Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perfil dos Egressos

2014

 

ADRIANA SILVA DOS SANTOS

 

ADRIANO CONCEIÇÃO MACHADO

http://lattes.cnpq.br/5361871298942722

 

Adriano Machado, vive e trabalha entre Feira de Santana, Alagoinhas e Salvador - BA.

Artista Visual, Mestrando em Artes Visuais (Processos de Criação), na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolve projetos artísticos procurando possibilidades na fotografia para ampliar suas pesquisas sobre identidade, território, ficção e memória. Suas obras apontam para questões da condição do homem entre os espaços de convivência e os territórios afro-brasileiros inventivos. Atua também como Programador Visual.

Exposição individual: Contos Fotográficos, Museu de Arte da Bahia (Salvador, 2018);

Exposições coletivas: Concerto para pássaros, Goethe Institut, Salvador, 2019;  8º Salão de Artes do Litoral Norte, Alagoinhas, 2019; Projeto Panapaná, Galeria Archidy Picado, João Pessoa, 2018; Futuro fora do tempo Teatro Vila Velha, Salvador, 2018; Fotografia, Amor e Luta (mostra itinerante)2019; O Livro de Artista SSA, Salvador, 2018; Festival de Fotografia do Sertão, Feira de Santana, 2015; Circuito das Artes/Triangulações: Salvador, Fortaleza e Goiânia, 2015; Salões de Artes Visuais da Bahia no MAM-BA, Salvador, 2015; Panorama da Fotografia, MAC Feira de Santana,2016 e 2015; Confluência: Encontro de Olhares, Petrolina, 2014; Salões de Artes Visuais da Bahia, 2014, 2013 e 2011; entre outras.

Prêmios: Salões de Artes Visuais da Bahia: Prêmio Principal (2013) e Menção Especial (2011 e 2014);

Residências artísticas: Fluxos Acervos do Atlântico Sul: Casa do Benin e Mafro-UFBA, (Salvador, 2019);  VerdeVEZ: Projeto de Residência artística no Campo arte contemporânea (Teresina, 2019);

Publicações: Capítulo + ensaio visual no livro Futuro fora do tempo (EDUFBA), 2018; Desenvolve oficinas e cursos de fotografia, artes visuais e organização de exposições artísticas. 

https://cargocollective.com/adrianomachado 

  

DARLAN DO OURO COSTA

 

DIOGO NAVARRO LOUREIRO NADDEO

http://lattes.cnpq.br/4253416267461597

 

Designer | Visual Artist

Sou formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Durante a graduação, atuei como pesquisador no grupo de pesquisa em comunicação visual Duas Quadras coordenado pela M.a Carolina Fialho e no Grupo Arte e Computação nas Escolas, coordenado por M.e Jarbas Jácome. Desde o início da graduação, direcionei minhas pesquisas acadêmicas para o campo da Arte Generativa - concepção de obras gráficas e musicais à partir do uso de algoritmos - e, concebi obras artísticas de música visual, com destaque ao trabalho Planned City, exibido no ano de 2014 na exposição coletiva La Plaza, organizada pelo Media Lab Prado, em Madrid.

No decorrer do curso, busquei a implicação prática da Arte Generativa nos produtos de design. Continuei meu trabalho acadêmico, atuando como técnico cadastrado pelo CNPq no LEAA – RECÔNCAVO (Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual), coordenado pela Profa. Dra Francisca Marques, onde ainda atuo como responsável pela comunicação visual e webdesign do grupo.

Ainda em 2014 me mudei para a cidade de Feira de Santana, 2ª maior cidade da Bahia, onde trabalhei como arte finalista na empresa Feira Signs. No ano de 2015, abri a Macacos do Futuro, onde dei continuidade aos trabalhos na área de design, concebendo peças gráficas, identidade visual, peças de design editorial, produção de conteúdo visual para redes sociais e desenvolvimento web. Durante esse período me tornei colaborador da Canela de Ema, atuando em projetos via home office.

P.S.: Tenho a música como paixão e sou guitarrista. Fiz parte de uma banda chamada Escaparate de Baiano e, acessando esse link, você pode escutar os EPs que produzimos.

 

DOUGLAS SATURNINO DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/0914476919703709

 

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Tem experiência na área de Produção Cultural e Artes, com ênfase em Expografia, atuando principalmente nos seguintes temas: design, artes gráficas, comunicação museológica, expografia e produção cultural

 

EDVANE ALBUQUERQUE CERQUEIRA

 

ESTEVAN JOSE DE QUEIROZ MARTINEZ

http://lattes.cnpq.br/9287772333906570

 

Estevan José de Queiroz Martinez, o Gugui Martinez, baiano da cidade de Valença, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O artista tem como principais influências a cultura popular do recôncavo baiano e a arte de rua, acumula participações em exposições individuais e coletivas, a exemplo do Festival Multimídia Contato em São Paulo e da Exposição Internacional Un Mar de Paz, em Mar Del Plata, na Argentina.O seu trabalho mais recente, ?Caretas Contemporâneas?, mescla religiosidade e expressões da cultura popular do Recôncavo baiano sob um olhar intimista.

