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Política Editorial

LINHA EDITORIAL

A revista será editada e publicada semestralmente, podendo ainda produzir números especiais extras (Cadernos Temáticos) tendo como público alvo os leitores que dialoguem com o debate central aqui proposto: Cultura Corporal, Educação, Saúde e Inclusão.

Seus eixos de interesse se apóiam no diálogo interdisciplinar entre Cultura Corporal, Saúde, Educação e Inclusão, mesclando distintos campos da produção do conhecimento como artes, linguagens, saúde, inclusão social, Capoeira, diversidade, memória, identidade, territorialidades, sociedade e Lutas, organizados em quatro linhas de pesquisa:

  • AFRICANIDADES E EDUCAÇÃO.
  • CAPOEIRA, LUTAS E INCLUSÃO.
  • EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
  • JOGO, BRINQUEDO e BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO
  • SAÚDE;

 Enquanto veículo eletrônico de registro e divulgação científica, tem como objetivos:
a) Publicar trabalhos inéditos e de leitura crítica sobre temas pertinentes à Cultura Corporal, Educação e Inclusão;
b) Fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

A revista está estruturada em três seções:

Seção 1: Artigos.

Seção 2: Resenhas de obras acadêmicas, filmes ou peças teatrais, notas de pesquisa ou entrevistas.

Seção 3: Manifestos, Resumos de Teses, Dissertação ou Monografia.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

 Avaliação

O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

 

FUNÇÕES EDITORIAIS

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é formado por quatro membros, sendo dois do Grupo de Pesquisa GUETO, um da UFRB e outro convidado externo, definidos no projeto inicial e em reunião do grupo de pesquisa,  tendo as seguintes funções e obrigações:

  • A garantia no cumprimento da política editorial;
  • A viabilização e a manutenção da revista;
  • O compromisso com a periodicidade da revista;
  • Viabilizar meios e critérios que visem garantir o caráter acadêmico e o valor científico do material apresentado para as diferentes seções;
  • Definição e mobilização do Conselho Científico e a designação das comissões pareceristas dos trabalhos submetidos;
  • Atuar como última instância quanto à aceitação de material submetido para publicação;
  • Decidir quanto a eventual publicação de volumes temáticos e quanto a quaisquer questões a respeito da linha editorial.

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