreas de direção, edição, cor e pós-produção. Dirigiu os curtas "Mil Vinny's - Suíte Cachoeirana" (2019), "Os Dias Com Você" (2021) e "Praia dos Tempos" (2021), exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais. Trabalha como freelancer nas áreas de montagem, edição, pós-produção e finalização em obras audiovisuais para Cinema, TV e mídias digitais.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/7614042344529911
***
Marcela Figueiredo
Marcela Figueiredo - Nascida e criada na maior periferia de Feira de Santana, Bahia, Marcela Dias é roteirista e escritora, encontrou no audiovisual a liberdade de externar e explorar o que considera sua característica mais marcante e potente: a sensibilidade artística. Entre seus trabalhos, assina o roteiro e a produção do curta-metragem “Enquanto Você Existir Aqui” (@eveafilme), a direção do curta Bandeirolas de Junho (2022), o desenho de som e som direto do curta “Fora da Caixa” (2022) e foi curadora do IX e V Cine Virada. Tendo ingressado no PET Cinema há um ano, segue na jornada de enriquecer seu potencial como futura cineasta, contribuindo e produzindo para um alcance mais justo da sétima arte. Seu encanto pela Literatura e pelo audiovisual a guiou para o que considera a concretização de um de seus sonhos mais antigos: atuar na amplitude do que é e no que importa no Cinema para ela, reverberando sua voz artista com e sobre os seus dentro dos recortes de raça, sexualidade, gênero e classe social que lhe abrangem.
Link para o lattes: https://lattes.cnpq.br/8539686844963003
***
Maria Paula Macedo
Maria Paula Macedo - Natural de Alagoinhas, interior da Bahia, criada em Salvador, Mapa Macedo atualmente estuda Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cachoeira e é integrante do programa de extensão PET Cinema. Atua em trabalhos como produtora, roteirista e multiartista. Estuda a potência do audiovisual como um instrumento que tem a capacidade de restaurar, recriar e co-criar mundos através das temporalidades, fazendo um intercâmbio de individualidades e coletividades. Atualmente, é Diretora de Produção de “Me Abrigo em Colo e Chão” (em produção); Diretora de Produção, Roteirista e Montadora do curta “Felipa” (2023); Diretora e Roteirista do curta “Cadê o Pai?” (2022); e Assistente de Fotografia no curta “Amarela” (2023).
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/2463393273915164
***
Stephanie Costa
Stephanie Costa - Stephanie Costa é baiana, fotógrafa, graduanda em Cinema e Audiovisual na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Faz parte do grupo PET e do Cineclube Mário Gusmão, já esteve na função de diretora no filme Bandeirolas de Junho (2022), diretora de fotografia, em Segredos de Negroni (2023), still em Socorro (2022), e técnica de som, em Amarela (2022). Acredita nas mostras como meio para uma comunicação ampla e diversificada.
Link para o lattes: https://lattes.cnpq.br/6645606903569188
***
Thierri Azevedo
Thierri Azevedo - Graduando em Cinema e Audiovisual pela UFRB/CAHL, membro do PET-Cinema desde 2022. Atua como diretor, produtor e roteirista. Tem como áreas de interesse Documentário, Cultura Popular e Produção Cultural. Co-diretor de “Incêndios” (em produção), Diretor de Produção de “Bandeirolas de Junho” (2021), Assistente de Produção de “Amarela” (2022) e “Desconformes” (em produção). Também idealizou e coordenou o projeto “Capoeira: autonomia para gingar na fronteira” que ministrava aulas de apoeira para jovens e crianças da rede pública de ensino em escolas de Foz do Iguaçu-PR.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/3051881662429621
O CineVirada é um festival de Cinema Universitário realizado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, e é produzido pelo grupo PET CINEMA UFRB - Programa de Educação Tutorial desenvolvido por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, com tutoria de uma docente que orienta as atividades voltadas para o tripé ensino-pesquisa-extensão na academia.
Como um grupo formado por estudantes, entendemos que o Cinema Universitário é mais do que uma prática formativa, é um espaço de expressão, existência e resistência. Sendo assim, o festival pretende operar a partir de um panorama que revela diversos pontos de vista, origens e meios de produção da realização audiovisual universitária regional, mas que se enquadre nos parâmetros do formato do curta-metragem audiovisual e videoclipes.
Aguarde a próxima chamada para o XI Cine Virada que ocorrerá em 2024!
A Revista +Cinemas é idealizada como uma plataforma para a publicação e divulgação das pesquisas produzidas por petianes do grupo como resultado do trabalho do PET Cinema UFRB, além de reunir textos e outros tipos de trabalhos de graduandos e graduades em Cinema e Audiovisual. A revista é bienal. A chamada para a próxima edição será publicada em 2025. Enquanto isso, acompanhe as edições anteriores no blog da revista.
Blog da revista + Cinemas: http://revistamaiscinemas.blogspot.com/
Podcast PET Cinema
O podcast Roda de Conversa foi uma ação criada durante o ano de 2020. Desde então, foram lançados mais de 20 episódios, reunidos ao longo de algumas temporadas. Os episódios incluem temas diversos, que permeiam não só a experiência universitária como também temas relacionados à produção e o universo audiovisual, como mercado de trabalho e o cinema nacional, além de relatos de outras atividades dentro do PET Cinema UFRB, como a ManduCA, o InterPET URFB. Todos os episódios estão disponíveis no Spotify, Soundcloud e no YouTube do PET Cinema UFRB.
Links do podcast:
No Spotify - https://open.spotify.com/show/38sFGah2Z9OTzSvdc5ecsD?si=0wJSzH73TJyFl0ajwfsUuA&nd=1&dlsi=c9a67534b76847a3
No Soundcloud - https://soundcloud.com/user-59012855
No Soundcloud - https://soundcloud.com/user-988508233
Instagram: https://www.instagram.com/petcinema/
Blog da revista + Cinemas: http://revistamaiscinemas.blogspot.com/
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sites antigos: http://www.petcinemaufrb.com.br/ , https://petcinemaufrb.wordpress.com/