 

JAMILE NASCIMENTO ARAÚJO

 

JOSIARA OLIVEIRA DE SOUZA

 

JULIANA DE ALMEIDA MORAES

 

LEVY ARAUJO BATISTA COSTA

http://lattes.cnpq.br/4077251368287323

 

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014), publicitário, comunicador, fotógrafo, ator e interessado nas diversas formas que a arte e a escrita podem assumir. Durante a graduação, passou cinco anos corridos vivendo entre duas cidades, aprendendo o que as línguas têm em comum e o que as pessoas têm de particular. Ao longo da graduação, uniu seus interesses por arte e comunicação, direcionando suas pesquisas acadêmicas para o campo da expressão através da fotoperformance e do autorretrato, além de investigar design e estética das capas de discos e sua relação com as músicas que elas ilustram. Já nos últimos anos, colecionou comprovantes de embarque, fez exposições, participou de discussões, acumulou memes, passou muitas horas na frente da TV e outras tantas na frente do computador, analisando o que une as pessoas e o que cai na boca do povo. Hoje é publicitário e gestor de presença digital numa agência de publicidade em Salvador e segue movimentando a cena artística através de produções, ações, exposições, pesquisas e espetáculos. 

https://br.linkedin.com/in/levycosta

https://www.instagram.com/costalevy/

 

REGIANE TEIXEIRA COELHO

http://lattes.cnpq.br/5345535809379576

 

Possui Bacharelado em Artes visuais e multimídias pela Universidade Federal Do Recôncavo da Bahia (UFRB), possui também graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC), Licenciatura plena em Artes pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Católica da Bahia(FACCEBA) cursando pós graduação Tecnologias digitais e inovação na educação (UNICID). Possui o grau de Técnica em Informatica pelo Instituto IFBA, atuou como Coordenadora de novas Tecnologias da Prefeitura de Camaçari BA, é professora na prefeitura de Salvador e Camaçari. Realiza pesquisas sobre as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e sua relação com o campo educacional.

 

TATIELE DE SOUZA SILVA

http://lattes.cnpq.br/8807443311890785

Escritora ganhadora do prêmio de Residência Artística Internacional para escritores no Instituto Sacatar (2018) e do Edital de Mobilidade Cultural da SECULT/BA com Intercâmbio Internacional no Centro Cultural Brasil-México (2019). Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018); Especialista em Design Thinking pela Faculdade Unyleya e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Tem experiência docente em linguagens visuais e expressão gráfica e editorial. Parecerista da ÍCONE: Revista Brasileira de História da Arte da UFRGS. Atualmente é docente do Curso Técnico em Design de Interiores da Escola Técnica Nide ministrando as disciplinas Desenho de Observação e Percepção Visual. Diretora e coordenadora de projetos na Oxe Conteúdo Produções Cultural em Santo Antônio de Jesus.

Instagram: @t.a.t.i.e.l.e

Instagram institucional: @oxe.conteudo

www.oxeconteudo.com

 

YASMIN DE FREITAS NOGUEIRA

http://lattes.cnpq.br/7758040685083560

 

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA na linha de pesquisa "Somática, Performance e Novas Mídias". Mestra em Cultura e Sociedade - Pós Cultura - IHAC - UFBA na linha de pesquisa "Cultura e Arte". Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB. Atuou como professora substituta no Departamento de Artes Visuais e Design- DAVD, no curso de Design da Universidade Federal de Sergipe-UFS.(2016-2019) Em seu processo de criação artística interdisciplinar, investiga o corpo e a autobiografia como produtores de sentido,disparadores para questionamentos de relações de gênero, raça e interseccionalidades. Desenvolve projetos artísticos através da fotografia, gravura, performance, experimentos de hibridismo de linguagens como vídeoinstalações e videoprojeções mapeadas. Integra o Coletivo entrecho, premiado no Salão de Artes Visuais da Bahia em 2013. Integrou o Grupo de pesquisa e coletivo UFRGB de Prática em Projeções Urbanas e Interatividade e Grupo de pesquisa Duas Quadras de Comunicação Visual, veiculado ao Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios -LinkLivre- UFRB. Desenvolveu pesquisa sobre Design de informação e tecnologias digitais nas cidades de Cachoeira e São Félix como voluntária PIBIC . Coord. Prof. Ms. Carolina Fialho Silva. Foi bolsista de Iniciação científica da FAPESB no Projeto Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismo de Sustentação Econômica. Coord. Prof. Ms. Fernando Rabelo. Atuou como mediadora cultural na III Bienal da Bahia.(2014)

tese: Memórias de corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos.

dissertação: Corpo-Autobiográfico no processo criativo: por uma poética do mito de Ofélia

 

ZIMALDO BAPTISTA DE MELO

http://lattes.cnpq.br/3619915628444439

 

