Palestras sobre "Modernismo no Egito" e "Arte & Protesto" - dia 11/07, terça-feira

Publicado: Sexta, 07 Julho 2017 20:05

No dia 11/07, terça-feira, a partir das 19h, acontecerão palestras com o arquiteto e curador egípcio Mohamed Elshahed e com o artista alemão Gunther Schumann, no Auditório da Fundação Hansen, com organização e mediação da Profa. Dra. Emi Koide. O primeiro palestrante, Mohamed Elshahed falará sobre "Modernismo no Egito", introduzindo a história da arquitetura moderna no Egito, bem como relacionando este tema com sua experiência como curador e historiador no projeto "Egito Moderno" que ele desenvolve atualmente no British Musuem. Gunther Schumann, com o tema "Arte & Protesto", contará sua experiência artística em relação com os protestos no Parque Gezi em Instambul, Turquia, em 2013. Ambos são atualmente residentes no programa Vila Sul do Instituto Goethe Salvador.

Mais sobre os palestrantes:

Mohamed Elsahed vive no Cairo, é arquiteto, pesquisador independente e escritor. Ele é o curador do Modern Egypt Project (port.: Projeto Egito Moderno) do British Museum. Elsahed tem graduação em Arquitetura pela New Jersey Institute of Technology e mestrado em Estudos da Arquitetura do MIT e leciona história da arquitetura na American University no Cairo. Em 2014-15 ele foi professor pos-doutor adjunto de Histórias da Arte e Práticas Estéticas do fórum Transregionale Studien, sediado em Berlim. Elsahed é doutor pelo departamento de Estudos do Oriente Médio da New York University. Atualmente ele está preparando o manuscrito de seu livro Revolutionary Modernism? Architecture and the Politics of Transition in Egypt, 1936-1967 (port.: Modernismo Revolucionário? Arquitetura e as Políticas de Transição no Egito, 1936-1867), que foca em arquitetura e planejamento urbano no Egito durante o período de transição política em torno do golpe de estado de 1952.

Gunther Schumann é artista gráfico, ilustrador e pintor de murais e quadrinhos. Ele trabalha e vive em Halle (Saale), Alemanha desde 2009. Schumann fez sua gradução de 2009 – 2015 no Castelo Giebichenstein, Universidade de Artes em Halle e estudou de 2012 – 2013 na Mimar Sinan Güzel Sanatlar Üniversitesi em Istanbul. Dentre as exposições e performances realizadas por ele destacam-se Wagemutig, festival de curta metragem, Halle 11/2016; Utopias do dia-a-dia, exposição em grupo, Comicsalon Erlangen, Erlangen 05/ 2016; exposição em grupo, Kooperatif Art Space, Istanbul 03/2013; exposição em grupo, Bauhaus, Dessau 06/ 2012. Além disso Schumann realizou 12/ 2015 o projeto Graphic Short Stories of everyday life no Goethe Institut Istanbul. Ele foi nomeado para o prêmio Kurzsüchtig no festival de curtas em Leipzig em 2016 e ganhou o segundo lugar no One-Take festival de filme em Viena também em 2016. Além disso foi nomeado para o prêmio de design em Halle em 2015. No período de 02 – 05/2016 Schumann recebeu uma bolsa da Kunststiftung Sachsen-Anhalt para a realização dos seus trabalhos em Halle.

(Informações retiradas do site do Instituto Goethe Salvador)

plastra11 07 web