Graduado pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em 2014, realiza experiências com pintura, gravura, arte e tecnologia e performance buscando sempre estimular a participação do público através de uma poética participativa. Em 2012, participou da XI Bienal do Recôncavo da Bahia, com o trabalho Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos. Em 2013, foi selecionado para publicar o registro da obra Haircut Performance na edição Evocações da Arte Performática 2010-2014. Nesta performance, após um longo período sem cortar cabelo e barba, o artista convida o público a participar do processo artístico interferindo na aparência dele utilizando tesouras e lâminas de barbear. Atua, desde meados da década de 1980 no campo das artes gráficas: de impressão serigráfica até plataformas de computação gráfica e desktop publish. Nos anos de 1990 inicia sua carreira de publicitário, atuando como layoutman e diretor de arte, especializando-se em produção gráfica e eletrônica atuando em diversas agencias de publicidade no mercado baiano e nordestino. No setor empresarial, foi sócio de diversas empresas de publicidade e atualmente é sócio da Quanta Comunicação, sediada na cidade de Lauro de Freitas, Bahia, desenvolvendo planejamentos de comunicação integrada, identidades institucionais, design gráfico e web design. No campo da arte, desenvolveu uma poética participativa, fazendo um convite ao observador a interferir no processo artístico. Para criar obras como o Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos, Haircut Performancen e Irreprodutibilidade, buscou referências em artistas como o Grupo Fluxus, Joseph Beuys, John Cage e a performer Marina Abranovich, além dos brasileiros Lígia Clark, Hélio Oiticica, Arthur Barrio e Cildo Meireles. Todas estas obras foram reunidas na Exposição A Arte Somos Nós realizada em 2014 como trabalho de conclusão da graduação no Bacharelado de Artes Visuais da UFRB. Também mantém uma produção de gravuras, utilizando técnicas de gravação em madeira, metal e materiais sintéticos. Colaborou com a implantação do Atelier de Gravuras da Fundação Hansen Bahia (FHB), na cidade de Cachoeira - Bahia, coordenando oficinas permanentes voltadas a estudantes de escolas públicas, universitários e turistas que visitam a galeria da FHB. Também realiza um trabalho de divulgação da gravura, ministrando oficinas e palestras abordando os temas relacionados a processos de artes gráficas. O portfólio de artes visuais do artista pode ser visitado no website www.bacteria.com.br.

 

 

2015

 

 

ALAINE MATURINO GOMES LIMA

http://lattes.cnpq.br/3573911412801685

 

Graduada em Artes Visuais pela UFRB em 2014, Licenciada em Letras pela Faculdade Educacional da Lapa 2019. Participou do Grupo de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares em Processos Criativos, orientado pelo Professor Antonio Carlos Portela (Tonico Portela), Grupo de Pesquisa em Imagem Imersiva e Tecnologia fulldome entre o Recôncavo e Sertão Baiano, vinculado ao LinkLivre, coord. Profa. Ms. Alene Lins  e integra o grupo Coletivo GRAJ formado por egressas do curso de Bacharelado em Artes Visuais (Rosilei Barros, Alaine Gomes e Jéssica Coelho). Em conjunto com o coletivo desenvolve obras e atividades que discutem a forma de representação das agressões sofridas pelo gênero feminino, realizando intervenções, oficinas, mostras artísticas e exposições em cidades do Recôncavo como São Félix, Cachoeira, Cruz das Almas e também Feira de Santana e Salvador. Participou e produziu as exposições coletivas: Entre Relevos (2012); Fotografia e Pintura: diálogos possíveis (2012); Tá Tudo Aí: mostra de artes visuais (2013); Entre Peles, Memórias e Sonhos (2015); Iminências (2015) e Tá Tudo Aí II: mostra de artes visuais (2015). Em conjunto com o Coletivo GRAJ, expos trabalhos no 19o Enearte Encontro Nacional De Estudantes de Arte (2014); Festival MINAVU (2016) e VII Mostra de Performance: Arte Negra, Imagem, Empoderamento e Dissonâncias Contemporâneas  . Atuou como Mediadora Cultural na Exposição Audiophilia (2014). Atualmente é Oficineiro da Universidade Estadual de Feira de Santana

 

DANIELA GOMES MOREIRA

 

FLAVIA PEDROSO SILVA

http://lattes.cnpq.br/8957735159946903

 

Especialização em curso em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2019), Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015) e Licenciada em Artes pela FAMOSP (2019). Arte-Educadora, Dançarina e capoeirista desenvolve obras em linguagens contemporâneas que relacionam o corpo às artes visuais em especial a Performance, Dança Contemporânea, Instalação coreográfica e Audiovisual. Tem como fonte poética as Culturas Afro-brasileiras e Diaspóricas e questões da feminilidade e negritude. Pesquisa os cruzamentos e influências das Tecnologias digitais na arte em especial na Dança. Atualmente tem atuado como Perparadora de Elenco, coreógrafa e Arte Educadora em parceria com a Rosza Filmes Produções nos Longa-metragens: "Na Rédea Curta" (em processo); "Ilha" (2018); "Café com Canela" (2016); No projeto de Arte-Educação "De Rede em Rede" (2017 - 2018) e no Festival de Dança e Vídeo "Movimenta" (2015).

 

GEISA LIMA DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/5866201110591232

 

Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Santo Antônio (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Itapicuru. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes. O foco das pesquisas gira em torno principalmente dos temas: mulher, arte e corpo

 

GEISIANA CONCEIÇAO SILVA

http://lattes.cnpq.br/0517640871291333

 

Pós-graduação em Negócios Digitais na UNIFACS; Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(2015). Desenvolve trabalhos artísticos que buscam o aprofundamento nas novas formas de Impressão da Arte Contemporânea, encarando-a como um processo amplo, rompendo com algumas regras estabelecidas por essa linguagem e introduzindo materiais não comumente utilizados nos procedimentos gráficos. Participou do Grupo de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares em Processos Criativos, orientado pelo Professor Antonio Carlos Portela (Tonico Portela) e integra o grupo Coletivo GRAJ formado por egressas do curso de Bacharelado em Artes Visuais (Rosilei Barros, Alaine Gomes e Jéssica Coelho). Em conjunto com o coletivo desenvolve obras e atividades que discutem a forma de representação das agressões sofridas pelo gênero feminino, realizando intervenções, oficinas, mostras artísticas e exposições em cidades do Recôncavo como São Félix, Cachoeira, Cruz das Almas e também Feira de Santana e Salvador. Participou e produziu as exposições coletivas: Entre Relevos (2012); Fotografia e Pintura: diálogos possíveis (2012); Tá Tudo Aí: mostra de artes visuais (2013); Conexões Gráficas (2014); Entre Peles, Memórias e Sonhos (2015); Iminências (2015) e Tá Tudo Aí II: mostra de artes visuais (2015). Em conjunto com o Coletivo GRAJ, expos trabalhos no 19º Enearte ? Encontro Nacional De Estudantes de Arte (2014); da I Mostra de Videoarte do Recôncavo da Bahia ? [Re]ações: reflexões e relações sobre o corpo-ambiente, o corpo-social e o corpo-autobiográfico (2014); Festival MINAVU (2016) e VII Mostra de Performance: Arte Negra, Imagem, Empoderamento e Dissonâncias Contemporâneas. Possui uma poética artística atravessada pelos campos de saber da arte, da sociopolítica, etnografia, sociologia, filosofia, ? ou de um ?registro? das coisas, marca da artista. Atualmente, reside na cidade de Santo Amaro BA, difundindo a prática da gravura e das artes gráficas na região através de oficinas, palestras e mostras de artes visuais nos espaços expositivos do município.

 

JAMILE MENEZES PEREIRA

http://lattes.cnpq.br/0762643410387724

 

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Arte Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), arte-educadora na rede pública e privada de ensino do Recôncavo baiano. Atua também como fotógrafa, designer, editora de vídeos e atriz. Publicou um livro intitulado “As escolas de Joana”, que foi adotado como paradidático em algumas escolas e apresentado em eventos nacionais e internacionais. Interpreta a Boneca Zamília (Zazá), realizando contação de histórias afro-brasileiras e indígenas, com brincadeiras e cantigas populares. 

Realizou um intercâmbio para o México como ministrante de oficinas de contação de histórias, cantigas e livro artesanal no Museo Infantil de Oaxaca. Foi palestrante no TEDxFADBA, com o tema “A importância da Arte para uma educação humanizada”. Ministrou a oficina de contação de histórias no projeto Ocupação Cultural, em Valença-BA e no XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Artes em Viçosa-MG. Trabalhou como atriz e produtora do grupo teatral Bocó Cia. de Humor, em Cachoeira-BA. Atuou como arte-educadora no Instituto Quintal Infâncias, em Feira de Santana-BA, na ONG Casa de Barro - Cultura, Arte, Educação em Cachoeira-BA, no Colégio Montessori e no Colégio Estadual Dr. Lauro Passos em Cruz das Almas-BA, no Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia em Capoeiruçu-BA e no Colégio Estadual de 1º Grau São Francisco do Paraguaçu. Participou como contadora de histórias na Festa Literária Internacional de Cachoeira - FLICA.


Trabalhou como assistente de produção na Exposição Audiophylia, em Santo Amaro-BA. Produziu capas de livros e ilustrações para a Fundação Cultural Euzedir e Araken Vaz Galvão (FUNCEA). Contribuiu com a ambientação artística e expográfica do Instituto Quintal Infâncias, da Casa de Barro, da Casa de Cultura Maria Cláudia Rodrigues (MaCRo) e do foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras no III Cachoeira Doc. Foi monitora de produção geral no II Cine Arte Brasil, na Semana de Seminários de Pesquisa em Arte, no Seminário Cinema e Educação e no Seminário A Arte da Gravura no Brasil, todos realizados pela UFRB. Fez parte e produziu três exposições coletivas: Entre Relevos, Diálogos Possíveis entre Fotografia e Pintura e Tá Tudo Aí - Mostra de Artes Visuais. Integrou a curadoria educativa da exposição Hansen Bahia: Mais-que-sagrado, Mais-que-profano, na Fundação Hansen Bahia em Cachoeira. Fez estágio como designer na Proext - UFRB e no Colégio Montessori em Cruz das Almas-BA. Foi mediadora cultural e guarda de acervo na 3ª Bienal da Bahia, organizada pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

 

JESSICA MOURA SANTANA COELHO

 

LENICE RIBEIRO MOREIRA

 

LILIAN BALBINO DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/9123985236323655

 

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais -UFRB (2017-em andamento), Bacharel em Artes Visuais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Participou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/IC VOLUNTARIO, no projeto "Arte Computação nas Escolas Públicas de Cachoeira e São-Félix: Apredizagem de programação de computadores através da música visual. ciberdança e instalações interativas" sob coordenação de Jarbas Jácome de Oliveira Junior (2012/2013). Participou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária-PIBEX no projeto "Arte Computação nas Escolas de Cachoeira e São-Félix" sob coordenação de Jarbas Jácome de Oliveira Junior (2013/2014).

 

MARTHIUS LUIZ ALVES REIS

 

ROMIELLE EVANGELISTA

 

ROSILEI AURORA BARROS

 

 

2016

 

 

ALINE BRUNE FERRAZ DE MORAIS

http://lattes.cnpq.br/1278323195124471

 

Mestranda na Linha de Pesquisa de Processos de Criação Artística pela Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia(PPGAV / EBA-UFBA). Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Arte-educadora e artista visual, utiliza diversas técnicas, como a pintura sobre fotografias, vídeo, desenho, animação, bordado e performance, para a produção de trabalhos que refletem as relações corpo-cidade, gênero-raça. Tendo trabalhos expostos dentro e fora do país. Em 2017, participou da Exposição coletiva "URe: AD TV", em Portland(EUA), em 2017, do Ann Arbor Film Festival(EUA) e da Exposição "Tradução" no The Bronx Museum em 2015. No Espaço Cultural da Barroquinha(Salvador-BA), em 2018, fez parte do grupo de artistas integrantes da Residência "Obínrìn", com a finalidade de pesquisar a relação de Mulheres negras com a cidade de Salvador, historicamente, a partir de perspectivas das artes feminista contemporânea. Expôs na XI Bienal do Recôncavo, em São Félix-BA (Prêmio Aquisição, 2012), nos Salões de Artes Visuais da Bahia, em Camaçari-BA (2014), na Exposição Perto de Lá <> Close to There (2015), no MAB | Salvador-BA, na III Mostra Internacional Curta O Gênero, em Fortaleza-CE (2014), no V Continuum - Festival Internacional de Arte e tecnologia, em Recife-PE (2014), dentre outros. Tendo participado de Residências artísticas no Rio de Janeiro e em Salvador, bem como de inúmeros projetos como arte-educadora.

 

ANDRIELLE DA SILVA FERREIRA

 

ARINALDO TEIXEIRA QUEIROZ

 

DEISIANE PEREIRA DIAS BARBOSA

http://lattes.cnpq.br/9505410597710955

 

Artista visual e escritora. Bacharela em Artes Visuais, pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); especialista em Estudos Literários, pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana); mestranda em Artes Visuais, pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Artes Visuais ? UFPB/UFPE (Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco), com a pesquisa "Inventário /da ilha\ de Tereza: processos de escritas e inscrições de um livro de artista expandido". Desenvolve pesquisas e criações entre literatura, performance, videoarte e livro de artista, envolvendo a memória e narrativas de mulheres. É integrante do imuê ? Instituto Mulheres e Economia, criado em 2018. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPESB, no período de 2012-2013, com o plano de trabalho "Ressignificação de imagens, interdisciplinaridade e hibridismo nas artes visuais brasileiras", orientado pelo Prof. Dr. Dilson Midlej; e bolsista PIBIC/CNPq, no período 2014-2015, com o plano de trabalho "Interdisciplinaridade e hibridismos entre artes visuais e literatura: processos criativos em fotografia, videoarte e performance", orientado pela Profª. Dra. Valécia Ribeiro. Em outubro de 2015 publicou seu primeiro volume de "cartas à Tereza: fragmentos de uma correspondência incompleta", um ano depois produziu "desavesso", um livro de poemas e fotografias; em 2019 lança "refugos", livro de poemas publicado pela Editora Segundo Selo. Em 2016 fez residência artística no Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica ? BA), por meio do concurso literário para escritores baianos, organizado pela FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia). Em novembro de 2018 participou da 32ª Feria Internacional del Libro de Guadalajara, México, com o projeto "Afroliteratura baiana", através do edital de Mobilidade Artística e Cultural, da SecultBA (Secretaria de Cultura da Bahia). Em outubro de 2019 viajou a Luanda, para realizar o projeto de circulação "Lusofônicas - rede literária entre Bahia e Angola", também através do Edital de Mobilidade da SecultBA. 

 

FABIANA HAYASHI BONFIM NETO

 

FAGNER DOS SANTOS FERNANDES

http://lattes.cnpq.br/8415870969998533

 

Possui formação técnica na área de Tecnologia da Informção pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) (2009-2011). Participou do Grupo de Informática Aplicada (Gia) (2011-2012), no (IFBA) Campus de Santo Amaro, na área de Desenvolvimento Web. Atualmente é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atua como Técnico em Tecnologia da Informação na Instituição.

 

HELOISA DA SILVA FRANÇA

http://lattes.cnpq.br/2792843409890944

 

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Bacharela em Artes Visuais (UFRB). Natural de Feira de Santana. Cabeleireira especializada em Cabelos Afro, trancista, artista visual, fotógrafa, performer, designer gráfico. Na fotografia, tem experiência na área do fotojornalismo, no registro de eventos artísticos, shows, peças de teatro, eventos, seminários, festivais, fóruns e congressos. Produz peças gráficas para divulgação de eventos, identidade visual, logos e ilustração digital.

 

JUCILENE DOS SANTOS ALVES

 

KELVIN MARINHO DE JESUS

http://lattes.cnpq.br/4618293075958838

 

Artista visual, designer gráfico, ator, mediador cultural e bacharel em Artes Visuais pela UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), pela UFRB, no período de 2014/2015, com o plano de trabalho "A configuração do corpo no espaço físico e virtual através da Fotografia e Vídeo enquanto linguagens artísticas", sob orientação da Profa. Dra. Valécia Ribeiro. Desde 2012, desenvolve o projeto artístico-literário autoral "Transitoriedade", abordando as correlações entre corpo, memória, cidade e movimento, tomando o elemento água enquanto metáfora visual e sonora no processo de criação artística em performance, fotografia, videoarte e escrita, a partir do ato de caminhar como método criativo. Apresentou, em 2016, o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Transitoriedade: reflexões sobre corpo, cidade e (im)permanência", no qual discorre sobre o processo de criação artística desenvolvido ao longo da graduação em Artes Visuais (UFRB). Produziu animação 2D para o documentário ?Olho A?Dentro?, o qual fora desenvolvido pelo Coletivo Audiovisual GAIOLAS, e foi editor da vinheta do IV CachoeiraDoc, ambos em 2013. Atuou como mediador de produção cultural na ONG ?Casa de Carro ? Cultura, Arte e Educação? (Cachoeira-BA, 2013). Estagiou no Núcleo de Hipermídias da ASCOM-UFRB (2014). Atuou como mediador cultural na 3ª edição da Bienal da Bahia (2014). Integrou, enquanto assistente de produção e mediador cultural, a equipe do projeto "Exposição Audiophylia e Oficinas de Educação e Preservação Patrimonial" (Santo Amaro-BA, 2015). Participou de exposições coletivas, como a I Bienal do Sertão de Artes Visuais, em Feira de Santana-BA (2013); Salões de Artes Visuais da Bahia, em Camaçari-BA (2014); II Festival de Fotografia do Sertão, em Feira de Santana-BA (2015); Mostra Carta das Laranjeiras, Salvador-BA (2016) e Salões de Artes Visuais de Alagoinhas (2017). Em 2019, cursou como aluno especial o componente curricular "Documentos de Percurso: Registros e Reflexões em Processos Criativos nas Artes Visuais", ministrado pela profª Dra. Viga Gordilho, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Pós-graduando em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, pelo Centro Universitário Senac.

www.aguatexto.wordpress.com

www.vimeo.com/kelvinmarinho

 

LUCAS ALVES OLIVEIRA DA SILVA

http://lattes.cnpq.br/8344324344531134

 

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Foi integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP). Participou como pesquisador PIBIC, desenvolvendo uma pesquisa sobre a ressignificação de imagens na arte popular brasileira. Atuou no Projeto de Extensão Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte, que aconteceu no Colégio Estadual da Cachoeira, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Desenvolve trabalhos em arte-educação e em processos artísticos. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFBA), com uma pesquisa em andamento na linha de Processos Artísticos. Tem como principais áreas de interesse o desenho, a fotografia, vídeo e intervenção urbana.

 

NERIZE PORTELA MADUREIRA LEONCIO

http://lattes.cnpq.br/6614345594851645

 

Artista multimedia, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Reconcavo da Bahia, têm atuado de forma autônoma como artista e educadora, em projetos culturais e artísticos como o CineClube Eldorado, e realizado trabalhos como freelancer nas áreas do video, da fotografia e artes gráficas. Suas criações autorais mesclam as linguagens plásticas como a pintura, às linguagens do vídeo, instalação, fotografia, dança e performance. Já realizou exposição Individual e participou de Mostras Coletivas tendo sido premida na Bienal do Recôncavo em 2012, pelo Videoarte a Bailarina dos Trilhos em Co-autoria com Lilian Ventura. Atuou como cenógrafa em 2017 na Exposição Autópsia do Invertebrado, do artista Henrique braga, realizando o projeto de expografia e revitalização do Foyer do Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB. Atua como VJ onde seus trabalhos transitam frequentemente entre a dança, a cultura afrobrasileira e indígena. Atualmente mantém um canal onde compartilha produções audiovisuais pautadas pela prática "Artvista", feito em conjunto com comunidades e coletivos culturais, para discussão da ferramenta audiovisual como uma estratégia artística e contemporânea de resistência cultural e política. Atualmente faz pós-graduação em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares na UFSB, pesquisando as manifestações e saberes corporificados por meio da cultura negrodescendente e ameríndia. 

https://nerizeportela.wordpress.com/

https://www.behance.net/nerizeportela

Artvismo na Veia: https://www.youtube.com/channel/UCNGarUhdo2gCZ1OXwt9qsoQ

 

THAIS GOMES MACHADO

http://lattes.cnpq.br/9574960806540717

 

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.( 2017). É estudante de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais- PPGCS/UFRB. o Grupo de Pesquisa Corpo e Política da UFRB e compôe o Projeto de Pesquisa e Extensão" Brincadeira de Negão" na UFRB.

 

 

2017

 

ADENILDA DE ANDRADE ARGOLO

 

ANA LÍGIA DO LAGO BORGES

http://lattes.cnpq.br/4070551454284814

 

Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade (PPgDCI UEFS), desenvolve pesquisa sobre o Desenho sob a influência dos Ciclos Econômicos e Tecnológicos. Participa do Grupo de Pesquisa Desenho e Desenvolvimento Tecnológico (UEFS); Possui Especialização em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo (UFRN). Graduada em Artes Visuais (UFRB). Desenvolve trabalhos artísticos em Desenho, Pintura, Escultura e em Artemídia. Aprovada no Edital n° 01/2019 – Exame para Reconhecimento de Habilidades e Competências Técnicas e Artísticas, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA/UEFS), nas seguintes linguagens: Artes Visuais: Atestado n° 0245 na área de Artes para Criança; Atestado n° 0246 na área de Artesanato e Atestado n° 0247na área de Desenho. Como voluntariado atua na APAE/CEPRE, em Feira de Santana/BA, confeccionando brinquedos sensoriais, pintando órteses, entre outras atividades. Pintou o mural “Mãos e Pés em Fantasia”, iniciada no dia 10 de outubro em comemoração ao Dia das Crianças. O painel é composto pelo carimbo de mãos e os pés das crianças assistidas, dos pais, dos funcionários e voluntários , formando imagens de flores, animais entre outros elementos.

 

ANDRESSA SILVA COSTA

http://lattes.cnpq.br/5022612202967530

 

Andressa Costa graduada em Artes visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, participou como artista expositora da programação paralela do II festival Reconvexo latino América de projeções mapeadas, foi curadora da exposição Dona Dalva e sete memórias, realizou Vísceras, a primeira exposição interativa individual do Recôncavo baiano pelo Sesc Santo Antônio de Jesus. Recentemente participou como artista expositora no Brasilia Mapping Festival e do Festival de Videoarte "Festivau de Cannes" com a obra “A_lacuna” e faz parte das artistas selecionadas para compôr uma das exposições da Bienal Black Brazil Art 2019. Foi professora de Arte e tecnologia pelo programa Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia, em Capoeiruçu, Bahia. Compõe o atual cenário de produção de artemídia da Bahia, realizando intervenções urbanas com tecnologia digital. Produtora executiva dos projetos da Oxe produção cultural LTDA.  Pós-graduanda em Gestão de cultural: cultura, desenvolvimento e mercado. 

 

ANTONIO MARCOS DOS SANTOS SANTANA

http://lattes.cnpq.br/3822278214883763

 

Marcos Albertonny é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia ( UFBA), em andamento.  Desenvolve trabalhos de ensino aprendizagem, em oficinas, cursos, workshop, com linguagens artísticas voltada para  desenho, a pintura,  o grafite,  a fotografia. Atualmente trabalhar na Prefeitura de São Francisco do Conde, Bahia, lotado na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, como  Gerente de Promoção dos Direitos da População LGBT.

 

CARLOS ROBERTO DOS SANTOS PEREIRA

http://lattes.cnpq.br/9543467803697432

 

Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com experiência na área de dança, musica e teatro desenvolve pesquisa através da relação entre corpo, espaço e tecnologia, atuante no grupo de pesquisa Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital coordenado pela professora Valécia Ribeiro.

 

CARLOS HENRIQUE BRAGA OLIVEIRA

http://lattes.cnpq.br/6240796672946798

 

Plantomorpho é heterônimo de Henrique Braga, artista têxtil, bordadeiro, escultor, ilustrador e aquarelista, natural de Fortaleza- Ceará. É formado em artes visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Investiga afinidades entre arte e biologia, construindo relações simbólicas que evidenciam processos e estruturas vitais dos organismos por meio do desenho e do bordado. Sua obra perpassa ainda por temáticas como mito, memória, corpo e narrativas pessoais. Foi idealizador e curador da exposição ?Autópsia do invertebrado: Um Museu Para a Ciência do Imaginário? (Cachoeira-BA, 2017), projeto contemplado pelo edital setorial de artes visuais da SECULT-BA em 2016. Foi monitor assistente das disciplinas de gravura e escultura do curso de artes visuais da UFRB (2014-2015), e do projeto de extensão ?Ateliê de gravura? (2015). Realizou ilustrações para videoinstalação interativa da exposição ?Audiophylia" (Cachoeira- BA, 2013), além de assistência de produção e mediação cultural da mesma. Participou da oficina de produção cenográfica do longa-metragem baiano ?Café com Canela?, dirigido por Glenda Nicácio e Ari Rosa Duarte. Participou das exposições: ?I Salão de Arte em pequenos formatos do Mabri? (Britânia- GO, 2019); ?Imersões: Microuniversos em experimentos digitais? (Cachoeira-BA, 2015) e ?Linhas da Cidade? (Fortaleza-CE, 2019). Atualmente participa da temporada formativa do laboratório de artes visuais da Escola Porto Iracema das Artes, e integra o coletivo ?Carta-borda?, formado por artistas bordadeirxs do sudeste, nordeste e centro-oeste do Brasil e América latina

 

CLAUDIA DA SILVA PEREIRA

 

DANIELA SOUSA BARBOSA

 

DANIELE DOS SANTOS COSTA

 

ISIS SILVA SANTOS

 

JULIANA CARVALHO DE SOUSA

 

LAZARO LUIZ PINHEIRO SOUZA

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Idealizou e Coordenou na cidade de Maragogipe o Cineclube SuperOutro – Ano de 2012 e 2013; Participou dos seguintes eventos: Monitor no Seminário de Pesquisa em Artes, coordenado por Antônio Carlos Portela, promovido pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras – de 21 a 25 de janeiro de 2013; Ouvinte do Encontro de Artes Visuais , coordenado pela professora Ludmila da Silva Ribeiro de Britto – 22ª 25 de julho de 2014;  Visita Técnica Exposições Mestres da Gravura e 3ª Bienal da Bahia coordenado por Dilson Rodrigues Midlej – 14 de agosto de 2014; Ministrante da Oficina Laboratórios de Si: Corpo, Imagem e Light Painting, coordenada pela professora Ana Valécia Araújo ribeiro Brissot – 28 de março de 2015; Fotógrafo e Administrador de Conteúdos em Mídias sociais na I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste – 14 de Janeiro a 31 de março de 2016; Artista integrante da exposição “Andanças entre o Recôncavo e o Sertão” – 21 a 25 de agosto de 2017; Pesquisa em Artes Visuais com título “Entremarés” com orientação da Profa. Dra. Roseli Amado da Silva Garcia – 20 de setembro de 2017; Fotógrafo e Designer Gráfico na II Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste de 16 de julho a 21 de julho de 2018, Feira de Santana-BA; Idealizador, Coordenador Geral e Curador do Cineclube Documentário Também é filme! selecionado no edital Setorial de Audiovisual 2016 – Desenvolvimento e Difusão/ Suplentes 2017.

 

LISE ANNE GONÇALVES DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/4450400631921832

 

MARCOS BOMFIM BORGES

http://lattes.cnpq.br/1704124349723041

 

MARIANE DOS SANTOS DA HORA

 

PATRICK ALEXSANDER BASTOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/1050760000271061

 

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017) e mestrando em Comunicação: Mídia e Formatos Narrativos, pela mesma institução. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atua em seu processo criativo com linguagens diversas e tem como temas centrais: identidade, corpo e percepção. Possui experiência em expografia e curadoria, e pesquisa na área de processo artístico e as contribuições ligadas à arte de modo reflexivo. Na área de Comunicação possui pesquisa voltada para sensibilidade, presença, estética e novas tecnologias. No que se trata de referencial teórico, está voltado mais enfaticamente à Filosofia, Fenomenologia e Estética.

 

RAY MARLON SOARES DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/8687363307275878

 

Escritor cujo trabalho se concentra principalmente em literatura e educação. Utilizando a filosofia e a linguagem como engrenagens primordiais, encontra no diálogo entre estas duas vertentes uma artéria para uma intervenção direta para a construção social e cultural do indivíduo, que por sua vez é responsável pelo desenvolvimento da unidade a qual nós chamamos coletivamente de nação. Sempre almejando um desenvolvimento intelectual perene. Tem formação em Artes Visuais com Ênfase em Multimeios pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, onde escreveu o livro híbrido: Do Gravador Alemão: Vol.: 01: Prensa, junto ao qual também desenvolveu um projeto de disciplina intitulado 'Criação em Arte Sequencial' com o intuito de sistematizar a produção em arte sequencial na referida universidade, abrindo a possibilidade para a criação de grupos de pesquisa na área, bem como estreitar e fortalecer as relações entre a produção universitária e as instituições municipais. Como a Fundação Hansen-Bahia, instituição para a qual o livro foi escrito e onde seriam ministradas as aulas práticas da referida disciplina. Atualmente atua como escritor independente nas áreas de ficção e não-ficção, através dos quais estuda e aborda temas relacionados à filosofia, sociologia, história, política, pensamento político, democracia, liberdade e liberdade de pensamento, chauvinismo, igualdade social e de gênero, capitalismo, socialismo e análise de discurso político.

 

TAINÃ DA CONCEIÇÃO DE ARAUJO

 

TAÍS LIMA GONÇALVES AMORIM DA SILVA

http://lattes.cnpq.br/0623307663397955

 

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017). Atualmente é técnica de tecnologia da informação da Universidade Federal da Bahia, na Pró-Reitoria de Administração. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente no seguinte tema: educação e tecnologia.

 

VALMIR JOSÉ DAYUBBE DE AZEVEDO

 

VANESSA CALDAS DOS SANTOS

 

VINICIUS CONCEIÇÃO CASTRO

http://lattes.cnpq.br/1279866868729218

 

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Graduando em Publicidade e Propaganda (UFRB), Aluno Especial no Mestrado em Comunicação (UFRB) . Atua como Designer Gráfico, Fotógrafo, Produtor Cultural, Artista Visual e Curador.

 

 

2018

 

 

ALICE ANCHIETA FURBINO

http://lattes.cnpq.br/1111580229503626

 

Graduação em Artes Visuais com experiência em educação de adolescentes, jovens e adultos. Performance como linguagem visual

 

DANILO DA COSTA FREIRE

 

ERICA QUERINO

 

GIULIAN LIN MASCARENHAS SOUZA

 

JADSON SILVA DOS SANTOS

 

LORENA DA SILVA DANTAS

http://lattes.cnpq.br/6992328810448718

  

NATALIA SILVEIRA ISSA LINO

 

OLÍVIA MAIA BARCELLOS

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em produção teatral, dança, cinema e tradução. 

 

RAFAEL RAMOS MOITINHO

http://lattes.cnpq.br/7748283808396076

 

Mestrando do programa de Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Graduado em Artes Visuais pela UFRB, fluente em inglês, conhecimento em pacote Adobe de manipulação digital (Illustrator, Photoshop, Indesign) e em programas de video-mapeamento digital (Isadora, Resolume, Processing) com experiência na área de Planejamento e Produção Cultural, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: exposição, xilogravura, catalogo, arte interativa e arte digital. Desenvolve pesquisa em gênero e performances dissidentes, com foco em plataformas sociais digitais. Tem interesse em pesquisas e práticas com intersecções entre as áreas de Artes Visuais e Ciências Sociais por meio da artemídia.

 

RENAN FELIPE PEIXOTO DA SILVA BOZELLI

 

SIBELE SUDRE PEREIRA

 

VANEZA RITA SILVA MELO

http://lattes.cnpq.br/0049677508871099

 

Pesquisadora em artes visuais sobre as imagens produzidas por narrativas não lineares e orais. Os trabalhos desenvolvidos até o momento contemplam um estudo que trata do pensamento rizomático e foi iniciado no Bacharelado de Artes Visuais da UFRB. Tem experiência em Curadoria e escreve artigos sobre artes visuais. Possui também graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1995), tendo vasta experiência em coordenação de projetos de comunicação para entidades privadas e públicas.

 

 

2019

 

 

ANDERSON FERREIRA DOS ANJOS

 

CAMILA RIBEIRO MARQUES

 

DEBORA DOS ANJOS PEIXOTO

 

EDNEA DE JESUS CONCEICAO ROCHA

 

IGOR MARQUES FIGUEIREDO COSTA

 

JÉSSICA  CONCEIÇÃO DOS SANTOS

 

LEA DE VASCONCELOS DE SOUZA

 

MARCOS RONALDO OLIVEIRA DA MATTA

 

MAURICIO DE SOUZA BRAGA SANTOS

 

MIQUEIAS REZENDE DOS SANTOS

 

NADSON JOAO SANTOS DA SILVA

 

SILVIA DE SOUZA SANTOS

  

THAIS CHAGAS COSTA

 

VANDESSON DA SILVA ANDRADE

 

VANESSA MUNIZ CONCEIÇÃO SANTOS

Fim do conteúdo da página